Razão de todas as peças da farda de Forcado

Aqui podes comentar os Amadores com muita tradição em Portugal que é sempre bom de enaltecer

Moderadores: ForumTouradas.com, ManelMesquitella

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Razão de todas as peças da farda de Forcado

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta out 28, 2009 3:04 am

Caros Forenses,

Gostaria de pedir que algum utilizador fizesse um levantamento de todas as razões para cada peça da farda de forcado e se possível uma imagem do padrão de cada jaqueta de forcado (sff uma imagem perto em que se possa ver os padrões bem definidos e não uma imagem de algum forcado com ela vestida ao longe).

Imagem

Cumprimentos
Filipe Graciosa

Rui Gato Rodrigues
Mensagens: 1
Registado: quinta out 29, 2009 8:19 pm

Re: Razão de todas as peças da farda de Forcado

#2 Mensagem por Rui Gato Rodrigues » quinta out 29, 2009 8:34 pm

Padrão do Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel
Img197[1].jpg
Img197[1].jpg (13.08 KiB) Visto 10630 vezes

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Razão de todas as peças da farda de Forcado

#3 Mensagem por DCP » segunda nov 02, 2009 10:04 pm

Jaqueta de ramagens, cinta vermelha, camisa branca imaculada e atilhos vermelhos nos punhos, gravata vermelha ou preta (em caso de luto), barrete verde cor da folhagem gola vermelha garrida, calção justinho da cor do trigo os botões prateados, meia branca de renda tal como o campino, sapato de prateleira e atacador amarelo, suspensórios castanhos (podem ser pretos ou vermelhos).

O TRAJE REGIONAL PORTUGUÊS E O FOLCLORE
de Madalena Braz Teixeira
O Ribatejo reflecte nos seus trajes tanto os costumes ligados à actividade piscatória desenvolvidos no rio Tejo, como, e acentuadamente, porque mais ricos e com mais visibilidade, os trajes envergados pela população que trabalhava na zona das lezírias, na criação de gado, nomeadamente de cavalos e touros. Os rituais ligados às festas sazonais e anuais, no contexto desta economia, elegeram uma tipologia de festividades, as touradas, cujo época áurea e mítica remonta à época tardo-barroca e, muito especialmente, ao reinado de D. José, quando os touros de morte passaram a ser proibidos. Por outro lado, também é preciso referir a derrocada do Palácio Real de Salvaterra de Magos, provocada pelo mesmo terramoto que assolou Lisboa. O facto de a família real ter abandonado aquelas paragens e deixado de lá passar temporadas, mesmo na época venatória, conduziu a um certo declínio da região, que veio a ser colmatado com a criação da Companhia das Lezírias. Deste modo, a indumentária regional desta zona reflecte o sentido de uma gestão unificadora e empresarial. O traje de moço de estrebaria corresponde a uma farda, tal como o do forcado e o próprio traje de campino. O primeiro usava umas calças de serrubeco ou, mais recentemente, de cotim e um blusão riscado azul e branco. Tanto o forcado como o campino usavam calção, como no século XVIII, seguindo a moda da aristocracia de então. O colete do campino tem um formato semelhante aos de cerca de 1820, com gola de rebuço, enquanto o forcado usa, sobre a cintura, uma larga faixa de protecção de cor encarnada. A jaleca do campino é uma jaqueta curta, com a configuração de uma casaca de Setecentos ou mesmo Império, não sendo abotoada para deixar o corpo livre para a montaria. É no entanto bastante justa ao corpo, para que não possa ser puxada ou sujeita a qualquer repelão dado pelos animais. É pespontada, dando um ar afidalgado à figura. A jaqueta do forcado também é curta, e era inicialmente manufacturada em tecido lavrado. Ambas estas figuras usam barrete, colocado de modos diferentes, o que indica de imediato que pertencem ao mesmo estrato social. Tanto o lavrador ribatejano como o alentejano vestem similarmente de castanho ou cinzento ou preto, envergando semelhante jaqueta curta solta e desabotoada, sem atavios e um sóbrio chapéu preto, de aba média, à portuguesa.
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Razão de todas as peças da farda de Forcado

