Pedrito condenado em 20.000 contos

Aqui pode comentar as actuações dos toureiros a pé, portugueses ou estrangeiros

Moderador: ForumTouradas.com

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

Pedrito condenado em 20.000 contos

#1 Mensagem por D__Sebastiao » sábado jul 12, 2003 5:18 am

Vinte mil contos foi a coima mantida pela Juiz Sandra Conceição quando hoje, cerca das 15 horas, no Tribunal da Moita, proferiu a sentença por o matador de toiros português Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal” ter morto um toiro da divisa dos Herdeiros de Conde Cabral, na Feira de Setembro/2001, na arena da Daniel Nascimento, na Moita.

“A Juiz frisou bem que era a coima mínima que poderia aplicar” disse ao “toirosecavalos” o apoderado Fernando Camacho que continuou a dizer “vamos recorrer para o Tribunal Constitucional, onde o defensor do Pedro, o causídico Varela de Matos espera alcançar um bom resultado e assim fazer-se legislação que nos dá grandes alegrias”.

Por outro lado e depois de escutar, serenamente a leitura da sentença Alexandre Pedro foi interpelado por um jornalista que lhe colocou a questão de se amanhã (sábado), ao actuar na Corrida TV, na mesma arena da Moita, iria matar algum dos toiros que vai lidar, o diestro limitou-se a dizer que “há perguntas que se não fazem e respostas que se não dão”.
(noticia toiros e cavalos)

É de frisar que o Juiz apenas aplicou a Lei que é perfeitamente absurda!
Quando é que vamos poder ver a sorte suprema em terras lusas como um acto legal?
Bem hajas Alexandre Pedro, estou contigo! Olé
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#2 Mensagem por Kabulas » sábado jul 12, 2003 12:24 pm

Acho que não faz parte da tradição portuguesa a morte do toiro na arena, e isso deve ser mantido. No entanto, não ponho de parte, a criação de algumas corridas por ano com a sorte supremaisto é só a minha opinião :)
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Avatar do Utilizador
PortugaL
Picador
Mensagens: 59
Registado: quarta jun 04, 2003 7:12 pm
Localização: Elvas
Contacto:

#3 Mensagem por PortugaL » domingo jul 13, 2003 12:50 am

Mais uma noite espectacular na Moita, este toiro só não morreu na arena por não ter categoria !! Pedrito chora quando o público pede para matar o toiro mas talvez por não ser da categoria do toiro que matou a uns anos na moita, decidiu não voltar a fazê-lo!!!

Quem não ficou sensibilizado com o Pedrito a chorar quando todo o publico lhe gritava "MATA-LO"?
A vida é uma luta e quem desiste de lutar é indigno de viver !!
SOLT? GATO !!

FahrenheitT
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: terça jun 10, 2003 1:55 am
Localização: Olivença
Contacto:

#4 Mensagem por FahrenheitT » domingo jul 13, 2003 1:20 am

Mas fez ele muito bem não o ter morto. Infelizmente temos esta lei , e ele não poderia enfrentar novamente os tribunais, desta vez iria levar mais que 20 mil..
Força Pedrito!

" Miando pouco, arranho sempre, não temendo nunca. "

Avatar do Utilizador
PortugaL
Picador
Mensagens: 59
Registado: quarta jun 04, 2003 7:12 pm
Localização: Elvas
Contacto:

#5 Mensagem por PortugaL » domingo jul 13, 2003 1:23 am

Pois seria muito difícil !! Epah mas vi o pedrito com vontade, não cheguei a perceber as palavras do apoderado dele quando o filmaram nesse momento, não entendi se lhe estava a dizer para matar ou não !!
A vida é uma luta e quem desiste de lutar é indigno de viver !!
SOLT? GATO !!

