Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

Aqui pode comentar as actuações dos cavaleiros portugueses ou estrangeiros

Moderadores: ForumTouradas.com, Patrícia

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Hipico
Mensagens: 2
Registado: sábado ago 09, 2003 2:15 pm

#46 Mensagem por Hipico » segunda ago 11, 2003 2:35 pm

Tendo em conta o que foi referido anteriormente e respeitando a opinião dos outros, na minha opinião é o Moura sem dúvida!!!

MOURAAAAAAAAAA

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

AFICIONADO
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 09, 2003 7:45 pm
Localização: Monforte

Jo?o Moura o melhor do MUNDO

#47 Mensagem por AFICIONADO » domingo ago 24, 2003 1:13 am

Digam o que disserem, façam o que fizerem rei há só um MOURA e mais nenhum!
:lol:
Em cada praça que ele actua normalmente se nota a diferença de uns para os outros!
E isso é que faz a diferença! O mudo da brega de citar, sempre a ganhar a cara ao toiro e não a picar o cavalo e correr pela praça!
O mudo de cravar mas principalmente o modo de dobrar a após a cravagem dos ferros, fenomenal
Moura sempre!!!!

keppler
Picador
Mensagens: 64
Registado: segunda jun 09, 2003 9:13 pm
Localização: Alentejo

#48 Mensagem por keppler » terça ago 26, 2003 2:48 am

NEM MAIS!!!! Quem fala assim não é gago!!!

Aliás este tópico só pode ter sido criado para falarmos do rei João Moura... dos outros é que não foi de certeza!!! :P :P :P

O MELHOR É O MELHOR, AQUI OU NA CHINA!!!! DOA A QUEM DOER, CUSTE O QUE CUSTAR!!!! :D :D :D

Imagem
Imagem
Última edição por keppler em terça set 09, 2003 5:06 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
DomGanT
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: terça jun 10, 2003 11:52 pm
Localização: Bosnia Hersgovinia! =)

#49 Mensagem por DomGanT » terça ago 26, 2003 4:45 am

Rei só há um MOURA e mais nenhum...

Isto tudo só para dizer que sou fã do João Moura...
Que para mim e o melhor Cavaleiro Português....
Sempre Com Fé Arte Y Olé :?
DomGanT Aka Felipe Martins

PescK
Mensagens: 2
Registado: terça jun 17, 2003 11:34 am

Estamos a bater no ceguinho....

#50 Mensagem por PescK » terça ago 26, 2003 10:41 am

Felizmente toda a gente tem um gosto diferente, e isto passa-se com tudo na nossa vida...
Com os toureiros passa-se o mesmo, não podemos afirmar que este é melhor que aquele, ou vice versa.
Podemos sim dizer que este esteve melhor que aquele em determinada corrida, pois os toureiros também dias bons e maus, e há muitos factores que podem influenciar um dia de um toureiro.
Por isso não podemos dizer que este e melhor ou pior!
Arte e OLÉ!

Avatar do Utilizador
_Head-Hunter_
Banderilheiro
Mensagens: 29
Registado: segunda jun 09, 2003 11:36 am
Localização: Beja

#51 Mensagem por _Head-Hunter_ » sábado set 06, 2003 2:17 am

Para mim os cavaleiros da actualidade é João Moura e Rui Salvador... depois Luís Rouxinol um cavaleiro que também está em bom momento de forma... e Pedro Salvador espera-se um bom cavaleiro futuro... tem mostrado isso nas corridas que tem feito ao longo da temporada!! FORÇA RAPAZIADA!!! NUNCA DEIXEM ACABAR ESTA LINDA TRADIÇÃO... A FESTA BRAVA !!!
Toiros, Vinho e Fado oh minha mãe não chores pois é assim a vida de um FORCADO

Avatar do Utilizador
|miura|
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça set 16, 2003 12:33 am
Localização: Fronteira-Alto Alentejo/Portugal

os cavaleiros do momento

#52 Mensagem por |miura| » terça set 23, 2003 2:39 pm

LOL, tantas opiniões diferentes...., porque será??
Será que somos nós que não percebemos nada de cavaleiros?? bem, cá vai a minha....

