Falta de vergonha de Rui Bento

Aqui pode comentar acerca de todas as ganadarias de touros bravos

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Espetaferros
Praticante
Mensagens: 20
Registado: terça set 15, 2009 1:44 am

Falta de vergonha de Rui Bento

#1 Mensagem por Espetaferros » segunda nov 09, 2009 3:25 pm

Hoje li num site a seguinte notícia:
Campo Pequeno pondera lidar 2 ou 3 curros de Espanha em 2010

Na temporada de 2009, devido à crise mundial que afectou sobremaneira o país vizinho, realizaram-se em Espanha menos cerca de 400 corridas o que em números redondos resulta no excedente de 2400 toiros.
(...)
Neste sentido, em entrevista que publicaremos na integra nos próximos dias, perguntámos a Rui Bento Vasques se a existência de uma enorme oferta de toiros espanhóis, logicamente a baixo preço, iria influenciar a escolha dos curros a lidar em Lisboa em 2010.
A esta pergunta Rui Bento responde, em primeira instância da seguinte forma:
o Campo Pequeno vai manter a direcção que tem tido até agora e não vai fazer a temporada em função dos toiros que possam vir mais baratos de Espanha até por uma questão de ética
Bem "esmiuçado" o que Rui Bento diz é que o Campo Pequeno não compra toiros em função de serem mais baratos, nem com critério "oportunista".

O problema vem depois, quando Rui Bento alarga o seu comentário:
não quer dizer que não venham duas ou três corridas de Espanha pois a perspectiva empresarial do Campo Pequeno está sempre presente.
Tenho para mim que "critério empresarial" trata justamente de maximizar investimentos, focando-se na parte financeira e no aproveitamento de oportunidades. Exactamente o contrário do afirmado anteriormente.
Rui Bento, tenta iludir todos os aficionados dando, claramente uma no "cravo e outra ferradura".
Além de ser uma vergonha este "gingar de palavras" é uma vergonha ainda maior que Rui Bento ponha em hipótese da compra de curros espanhóis por mero "oportunismo".
Sou a favor da compra de curros estrangeiros, sempre que estes apresentem um acréscimo de qualidade ou tragam algo de diferente. Por isso aplaudi a corrida "Conde de la Corte" (embora não tenha resultado num grande espectáculo). Miura, Victorino, Pablo Romero, Conde de la Corte e etc. são bem vindas às nossas praças, mas estas ganaderias, duvido que estejam no lote de ganaderias que têm toiros de sobra.
Esta postura de Rui Bento é duplamente grave:
Uma, e mais evidente, a contratação de ganaderia para a primeira praça do país com critérios "economicistas" e não de qualidade. A segunda, o desprezo e desrespeito que representa para com ganaderias e ganaderos portugueses.
Os ganaderos portugueses, salvo raras excepções, "vivem mal". Muitas ganaderias são levadas unicamente por paixão, perdendo dinheiro todos os anos. Ora, o Campo Pequeno devia ser a primeira praça a ajudar os ganaderos portugueses, e não "desprezá-los" deixando corridas portuguesas no campo, para trazer ganaderias espanholas mais baratas. É uma vergonha que Rui Bento sequer considere a hipótese.
Rui Bento, se quiser trazer ganaderias espanholas que traga, mas ganaderias de real qualidade e NUNCA mais que uma ou duas por temporada.
Com uma postura destas Rui Bento causa às ganaderias portuguesas, à praça que administra e consequentemente à nossa tauromaquia, um prejuízo maior que qualquer acção de "antis".
Rui Bento, tenha vergonha!
De caras e ao estribo!

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#2 Mensagem por DCP » segunda nov 09, 2009 4:24 pm

Concordo integralmente.
"Não há grandeza onde não há verdade"

Camara Gonçalves
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: sábado set 26, 2009 2:23 am

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#3 Mensagem por Camara Gonçalves » quarta nov 11, 2009 2:40 am

Não é isto a globalização? Se forem de boas ganadarias com qualidade peso e preço qual o problema? Será que os críticos desta situação quando vão ao supermercado também andam à procura da fruta nacional mesmo que seja mais cara? E quando compram pó-pós também compram os que são produzidos na Auto Europa ou compram outras marcas que vêm de fora? Então?

Espetaferros
Praticante
Mensagens: 20
Registado: terça set 15, 2009 1:44 am

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#4 Mensagem por Espetaferros » quarta nov 11, 2009 3:32 pm

Ho Câmara Gonçalves... você é um ATRASADO MENTAL!
Não tenho outra forma de o descrever...

Primeiro ponto: eu disse que SIM a boas ganaderias. Ou não leu o que escrevi??

