Faleceu José Luís Coragem

Aqui podes comentar os Amadores com muita tradição em Portugal que é sempre bom de enaltecer

Moderadores: ForumTouradas.com, ManelMesquitella

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Frente Pró Taurina
Praticante
Mensagens: 14
Registado: quinta mar 11, 2010 7:18 pm
Contacto:

Faleceu José Luís Coragem

#1 Mensagem por Frente Pró Taurina » segunda jan 03, 2011 10:02 pm

Faleceu no dia 1 de Janeiro deste novo ano um dos mais valorosos forcados de todos os tempos, José Luís Coragem, contava 83 Anos de idade. Nasceu a 27 Fevereiro de 1927, era natural de Alhandra tendo Coruche como sua terra adoptiva. Zé Luís Coragem notabilizou-se como exímio executante da sorte de costas e de cadeira. Comandou esporadicamente uma formação em Coruche destacando-se depois como forcado profissional no grupo de Lisboa nos tempos de Matias Leiteiro, Adelino Carvalho e Carlos Patrício Alvares “Chobé”, actuou também nos grupos de forcados profissionais da Moita de João Soeiro, Vale de Santarém de Edmundo de Oliveira e de V. F. Xira de José da Vila. Chefiou o grupo de profissionais de Riachos de 1951 a 1963. Despediu-se das arenas a 22 Abril de 1973 em Coruche pegando o seu último toiro como forcado do grupo local. José Luís Coragem era neto e sobrinho dos famosos forcados do início do século XX, Luís e Germano Vintém.
Zé Luís era um homem humilde e de bom trato, durante a segunda metade dos anos 90 acompanhou com frequência o Grupo de Forcados Amadores de Coruche, apoiando o grupo e os jovens que iam despontando, por vezes dando como exemplo a sua vivencia e estoicismo, as historias da sua vida.
José Luís Coragem foi a sepultar em Coruche no domingo 2 de Janeiro 2011, deixando um legado importante na historia da Tauromaquia e da Forcadagem em especial e um vazio enorme com o seu desaparecimento, partiu um dos mais valorosos Forcados de todos os tempos.
Frente de Acção Pró Taurina
[url]http://www.facebook.com/frenteprotaurina[/url]

Miguel Duarte
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 03, 2009 7:51 pm

Re: Faleceu José Luís Coragem

#2 Mensagem por Miguel Duarte » quinta jan 06, 2011 3:53 pm

Paz à sua alma.

Responder