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#6 Mensagem por Kabulas » domingo jul 13, 2003 1:25 am

Pelo o que eu percebi, estava a dizer para não o matar.
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

ispiana
Praticante
Mensagens: 15
Registado: sábado jun 21, 2003 3:44 am
Localização: Elvas

#7 Mensagem por ispiana » segunda jul 14, 2003 2:42 pm

Pois é eu confesso que nunca fui grande fã do Pedrito :? Mas depois de acompanhar as suas lides na corrida da TV e de me aperceber da forma como viveu a ultima faena e o facto de não poder matar no seu próprio pais tendo que se deslocar a espanha para o fazer, comoveu-me ao ponto de quando ele chorou fazer-me chorar com ele.. coisa que ainda muito poucas vezes me aconteceu ao ver uma corrida.. Acho que o Pedrito conseguiu subir um bocadinho na minha consideração porque aquele que dizem ser o "toureiro das tias", ou aquele que "não tem coração para tourear", provou assim mais uma vez o seu valor e o grande sentimento e aficion que o move... :D

Força Pedrito estamos contigo... :wink:
ispiana

"Se não deres informação às pessoas... Não te preocupes porque elas inventarão algo para preencher essa lacuna.."

padilho
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: domingo jun 08, 2003 6:39 pm
Localização: "Moita Do Ribatejo"
Contacto:

#8 Mensagem por padilho » segunda jul 14, 2003 4:33 pm

Grande Pedrito!!
Ele só não matou o toiro porque havia muita coisa por detraz daquela corrida, em que seria 1 puro escândalo para o país em que estamos! De uma coisa tenho eu a certeza,"Pedrito" é bastante humilde e 1 grande toreiro, viu-se quando ele chorou no ultimo toiro. E também tenho quase a certeza a 100% de que ele em Setembro matará 1 toiro na Moita!!!! :P

Patrícia
Banderilheiro
Mensagens: 36
Registado: domingo jun 08, 2003 12:31 am
Localização: Lisboa

#9 Mensagem por Patrícia » quarta jul 16, 2003 11:16 pm

Penso que ele fez bem em não o matar, iria ser ainda mais penalizado.
Mas deve ter sido muito complicado para ele, já viram o que é milhares de pessoas a gritarem "mata" e ele não o poder fazer :?:
A festa depende dos aficcionados e é pena não lhes poder ser feita a vontade, mas lei é lei, o que podemos fazer? :cry:
Patrícia Costa

Avatar do Utilizador
Rhita
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: domingo jul 13, 2003 10:03 pm

#10 Mensagem por Rhita » quinta jul 17, 2003 3:21 am

Tens toda a razão Patrícia :shock: foi mesmo comovente ver o pedrito em tanta indecisão..
Eu fui ver a corrida, não sei se algum de vocês foi, mas muita gente pedia-lhe que não matasse... não imaginam os arrepios que senti naquela altura, pareceu silêncio total com um eco ao fundo "mata"..
Bolas, foi uma corrida espectacular!
Mas acho que muita gente deu os parabéns ao Pedrito por não ter morto aquele toiro... melhores dias virão!

Patrícia
Banderilheiro
Mensagens: 36
Registado: domingo jun 08, 2003 12:31 am
Localização: Lisboa

#11 Mensagem por Patrícia » quinta jul 17, 2003 9:19 am

Infelizmente eu não fui à corrida :? , e tenho imensa pena, pois foi uma corrida com grandes emoções...
E como tu dizes, virão dias melhores... :)
Patrícia Costa

Avatar do Utilizador
PortugaL
Picador
Mensagens: 59
Registado: quarta jun 04, 2003 7:12 pm
Localização: Elvas
Contacto:

Linhas d'Elvas (ler com atenção...)

