Forcado - Um Homem Digno

Aqui podes comentar os Amadores com muita tradição em Portugal que é sempre bom de enaltecer

Moderadores: ForumTouradas.com, ManelMesquitella

Responder
Mensagem
Autor
José Branco
Praticante
Mensagens: 12
Registado: quinta ago 12, 2010 11:11 am
Localização: Loulé

Forcado - Um Homem Digno

#1 Mensagem por José Branco » terça ago 31, 2010 2:14 pm

Nos últimos tempos tenho lido muito sobre a malta da forcadagem.
Costumo contactar com pessoal de vários grupos e muito se diz sobre o espírito de união, de força, amizade, enfim um sem número de coisas que dignificam quem veste a tão nobre jaqueta de ramagens seja de qual grupo for.
Sendo aficionado concordo perfeitamente que a festa brava muito deve aos forcados e o que seria de uma corrida à portuguesa sem forcados?
Existe neste momento uma Associação que pretende defender os interesses dos forcados, o que está a causar grande polémica nos mais variados intervenientes na festa.
Não é sobre a Associação que eu gostaria de ouvir algumas opiniões mas sim sobre aquilo que nos últimos tempos vimos assistindo nas praças, sejam elas as mais importantes ou as menos importantes.
Compreendo que grupo que é grupo não gosta que um touro vá vivo (sem ser pegado) para os currais e até já assisti a forcados a chorar quando tal acontece.
Não compreendo nem pretendo apoiar é o que se vem passando nos últimos tempos quando não conseguem pegar chegam ao ponto de desrespeitar o director de corrida, fecham portas dos curros, saltam todos lá para dentro, tendo as autoridades que intervir e claro está estragando ou dando outro espectáculo para quem paga.
O que vejo também é que existem grupos a mais na festa e que não estão em condições de pegar seja em que praça for e depois criam estas situações.
Não seria mais digno aceitar que o touro levou a melhor sobre o grupo e sair sem ser pegado sem que o grupo desse triste espectáculo como se tem vindo a notar?
Se não se consegue estar de maneira digna na festa não será melhor parar um pouco e dar espaço a outros que por ventura estejam melhor preparados?
Não será isto mais digno para a malta dos forcados?
Qualquer dia os grupitos que vão nascendo como cogumelos começam a deixar a malta mal vista, não duvidem.
Se não houver a tal DIGNIDADE tão apregoada como vai ser o futuro da festa?
Claro que muita gente me irá responder que não percebo nada disto, quem está bem é quem dá este triste espectáculo mas que fique bem claro que esta é a minha opinião enquanto aficionado e que respeito todas as outras que aparecerem.
Um grande abraço para os valentes da festa e que continuem a dignificar e a lutar pela continuação da mesma.
José Lúcio Branco

Responder