Segundo ponto: critiquei a compra de toiros na PRIMEIRA praça do país em função do oportunismo e não da qualidade. Também não o pode fazer com ganaderias portuguesas.

Terceiro ponto: Não compare coisas incomparáveis. O mercado dos toiros age de forma muito diferente dos restantes mercados. Por alguma razão 90% dos toiros espanhóis lidam-se em Espanha, franceses, em França e portugueses em Portugal. Quantas corridas por ano vê de toiros portugueses em Espanha? E sabe porquê? Porque os espanhóis defendem-se. E nós também nos defendemos. Mas não podemos baixar "barreiras" porque senão haverá uma invasão de toiros espanhóis a baixo preço e acabarse-ão as ganaderias portuguesas.
Mais, como eu disse, os toiros é mais uma paixão que um negócio. Por isso faz sentido que se mantenha a defesa "do que e nosso" e que não se compare com sectores industriais que não representam qualquer tipo de tradição ou paixão.

Com posturas como a sua só se conseguirão três coisas: primeira, que os empresários ganhem mais dinheiro (nada tenho em contra, desde que com métodos correctos); segunda, que a qualidade das corridas baixe (não pense que há toiros espanhóis, de qualidade, a baixo preço...é só informar-se); terceira, que se extingam as ganaderias portuguesas, esmagadas por uma industria de toiros gigantesca com é a espanhola.

É isto que pretende com a sua "globalização"? Pense antes de falar... nós agradecíamos...
De caras e ao estribo!

Redondo
Aficionado
Mensagens: 7
Registado: sexta nov 06, 2009 12:20 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#5 Mensagem por Redondo » quarta nov 11, 2009 3:45 pm

Vamos com calma espetaferros, o homem leu mal.
Bom, tudo o que se diz no seu comentário, tem o meu agrado, mas sabemos que o Rui faz o que quer e bem lhe apetece, sublinho tudo o que diz, muito bem espeta ferros.
Ele que tenha vergonha.
SAUDAÇÕES TAURINAS.
LV

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#6 Mensagem por DCP » quarta nov 11, 2009 11:26 pm

Consta que a Associação dos Criadores portugueses está a preparar um protesto para a corrida deste sábado, na Golegã, com toiros espanhóis.

É certo que, com menos 400 espectáculos realizados em Espanha, sobraram 2000 toiros que estão agora a ser vendidos a preço de saldo, são as sobras.
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
Lince
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado nov 14, 2009 12:40 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#7 Mensagem por Lince » domingo nov 15, 2009 4:37 pm

Meus Caros...

Estamos condenados a "levar" com os espanhóis!... Se já comemos as batatas, a as cebolas, a fruta e se até o grande Tejo nasce em Espanha, por que não vermos Toiros espanhóis se forem de boa casta?!... É claro que em limpeza de currais ninguém está interessado.
Pior do que não ter consciência, é tê-la pesada e não a sentir!......

Espetaferros
Praticante
Mensagens: 20
Registado: terça set 15, 2009 1:44 am

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#8 Mensagem por Espetaferros » segunda nov 16, 2009 5:33 pm

Meus amigos, atenção:

Nunca disse que era contra corridas de toiros espanholas. O espectáculo tauromáquico é muito caro de montar e, tal como os ganaderos, os empresários também precisam de sobreviver. Não é uma corrida em Marinhais com toiros Sepulveda que me faz confusão. Nós também vamos enviando curros de toiros para Espanha. Faz parte do princípio básico do Mercado Comum Europeu. Até é bom manter este "intercâmbio".

Aquilo que comentei e acho verdadeiramente deplorável, é a Empresa que gere a PRIMEIRA praça do país, pôr a hipótese de comprar toiros espanhóis com critérios oportunistas. Não de qualidade. Única e exclusivamente critérios financeiros. Não deve e não o pode fazer. Também com toiros portugueses o princípio está completamente errado. O toiro é o centro da corrida. Chama-se "Corrida de TOIROS" e não "Corrida de Toureiros". Imaginem o que era Rui Bento afirmar que era possível passar a contratar Rojeneadores espanhóis porque eram mais baratos. Já pensaram? Mas o que Rui Bento fez, foi ainda mais grave. Afirmou-o acerca do ELEMENTEO CENTRAL das corridas... A grande gravidade está no desprezo pela qualidade...

Mais, já que há gente que acha esta afirmação de Rui Bento como "normal", pergunto.
Estão a ver a praça de "Las Ventas" a contratar ganaderias portuguesas de baixo prestígio por serem "baratas"? Acham que isto é possível?? Obviamente que não é! E vamos nós fazê-lo??

