2003-09-15 Pedrito na Feira de Tordesillas

Aqui pode comentar as actuações dos toureiros a pé, portugueses ou estrangeiros

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

2003-09-15 Pedrito na Feira de Tordesillas

#1 Mensagem por D__Sebastiao » segunda jul 28, 2003 1:14 pm

Pedrito enfrenta toiros da divisa portuguesa de Murteira Grave, de procedência Jandilla, ao lado dos matadores espanhóis Eugénio de Mora e Martin Quintana, no primeiro dia de feira, a 15 de Setembro do corrente ano.
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#2 Mensagem por D__Sebastiao » sexta set 26, 2003 1:43 pm

Pedrito esteve em bom plano, tendo obtido ovação no seu 1º toiro e cortado uma orelha no 2º.
Suerte Maestro!

jmgh
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: quinta set 25, 2003 12:33 am

Pedrito de portugal, coragem ou falta dela?!

#3 Mensagem por jmgh » sexta set 26, 2003 11:23 pm

Sendo 1 aficionado aos toiros e particularmente ao toureo apeado, o verdadeiro na minha opinião, considero que este aspecto da festa, tão pouco acarinhado no nosso país, vive de facto momentos difíceis (se é que porventura alguma vez foram felizes), dos quais 1 possível recuperação devera ser meramente utópica! Este portugalzinho das touradas nada tem de facto, que ver com a Espanha da aficcion e das corridas de toiros devido a inumeráveis aspectos que não iriam caber aqui nesta curta, singela mas esforçada opinião. Num país onde o toureo apeado nunca foi encarado como toureo, a aficion será, para não lhe chamar nada pior, sofrível. Com efeito, salvo raríssimas excepções, é demasiado raro encontrar numa praça de toiros quem entenda a beleza estética de uma boa faena apeada por parte de um matador de toiros a um quadrúpede desta espécie. Não se touream cá toiros na verdadeira acepção da palavra, os animais cornupetas que cá se lidam tendem a não passar de novilhotes (para não os apelidar de nada mais ofensivo) que não servem a nenhum dos interessados: público, matador e ganadero; não contentes com tal, os matadores, sim, porque é a estes que esta situação de facto interessa, ainda se tornam os grandes responsáveis pelo afeitamento das armas dos "bichos" (hastes) o qual é absolutamente gritante em qualquer corrida apeada no nosso país.
Entrando agora pelo tema que me levou a passar esta opinião a escrito, mais grave considero ainda o facto do nosso principal matador (e digo principal por ser o que mais se tem destacado nos últimos tempos, apesar de nem sempre pelas melhores razões) se negar a competir com os seus pares, ou seja, a desejar apenas pactuar com corridas mistas (cavaleiro+matador), nas quais não existe qualquer tipo de competição. Pedrito sempre agiu como 1 "menino mimado" que sujeitou o país a 1 falta de respeito durante bastante tempo ao, escudando-se na impossibilidade dos toiros serem devidamente picados, se recusar a actuar no nosso país. Mais, Pedrito recusou-se ate a este ano de partilhar cartel com 1 dos nossos (únicos) matadores capazes de lhe dar alguma luta em termos artísticos (a possível), o José Luís Gonçalves, para passar a ser tristemente apelidado de o "torero das tias". Tudo isto até não estaria muito mal se Pedrito actuasse regularmente e triunfasse onde se faz carreira no toreo apeado, ou seja, em España! Mas nem isso, as actuações de Pedrito na pátria de "nuestros hermanos" contam-se pelos dedos das mãos (uma só) e já há algum tempo que são realizadas em praças menores, as chamadas "plazas de pueblo"; eis que Pedrito se vira então para a América Latina, Venezuela essencialmente, de onde surgem noticias de êxitos retumbantes (?) mas os quais não chegam a ter qualquer dimensão em terras ibéricas. Longe vão os tempos da Maestranza Alexandre Pedro...
Em resumo, temos então o nosso principal matador resumido a algumas corridas em Portugal nas quais participa porque é apoderado por um senhor muito importante (para o nosso panorama) que lhe permite estatuir as mais variadas exigências aos nossos já de si pouco aficionados empresários (salvo raras excepções), a actuar em pouquíssimas corridas em Espanha pela mão de 1 torero retirado de alguma importância e depois o centrar da sua carreira longe de onde poderia ter êxitos sonantes. E é deste modo que surge o acontecimento mais relevante que a carreira de Pedrito de Portugal tem nos últimos tempos: a morte à espada de 1 toiro de Conde Cabral na Feira da Moita.
Mesmo para o nosso país, torna-se verdadeiramente triste que 1 torero apenas seja conhecido pelo facto de ter actuado contra a lei e de por isso ter sido condenado ao pagamento de 1 sanção pecuniária relativamente elevada. Após a feira da Moita onde tal facto teve lugar temos depois (este presente ano) de novo Pedrito, de novo numa corrida mista a protagonizar 1 verdadeiro espectáculo de circo (trágico-cómico) que envolve supostas lágrimas e tudo, em que o público grita "matalo" e pedrito empunha o estoque para tal (confesso que a minha já de si pouca admiração para com Pedrito ficou de facto por baixo) mas sem porem voltar a concretizar tal situação (felizmente digo eu). Se cada vez que nesta terra 1 matador agisse como Pedrito agiu na feira da Moita o ano passado a srª Ministra das Finanças teria razão para dar graças pelo facto de haver "corridas" em Portugal, dado em todas no fim das lides todo o publico gritar "matalo" ou então "mata o boi". Mas enfim, de tempos a tempos temos 1 verdadeiro artista que protagoniza 1 situação de sorte suprema nas nossas arenas. Pedrito não é nem original, nem tão pouco 1 bom actor, limita-se apenas a agir segundo os parâmetros de 1 falta de aficcion que cada vez mais grassa entre os nossos supostos "aficcionados"! É mesmo meu crer que o maior entusiasta de Pedrito no nosso meio tauromáquico será o senhor ganadero da ganaderia de Conde Cabral, dado Pedrito, tal como Moura já nos habituou fazer com outras ganaderias, exigir sempre a presença dos seus astados nas suas lides.
Desde que me conheço como "tentativa de bom aficcionado" que ouço que os bons toreros vêm-se nos toros menos bons ou mais difíceis de torear. Em Portugal não, temos o caso do João Moura, que esta numa posição em que o seu passado lhe permite exigir exigências (perdoe-se-me o pleasmo) que sempre lhe são satisfeitas e depois temos o Pedrito que actua como se estivesse num mesmo patamar. Risível no mínimo... Cada vez que penso em Pedrito penso também que graças a Deus que España é já aqui ao lado!