#12 Mensagem por PortugaL » quinta set 11, 2003 4:07 am

Li, com interesse e atenção, o douto artigo do jurista Dr. Alexandre Imperial, curiosamente "vizinho" do meu último escrito, publicado na edição do "Linhas" com data de 23 de Agosto de 2003. Não me surpreenderam nem as conclusões, nem os propósitos da sua argumentação (bem evidentes estas últimas) não só porque também tenho "juristas" em casa, e na minha descendência é de quem tenho ouvido juízes idênticos para situações semelhantes, muito embora fora da área tauromáquica é mas também porque, na minha idade, e com a minha experiência de vida, já me acostumei a perceber que há sempre duas interpretações para a mesma Lei, e por isso mesmo há sempre, nos Tribunais, uma defesa e uma acusação. Acontecendo que ora ganha uma, ora ganha outra, o que não quer dizer (como a prática já provou mil vezes), que a parte ganhadora seja a legítima dona da razão.
Posto isto começo por dizer que já não tenho idade, e nunca tive feitio, para alimentar polémicas, pelo que esta minha "intervenção", em causa para a qual não tenho procuração do visado (o matador Pedrito de Portugal, que conheço muito superficialmente), respondendo, indirectamente, a uma pessoa que, sendo técnica da matéria jurídica, muito respeito, e pertence à geração dos meus netos, tem, como intenção, a tentativa de "esclarecer". Esclarecer os que porventura me lêem, e também leram o "parecer" do Dr. Alexandre Imperial, esclarecer este último, sobre alguns pontos menos "claros" da sua anotação, e esclarecer os que, por curiosidade, acompanharam o tema já que é esse o propósito do espaço que semanalmente preenche neste jornal. E como parece que o que está em causa, em toda esta "novela" da morte do toiro, na arena da Moita, não é o acto em si, mas apenas a "comparação entre o valor que Pedrito tem que pagar, e o valor médio fixado pelos tribunais para os casos de homicídio", na interpretação obviamente aceite pelo Dr. Imperial daquilo que, errada e insuficientemente, terá sido expresso "pelos senhores" cuja intenção seria angariarem público para essa "festa de morte", numa avaliação não menos apressada e incorrecta do Dr. Imperial. E é exactamente isso que vou tentar esclarecer, certo de que será difícil convencer os "anti-taurinos" das minhas razões, e que qualquer confronto de ideias com os mesmos (entre os quais presumo se situa o Dr. Imperial) resultaria numa discussão académica, inútil e interminável. Começarei por esclarecer que não apoiei (nem apoiarei) que se matem toiros nos lugares que não estão preparados para o efeito, tal como acontece com a maioria dos lugares e praças de toiros em Portugal. É óbvio que todos os chamados "jogos com toiros" é princípio e fim das corridas dos nossos dias já tiveram como propósito o exercício físico e a morte do animal para consumo de bem inestimável que é a sua carne. Isto dito de uma forma "grosseira" pode assustar, mas, por exemplo, "a capea" de Barrancos (hoje transformada, mediática e politicamente, em algo de diferente, por força da Lei) e o que acontece em mais alguns lugares do País real, são provas evidentes de que, por detrás da tal "festa de morte" (que desagrada ao Dr. Imperial e a todos os anti-taurinos) há um fundamento atvico-religioso-pagão a justificar a tal "tradição" que lhes custa aceitar. Que é uma realidade, e se mantém viva, mesmo na chamada "Tourada à Portuguesa" à que muito respeito e pela qual nutro igual paixão mas que não passa de uma "adaptação", ditada por razões de ordem histórico-política, perfeitamente diferenciada da sua génese.
Contra o que os tais "senhores" se insurgiram, na comparação (possivelmente mal formulada), e na interpretação (em meu entender mal "situada") do Dr. Imperial, foi contra o facto de passarem impunes, ou sujeitos a "multas" e/ou "coimas" (para os leigos as suas diferenças são iludíveis) os inúmeros homicídios da estrada, da incúria social, e de tantas outras causas, a diário anunciadas, nas pessoas de crianças ou idosos indefesos, a cargo de bêbados, drogados e outros do mundo moderno (e ultracivilizado) que se ofende e horroriza com a morte de um toiro na arena, mas pouca importância dá a esses "fait divers" que afinal também passam pelos Tribunais e são julgados de acordo com a Lei.
Sabemos todos que o juiz (ou juíza) que julgou o caso Pedrito agiu de acordo com a Lei e talvez tenha optado pela "coima" mais baixa, atendendo às circunstâncias atenuantes invocadas pela defesa, e que todos conhecemos. Mas também sabemos que a Lei que proíbe que um "matador de toiros" (profissão legalmente aceite em Portugal) está obviamente em contradição "desactualizada" e, portanto, fora do contexto real. E assim sendo, caberá perguntar que diferenças haverá entre o veredicto de "ilegalidade" ou "crime". E se a opção jurídica, assumida na Moita (e "aprovada" pelo Dr. Imperial e pelos anti-taurinos) seria a mesma em todos os casos a julgar, independentemente da posição pessoal e "sentimental" do julgador perante a morte de um toiro bravo na arena?
Pessoalmente, e com a experiência que me vem da velhice, duvido. Como duvido que o Pedrito de Portugal, na posição em que está (refiro-me, infelizmente, à sua carreira como toureiro profissional) passa algum dia, mesmo que Deus lhe conserve a saúde e o duende dispor de meios ou bens para responder pelos 100.000 euros que custa a morte de um toiro bravo numa arena portuguesa. Não lhe restando, se calhar, outro remédio que aceitar outro "castigo" (quem sabe se até a prisão?) enquanto os muitos homicidas (da tal comparação) andam por aí à solta!
Mas este é o País que temos...
A vida é uma luta e quem desiste de lutar é indigno de viver !!
SOLT? GATO !!