Volto a dizer: Pensar na hipótese é uma VERGONHA.
De caras e ao estribo!

Redondo
Aficionado
Mensagens: 7
Registado: sexta nov 06, 2009 12:20 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#9 Mensagem por Redondo » segunda nov 16, 2009 11:32 pm

Muito bem espetaferros... Ai esta o meu aplauso a mais um opinião sua.
SAUDAÇÕES TAURINAS.
LV

master_lopez
Praticante
Mensagens: 19
Registado: quinta set 24, 2009 11:36 am

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#10 Mensagem por master_lopez » quarta nov 18, 2009 5:13 pm

Deveria se preocupar era em adquirir um curro palha já não era sem tempo...

Campo pequeno tem essa obrigação, não a do ponto de vista económico!

Miguel Bento
Mensagens: 3
Registado: segunda jan 18, 2010 10:35 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#11 Mensagem por Miguel Bento » terça jan 19, 2010 10:35 pm

Boas,

Eu também li a noticia e, pelo que li não me parece que venha grande mal ao mundo por virem toiros espanhóis ao Campo Pequeno. Também concordo que não se devem comprar toiros em Espanha, pelo critério economicista, mas sim pela qualidade. Mas deixo uma pergunta: Qual tem sido o critério de compra de toiros Pelo Campo Pequeno? Economicista ou de Qualidade? É que a ver pelas ganadarias contratadas e pelos toiros lidados em praça, parece-me que nem sempre o critério foi a qualidade!!! Pois bastantes toiros lidados, nem sequer apresentação tinham para sair á arena....

Outra questão - será que os ganaderos espanhóis com a crise, não estão a pagar-se na mesma moeda, que foram brindados por alguns ganaderos portugueses, quando tentaram "ganhar" mercado em Espanha ? A mim parece-me que sim.... :D

Fantastic
Praticante
Mensagens: 17
Registado: segunda mai 10, 2010 4:23 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#12 Mensagem por Fantastic » terça mai 11, 2010 2:31 pm

Apoio no íntegra o que tem sido escrito por todos os intervenientes neste tópico.
Porém, na minha modesta opinião, os touros que vi serem lidados em Portugal, de origem espanhola, apresentavam todos 4 (repito quatro) anos de idade. Por aqui não se pode dizer o mesmo....
Depois os ganaderos portugueses que apresentam, e que são GANADEROS, preservam as qualidades dos touros (animais adultos), não têm touros de sobra. Os motivos são a confiança dos aficionados, (lembro-me de ser bem pequeno e acompanhar quer o meu pai, quer os meus avós, ás corridas onde apareciam os toiros Grave, Condessa de Sobral, Teixeira, Palha, Cabral Ascensão, Irmãos Lampreia, Irmãos Fialho, Cunhal Patrício, etc) porque, ouvia dizer-lhes, serem de ganaderos de confiança.
O que por aqui graça agora é um sem número de criadores de gado, (senão não tinham permitido um regulamento escandaloso, onde não se vê a diferença entre novilhadas e touradas).
Se vierem ganaderias de topo de Espanha (Pablo Romero, Torrestrella, Morube, Miura, entre outras) que venham, para dar uma lufada de ar na festa portuguesa, e fazer compreender a quem por aqui anda dizendo-se ganadero, trazer de volta ás praças a seriedade do toiro.

Pejo
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sexta mai 21, 2010 9:17 am

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#13 Mensagem por Pejo » quarta jun 16, 2010 4:20 pm

Concordo com tudo o que aqui tem sido dito.
No entanto deixo aqui a minha opinião.
Um praça como o Campo Pequeno (n.º1 a nível mundial do toureiro a cavalo) não pode escolher toiros em função do Preço, mas sim em função da qualidade.
Vou lá estar dia 1 de Julho para ver o Diego Ventura e o Moura Jr. com os toiros FERMIN BOHÓRQUEZ, estes toiros em Lisboa no inicio da temporada não valeram nada e em Santarém igual.
Os Portugueses têm que começar assobiar os toiros sejam Portugueses ou Espanhóis, quando não valem nada.

Outra coisa é, agora qualquer um é ganadero e essas novas ganadarias vão tirando corridas às ganadarias com nome, porque vendem os toiros muito mais baratos.

Torre Alta
Mensagens: 3
Registado: sexta jul 02, 2010 10:16 pm

Re: Falta de vergonha de Rui Bento

#14 Mensagem por Torre Alta » sábado jul 03, 2010 11:45 am

Só toiros pertencentes à nata espanhola. O resto sobra.

Responder