E chega de criticas a quem nem tão pouco mas merece....

Que Dios reparta suerte
João Honrado

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#4 Mensagem por D__Sebastiao » segunda set 29, 2003 12:37 am

É com agrado que vejo mais um elemento registado neste fórum a participar - nomeadamente na secção do toureio apeado.

Começo por congratular-me com as primeiras palavras que li,
jmgh Escreveu:Sendo 1 aficionado aos toiros e particularmente ao toureo apeado, o verdadeiro na minha opinião
Partilho desta opinião, e julgo ser esta frase o mote de partida para algumas extrapolações e reflexões que se devem efectuar a este respeito.
Nos dias de hoje - em meu entender - um aficionado do toureio apeado que viva em Portugal, vive sequestrado e condenado a ter que fazer milhares de Km/ano a caminho do país vizinho para alimentar o seu gosto, o gosto de ser aficionado.
Sequestrado porquê?
Pela incompetência , pelo mau gosto, e mais grave que tudo, pela inércia dos auto-denominados entendidos do mundo tauromáquico.
A minha visão do toureio apeado em Portugal é uma visão céptica, tão céptica que já não deixa quase espaço para a ilusão de outros tempos de glória. O toureio apeado em Portugal já morreu há muito tempo, podem continuar a efectuar corridas mistas, podem chamar cá algumas figuras para tourearem uma ou até duas vezes por temporada, mas a verdade é sempre a mesma, o toureio apeado em Portugal é uma farsa, e irá continuar a ser por muito que isso custe...
O melhor que se pode fazer e o melhor contributo a dar ao toureio apeado é apenas um, é as pessoas deixarem de tapar o sol com a peneira e assumirem os factos reais. É assumir que sem a sorte suprema é impensável ter toureio apeado digno desse nome - já para não referir outros aspectos como a sorte de varas e toda a orgânica da própria fiesta. Do meu ponto de vista só haverá um caminho para ressuscitar o toureio apeado em Portugal, é devolver a dignidade do mesmo aos aficionados Portugueses, e para tal o caminho é árduo mas a ilusão é sempre a última a morrer e pode ser que um dia as pessoas se apercebam disso.
É claro que nem todos são assim tão distraídos para não conseguirem chegar a estas conclusões, o que se passa é que há muito boa gente a quem não interessa que se devolva a dignidade ao toureio apeado, mas tenham calma, há espaço para todos, e no final a qualidade é como o azeite, vem sempre ao de cima.
Sobre o toureio a cavalo em Portugal também teria muito a dizer e nomeadamente a criticar, mas ficará para outra oportunidade e na secção respectiva do fórum.
Para não me alongar muito mais vou apenas argumentar em relação a alguns aspectos e criticas que foram feitas pelo caríssimo jmgh em relação a um torero Lusitano.
jmgh Escreveu:Pedrito sempre agiu como 1 "menino mimado" que sujeitou o país a 1 falta de respeito durante bastante tempo ao, escudando-se na impossibilidade dos toiros serem devidamente picados, se recusar a actuar no nosso pais.
Estou em perfeito desacordo. O Alexandre Pedro tem todo o direito e legitimidade em bater-se pela sorte de varas no nosso país, aliás era o que outros colegas de profissão dele deviam fazer, mas outros interesses se levantam...
A sorte de varas em Portugal já foi uma realidade, hoje em dia não o é, e enquanto não voltar a ser implantada nunca se terá um toureio apeado que os aficionados merecem. Em termos técnicos a sorte de varas é indispensável, evitando que os toiros levantem em demasia a cabeça possibilitando assim uma investida do toiro - humilhando - sendo drasticamente diferente a possibilidade de entrar a matar como todo o desenrolar do último tércio. Estes são apenas alguns aspectos, outros poderão ser aprofundados caso se tenha interesse nisso.
Continuando,
jmgh Escreveu:Pedrito recusou-se ate a este ano de partilhar cartel com 1 dos nossos (únicos) matadores capazes de lhe dar alguma luta em termos artísticos (a possível), o José Luís Gonçalves, para passar a ser tristemente apelidado de o "torero das tias"
O que é ser torero das tias? Acho que alguém anda a ver muito corazons corazons será o Jesulín de Ubrique ou o Rivera Ordóñez também toreros de tias? Enfim...
Em relação ao J.L. Gonçalves, querer comparar este denominado matador de toiros com o Alexandre Pedro é querer comparar o incomparável, os currículus de cada um falam por si...
Mas já que se fala em J.L.Gonçalves tenho que dizer que se há homem que não nasceu para ser matador de toiros, então um deles é este senhor. - Mas esta é somente a minha opinião -