Avatar do Utilizador
|miura|
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça set 16, 2003 12:33 am
Localização: Fronteira-Alto Alentejo/Portugal

#13 Mensagem por |miura| » terça set 23, 2003 8:50 pm

Bem, na minha opinião, antes de toureiro ele é um cidadão como outro qualquer, e como tal tem que cumprir as leis, eu acho que a coima foi suficiente para que ele não volte a fazer o mesmo! Na minha opinião acho que em Portugal não há condições para que possamos ter toiros de morte, no entanto acho que se deveriam criar pois torna-se um bem necessário a todos aqueles que lidam directamente com o toiro na arena, mas não um bem necessário para os ganaderos que infelizmente chegam a correr toiros 2 vezes por época........ :oops:
Eu estou aqui, para sevir naquilo que posso este fórum, espero que a minha participação seja coerente na demostração dos meus conhecimento para quem gosta da festa brava, e para quem quer saber algo mais. Obrigado

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#14 Mensagem por D__Sebastiao » sexta set 26, 2003 1:19 pm

VENEZUELA - mais um triunfo -

O diestro Português cortou três orelhas saindo em ombros pela porta grande na primeira corrida de toiros da feria venezuelana Nuestra Señora de Regla. Pedrito alternou com o equatoriano Guillermo Albán, e o venezuelano César Vanegas, ficando estes dois últimos pelos aplausos não tendo cortado nenhuma orelha.

Pedrito continua a espalhar a sua arte.
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

Homenageado Pedrito no crato!

#15 Mensagem por D__Sebastiao » terça nov 04, 2003 2:41 pm

O matador de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal” foi um dos triunfadores do cartel, na companhia da professora Ana Maria Semedo, professor Marco António Gomes e o aficcionada Engª. Mata Caceres, quando no passado dia 28 proferiu uma conferência na E.B.I. do Crato.

Quando da chegada do diestro foi tocado o passodoble Manuel dos Santos por uma banda composta por músicos da escola.

Com uma plateia de mais de 300 pessoas Pedrito entusiasmou a assistência ao falar do seu percurso pessoal e profissional. Exibiu um vídeo de uma actuação em Caceres, o que foi muito aplaudido pelo público presente.

De assinalar a presença de vultos do meio taurino como o matador Armando Soares, os cavaleiros Marco José e João Carlos Folgado e bem assim o popular embolador José Paulo.

A “festa” terminou com uma sessão de autógrafos de Pedrito, ocasião em que lhe foram ofertadas várias lembranças, algumas delas feitas pelos alunos da Escola e outras da Câmara Municipal do Crato que assim se associou ao evento.
Suerte Maestro!

Responder