#4 Mensagem por DCP » segunda nov 02, 2009 10:30 pm

de Manuel Peralta Godinho e Cunha
in http://sol.sapo.pt/blogs/partebilhas/ar ... 00_ES.aspx
FORCADOS E TRADIÇÕES
Alguns reis da Península Ibérica tiveram acção decisiva no toureio que se pratica actualmente.
Carlos II de Espanha, último rei da Casa de Áustria, não teve filhos dos dois matrimónios, tendo legado a coroa de Espanha a Filipe de Anjou, seu sobrinho-neto.
Filipe de Anjou, neto de Luís XIV de França, ao pretender ser rei de Espanha, mergulhou o país numa guerra civil denominada “Guerra da Sucessão” em disputa com um outro pretendente, o arquiduque Carlos de Áustria, guerra que durou 13 anos.
Pela “Paz de Utreque”, Filipe de Anjou é reconhecido em 1714 como Filipe V de Espanha.
Este rei, de hábitos afrancesados e sem respeito pelas tradições espanholas, resolveu proibir os nobres de tourearem a cavalo.
Assim, o toureio a cavalo caiu quase no esquecimento em Espanha e em Portugal continuou a sua evolução.
Alguns reis em Portugal terão sido aficionados à Festa Brava, com destaque para João IV (1604-1656), Pedro II (1648-1706), João V (1689-1750) e Miguel I (1802-1866). Contudo, a mais antiga referência é do reinado de Duarte I, com corridas de toiros realizadas em Évora nos anos de 1431 e 1432.
Mas, em 1836, no reinado de Maria II, por decreto régio, passou a ser proibida a morte dos toiros na praça, que era praticada pelos cavaleiros utilizando os rojões. Assim, para remate da lide, os monteiros passaram a pegar os toiros.
Os monteiros ou alabardeiros, eram moços que tinham deixado as alabardas – para não ferirem o toiro – estas foram substituídas pelos forcados dos mosquetes e, assim defendiam na arena o acesso à escadaria real, sendo comandados por um cabo. Era, portanto, uma força militarizada.
Consta que em 1656 existiu um grupo constituído após uma selecção feita por alabardeiros da Guarda Real de Afonso VI. e que pegavam os toiros de caras e de cernelha.
Os monteiros e alabardeiros que pegavam toiros, passaram a ser chamados “moços de forcado” e 1837 terá sido a ano do aparecimento formal e regular dos grupos de forcados nas arenas portuguesas.
Foi no Ribatejo e no Alentejo que se constituíram os primeiros grupos de forcados, tendo ficado célebre o Grupo de Riachos que esteve presente nas inaugurações das praças de toiros de Évora e de Lisboa (Campo Pequeno).
No Alentejo existiram diversos grupos de forcados, sendo conhecido como dos mais antigos um de Évora, comandado por Paulo Barbas em 1914.
Também em 1915 foi fundado o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, tendo por cabo António Gomes de Abreu. Grupo que ainda hoje existe e que teve sempre continuidade ao longos dos anos, sendo actualmente o mais antigo do país.
Anteriormente, nos finais do século XIX começo do século XX, existiu o excelente Grupo de Forcados Amadores do Real Club Tauromáquico, que teve no seu comando cabos de enorme valor, nomeadamente Eugénio Monteiro e Carlos d’Avelar Pereira.
Depois constituiu-se o Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, tendo por cabo Jayme Godinho, mas durou poucos anos, tendo dado origem ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
Em Portugal, durante muito tempo, para muitos aficionados e cronistas taurinos mais interessados na corrida à espanhola, a pega era incomoda e a não considerar nas corridas, porque para esses, o forcado era um obstáculo à introdução do toiro de morte.
Mas a pega teve tamanha evolução nas praças de toiros portuguesas, que hoje já não é com a mesma obstinação que os aficionados da corrida à espanhola atacam a corrida à portuguesa, a “tourada” como esses a gostam de denominar.
Nos grupos de forcados não se perderam completamente algumas das características militarizadas dos anteriores monteiros ou alabardeiros. Assim, o chefe ou comandante do grupo continua a ter a denominação de “cabo”, ao traje continua a chamar-se “farda” e a “antiguidade” dos forcados continua a ser respeitada.
Nas cortesias os forcados dão a direita ao cabo, formam por antiguidade e o último elemento à esquerda é o forcado mais novo.
Se o cabo for colhido ou na impossibilidade de estar presente, toma a chefia do grupo o forcado mais velho. Não o forcado que tiver mais idade, mas o mais antigo no grupo.
O forcado mantém a antiguidade, mesmo que já tenha saído do grupo, essa antiguidade será respeitada caso volte a fardar-se nesse mesmo grupo.
Mesmo fora da praça, quando nos jantares ou outras reuniões do grupo, terão assento junto ao cabo os forcados mais antigos, mesmo que já retirados.
Contudo, a nomeação de novo cabo, não terá a ver com a antiguidade, mas com o reconhecimento do Grupo pelas qualidades de um dos elementos e aceite pela maioria.
O cabo deverá ser o garante dos valores do forcado amador e, dentro e fora da praça, o responsável por todas as atitudes e comportamento do seu Grupo. O cabo não deve faltar no Grupo, principalmente nos piores momentos. O cabo tem também a responsabilidade de preservar as tradições. A ele deverão ser imputadas todas as acções de ligação entre os actuais e antigos elementos do seu Grupo de forma que o historial seja uma referência no presente e para o futuro.
Em praça, e quando actua mais do que um Grupo, o mais antigo forma nas cortesias à direita e pega o primeiro toiro.
A antiguidade de um Grupo perde-se, desde que o Grupo não tenha actuações sequenciais ao longo dos anos.
Assim, não será legítimo um Grupo ser anunciado como mais antigo, quando esteve sem actuações por mais de uma época. Para ser considerada a antiguidade, ao Grupo não é suficiente usar o nome de um outro Grupo do passado, porque é necessário actuações sequenciais ao longo dos anos.
À jaqueta e ao barrete, o forcado tem uma estima especial. São peças da farda de valor e grande estimação.
A jaqueta representa o Grupo de que faz parte. A jaqueta deverá ser entregue ao cabo quando o forcado deixa de pegar.
O barrete é a peça de vestuário mais querida do forcado e é guardado como relíquia e passa para um filho ou neto quando um destes pegar toiros.
"Não há grandeza onde não há verdade"

Camara Gonçalves
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: sábado set 26, 2009 2:23 am

Re: Razão de todas as peças da farda de Forcado

#5 Mensagem por Camara Gonçalves » terça nov 10, 2009 9:56 pm

Sabem do que é que eu não gosto? É ver por vezes os forcados utilizarem barretes tão rotos e tão sujos que deveriam estar no lixo.

Responder