Continuando,
jmgh Escreveu:as actuações de Pedrito na pátria de "nuestros hermanos" contam-se pelos dedos das mãos (uma só)
Vou tentar não me alongar muito em termos de considerações de ordem cronológica mas julgo ser obrigação minha repor a verdade dos factos.
Como todos sabemos o Alexandre Pedro foi dos mais promissores Novilheiros Lusos contemporâneos e como matador a historia fala por si mesma, vejamos só algumas temporadas:
Após dois anos passados em relação à sua alternativa, Pedrito realizou 34 corridas em Espanha tendo cortado 35 orelhas, ainda nessa temporada realizou uma faena histórica na monumental da cidade do México cortando 4 orelhas e levando os aficionados mexicanos ao delírio. Na temporada de 1999 realizou 25 corridas em Espanha tendo cortado 30 orelhas e um rabo. Mais recentemente tem actuado em Portugal - nas condições que sabemos - e obtido diversos êxitos, alguns descritos inclusive neste fórum - . Estes foram apenas alguns exemplos do vasto curriculum do Alexandre Pedro, se for caso disso apresentar-se-ão outras referências.
Continuando ainda,
jmgh Escreveu:Se cada vez que nesta terra 1 matador agisse como Pedrito agiu na feira da Moita o ano passado a srº Ministra das Finanças teria razão para dar graças pelo facto de haver "corridas" em Portugal,
Nessa noite houve um toureiro que restituiu a dignidade ao toureio apeado em Portugal e mais concretamente na Moita e só tem que ser enaltecido por tal acto. Quanto aos problemas pecuniários que tal acto acarretou nunca ouvi o Pedrito a pedir dinheiro a ninguém, por isso não se preocupem com dinheiros de outrém. É pena mais uma vez constatar na altura alguns colegas de profissão de Pedrito a criticarem o acto e a apelida-lo como um acto de marketing. Assim vai a classe dos matadores de toiros em Portugal .... dominada pela inveja...
Em vez de criticarem o Alexandre Pedro deviam era ser medianos bandarilheiros em vez de continuarem a ser medíocres matadores de toiros.

Por ora julgo que já me alonguei em demasia. Foi apenas a opinião de alguém que se interessa pela arte e emoção do toureio apeado.
A troca de argumentos é sempre de salutar e a festa só tem a ganhar com isso...
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#5 Mensagem por D__Sebastiao » quinta out 30, 2003 10:48 am

O matador de toiros português Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”, fará a sua temporada 2004 em território mexicano, deixando de lado o continente europeu. A sua equipa será guarnecida pelos empresários Joaquín Guerra e Juan Arturo Torreslanda que tem no seu leque de apoderamentos o rejoneador espanhol Pablo Hermozo de Mendoza.
Noticia 6Toros6
Suerte Maestro!

Camara Gonçalves
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: sábado set 26, 2009 2:23 am

Re: Pedrito na Feira de Tordesillas

#6 Mensagem por Camara Gonçalves » sexta nov 13, 2009 10:09 pm

Os anti Pedrito já cansam. O que vale é que o publico está-se nas tintas e vai enchendo as praças em que aquele príncipe das arenas toureia. O resto são cantigas.

Camara Gonçalves
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: sábado set 26, 2009 2:23 am

Re: 2003-09-15 Pedrito na Feira de Tordesillas

#7 Mensagem por Camara Gonçalves » segunda out 11, 2010 3:01 am

2010 que é feito do Pedrito? Toureou uma única vez nos Açores. Alguém sabe por anda este príncipe das arenas?

Responder