O Príncipe Real D.Luís Filipe, toureiro a cavalo

Aqui pode comentar as actuações dos cavaleiros portugueses ou estrangeiros

Moderadores: ForumTouradas.com, Patrícia

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

O Príncipe Real D.Luís Filipe, toureiro a cavalo

#1 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 4:13 pm

in http://forumobidos.blogspot.com/2008/01 ... os-do.html
Na humilde mas Real Praça de Touros do Vidigal “estreia-se” no toureio a cavalo o Príncipe Real, D.Luís Filipe de Bragança, com uma motivação especial: seria ajudado por dois Ilustres Cavaleiros Tauromáquicos, de reputação Nacional e, até mesmo, internacional. Vitorino de Avelar Froes, exímio Cavaleiro, de coração Alfeizeirense e Simão Luís da Veiga, de Lavre (Montemor-o-Novo). Estes dois, nomes Maiores da Tauromaquia do Reino de Portugal, desempenharam a função de Peão de Brega por um dia e, dignamente, apoiaram Sua Alteza Real para que os riscos, sempre presentes numa Corrida (só não reconhecidos por quem nunca enfrentou um Toiro ou lidou com a inconstância natural de um robusto cavalo Lusitano) não se efectivassem naquele dia.
Deste modo, dois Cavaleiros Tauromáquicos, assumem um papel de "menor relevância"(em Praça e junto do Público, mas não em Arte e Técnica), possibilitando a D. Luís Filipe o Triunfo que se verificou. Não que a sua Arte fosse inexistente, caracterizava-se, entre outras coisas, pela «finíssima e inteligente» Personalidade, bem como pela beleza na Arte de Bem Cavalgar em toda a Cela, todavia, sem o precioso auxílio de tão dedicados e valorosos Cavaleiros, o risco e a exigência teriam sido, estou certo, mais elevados. Simão da Veiga superou-se a si próprio nas colocações e nos quites e, apesar da dificuldade motora de Vitorino Froes, as experiências de vida e de profissão conjugaram-se, como era, de resto, de esperar, na Perfeição: o Príncipe Real coloca magnificamente cinco Ferros compridos e um curto, sem que Sua Majestade tenha permitido mais um Ferro, quando pedido em Praça por seu filho.
Há, ainda, contudo, a salientar, que o Toiro da Ganadaria da Casa Real era um animal de 4 anos com mais de 400 kg. e não um Garraio, como El-Rei havia feito suspeitar. Ao aperceber-se de tal facto, comenta o Sr. Simão da Veiga a Sua Majestade que a idade e corpulência do toiro talvez fosse exagerada, ao que El Rei responde :
-Só tem valor e verdade o que se faz na lide de um touro se o touro tiver valor e verdade.
Imagem
Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

ManuelPeralta
Mensagens: 4
Registado: domingo out 10, 2010 12:20 pm

Re: O Príncipe Real D.Luís Filipe, toureiro a cavalo

#2 Mensagem por ManuelPeralta » terça out 19, 2010 5:21 pm

Encontrei uma notícia sobre o assunto no blogue "À Antiga Portuguesa":

http://antigaportuguesa.blogspot.com/20 ... quico.html

Responder