Triunfador da época 2003

Aqui pode comentar as actuações dos cavaleiros portugueses ou estrangeiros

Moderadores: ForumTouradas.com, Patrícia

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

Triunfador da época 2003

#1 Mensagem por Kabulas » quarta out 15, 2003 3:20 pm

Bom, agora que estamos em final de época tauromáquica, vale a pena pensar qual/quais os triunfadores deste ano. Na minha opinião, e das corridas que assisti, penso o Rui Salvador foi aquele se destacou mais. Ana Batista, Sónia Matias, Bastinhas e restantes também estiveram bem, e com bastantes corridas. João Moura, por aquilo que sei, continua a ser o cavaleiro com mais actuações no estrangeiro. Em consideração ? revelação deste ano, penso que cabe a Pedro Salvador por todo o mérito com que faz todas as suas lides.

Um factor importante a ter em conta nesta época, é o aumento das corridas mistas e só com matadores. Parece que finalmente os entraves ao toureio apeado estão a cair :)

Esta é a minha opinião, mas queria saber a vossa.
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

jmgh
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: quinta set 25, 2003 12:33 am

contrs factos nao ha areumentos..

#2 Mensagem por jmgh » domingo out 19, 2003 9:39 pm

A ideia de justiça é algo de utópico, dado o ser humano ser invariavelmente falível e portanto, não se pode agradar a gregos e a troianos, dado cada um de "nós" querer opinar baseado nas nossas próprias convicções.
Mas venham os factos, se triunfador absoluto for quem mais se destacou em Espanha, sim porque triunfar cá todos triunfam.., o melhor cavaleiro da temporada 2003, goste-se ou não, foi Rui Fernandes, por tudo o que alcançou além fronteiras (mormente em Espanha e França).
Já aquém fronteiras é habitual dizer-se que "por cá tudo igual", João Moura continua igual a si próprio, 1 toureio franco, de boas maneiras mas que é absolutamente repetidor do que tem feito nos últimos anos e que leva às praças aquele público que "come tudo" o que tal cavaleiro faça, sem grandes preocupações de ser ou não bem feito (afinal toda a gente da a voltinha da praxe, seja em que situação for). Após Moura temos então alguns cavaleiros que merecem inegável destaque, como seja o caso do Rui Salvador (o qual pessoalmente já considero desde há algum tempo superior ao "Grande" Moura), o "torero do sol" Joaquim Bastinhas, o elegantíssimo maestro de dinastia António Palha Ribeiro Telles (torero de fino recorte e símbolo de 1 modo cada vez mais raro de montar a cavalo) e depois há mais alguns de referência mas que tardam a impor-se, se é que alguma vez o farão, como é o caso do Luís Rouxinol, José Manuel Duarte, etc.. Quanto às senhoras dos "ruedos" considero ser mais 1 questão de exaltação ao "sexo fraco" que qualquer outra coisa...
Restam portanto apenas outro três tipos de toreros a referir: os amadores e os retirados ou semi retirados, e os rejoneadores. Quanto aos primeiros, temos em Portugal o António Maria Brito Paes, que termina a época num fulgor relativo, dado se ter dedicado bastante mais a Espanha (felizmente) do que propriamente às nossas arenas e talvez João Benito Moura Caetano, apesar de menos falado que o anterior.. Nos segundos, não se trata tanto de destacar, mas mais de recordar o já pouco recordado Mestre Luís Miguel da Veiga e o esporádico Paulo Caetano..
Finalmente, quanto a rejoneadores a actuar em Portugal (já que em Espanha Pablo Hermoso de Mendoza continua a ser primeiríssima figura), destaca-se essencialmente um: Andy Cartagena, torero de imensa emoção nas suas actuações onde quer que vá!
Enfim, tudo isto é algo subjectivo, dado que, como foi referido, "cada cabeça, sua sentença"....

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#3 Mensagem por Kabulas » quinta out 23, 2003 10:48 am

jmgh:

De facto, como tu disseste cada um tem os seus cavaleiros preferidos, uns por maior afinidade, outros pela maneira das suas lides, mas nunca coisa estamos de acordo: o grande Rui Salvador e o trabalho que ele tem vindo a desenvolver. Não posso deixar de concordar contigo no que diz respeito ao João Moura: de facto ele alcançou uma posição superior e não me parece que vá sair dela. Agora a maneira das suas lides (repetitivas) são bem aceites :roll: (que saudades do ferrolho). No que respeita a Rui Fernandes, por incrível que pareça, não tive oportunidade de o ver este ano, em nenhuma corrida onde fui :( mas também reconheço o bom cavaleiro que ele é. Agora o único ponto que pode ser discutido é o facto das senhoras: parto do principio que fazes referência à Sónia Matias e à Ana Matias (visto serem as mais mediáticas). Não tenhamos ilusões que existe efectivamente uma exaltação ao "sexo fraco" mas que isso não pode ser encoberto pelo valor das suas lides e das suas montadas.
Mas é isso mm, "cada cabeça, sua sentença" e é bem verdade :) este tópico tem mesmo esse objectivo: troca de ideias sobre quem brilhou este ano (não tinha graça nenhuma se todos escolhece-mos os mesmos)

fica bem []
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Avatar do Utilizador
PortugaL
Picador
Mensagens: 59
Registado: quarta jun 04, 2003 7:12 pm
Localização: Elvas
Contacto:

#4 Mensagem por PortugaL » sábado out 25, 2003 1:36 am

Das corridas que vi para mim Rui Salvador esteve muito bem durante esta temporada, com pena minha o Rouxinol anda algo em baixo, ele que era um cavaleiro que eu desde puto sempre gostei !!
A vida é uma luta e quem desiste de lutar é indigno de viver !!
SOLT? GATO !!

Responder