Em relação ao Bastinhas, acho que tem um sentido fenomenal de colocação do toiro, apesar de o resto ser só palhaçada, que infelizmente o maior parte do nosso público é mais cativado pelo espalhafato do cavaleiro, do que pela colocação dos ferros e o trabalho dos cavalos quando com o toiro, e não naquelas palhaçadas que fazem a kms do toiro.
O Moura... pois é este homem que foi um triunfador, está na hora de dar o lugar a outros e porque não ao seu filho, que é muito novo e ainda tem muito para dar de si, o Moura foi o melhor, mas neste momento a idade já lhe pesa um bocado, são 25 anos de uma vida dura em todos os aspectos, e que se começa a ressentir, até mesmo fisicamente as condições não são muitas....
Os Caetano, pai e filho... o filho quando começou, metia o pai de baixo do braço, mas neste momento, nem pai nem filho, estão os dois muito fraquinhos, e espero que não seja por muito tempo, pois assim arruínam a festa brava.
Falando nos "novatos" Pedro Salvador, sem duvida, temos que dar valor ao trabalho que aqueles cavalos tem e que é feito por uma pessoa que não tem ninguém por detraz a dizer como se faz ou se deveria fazer, ele tem cavalos espectaculares sem duvida, e não me tapem os olhos!
Cavaleiro do momento para mim é sem duvida o Pablo, simplesmente porque faz tudo simplesmente bem, tem uma postura invejável a torear, calmo, sereno e perfeito, e estas coisas fazem um bom cavaleiro....
Ainda que fique aqui presente que o cavaleiro que admiro mais como cavaleiro, pessoa e etc.....? O Luís Miguel da Veiga, que é um velho cheio de charme e que tem uma postura no cavalo que qualquer outro cavaleiro poderia tentar imitar, e depois ainda por cima sabe falar para a comunicação social, o que hoje em dia é muito importante, não é que interesse para as lides, mas a forma como falamos diz muito de nós..... e infelizmente ainda vemos muitos cavaleiros a falar muito mal....
Eu estou aqui, para sevir naquilo que posso este fórum, espero que a minha participação seja coerente na demostração dos meus conhecimento para quem gosta da festa brava, e para quem quer saber algo mais. Obrigado

jmgh
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: quinta set 25, 2003 12:33 am

#53 Mensagem por jmgh » quinta set 25, 2003 6:27 pm

XiCa_MaRiA Escreveu:O ano passado fiquei faxinada com o Pablo Hermozo de Mendonça... digo vos adorei mesmo!! O que ele faz com os cavalos!! Eu tenho mesmo muita pena não o ver com o cagancho!! Simplesmente trabalha muito bem os cavalos.. e a que ver isso!! não só o trabalho do toureiro como o do cavalo!! .. Acho taummmmm bonito... tipo para mim no mundo das artes é uma arte ... sem comparação!!
Relativamente à questão de quem seja o melhor torero a cavalo actualmente, penso que em primeiro lugar haverá que distinguir cavaleiros portugueses de rejoneadores espanhóis; assim o tendo feito, distinguir-se-ao 4 ou 5 no actual panorama luso da arte marialva, como sejam António Ribeiro Telles, Rui Salvador ou o João Moura (não esquecendo um grande senhor afastado das lides há já algum tempo, que é o Sr. Luís Miguel da Veiga). Já no campo de rejoneadores a referenciar em Espanha o inimitável e na minha opinião, melhor rejoneador da actualidade Don Pablo Hermoso de Mendoza, que sempre considerei muito superior à figura de João Moura. No entanto, e tendo em conta o total afastamento das arenas lusas nesta temporada de 2003, apenas 2 cavaleiro me faz percorrer alguns quilómetros a fim de ir apreciar a sua actuação com um certo grau de expectativa. São eles o António Telles e o Rui Salvador; o 1º porque é um cavaleiro de dinastia, representante da verdadeira arte marialva tantas vezes propalada por outros, bem como a arte de bem montar a cavalo e o segundo por ser 1 cavaleiro que pessoalmente considero ser bastante superior ao Moura na medida em que não esta acomodado a actual situação. De facto, as diferenças actuais entre o "grandioso Deus do toureio a cavalo" João Moura e Rui Salvador cada corrida que vejo mais se me afiguram como abissais e favoráveis ao arquitecto de tomar.
Todavia isto apenas são apreciações e cada qual tem direito a ter as suas próprias ideias.
Há também depois, a nova geração do toureio a cavalo na qual um dos seus interpretes mais valorosos é o rejoneador Diego Ventura, o qual tem como principal nota positiva a boa doma dos seus cavalos e toda a emoção que põe na sua lide em praça. Pelo burgo sou particularmente o António Maria Brito Paes que em minha opinião é indiscutivelmente o cavaleiro amador em melhor forma presentemente e que mais caminhou para a alternativa esta temporada e depois todo 1 rol de outros cavaleiros da nova geração que, também devido ao facto de serem de dinastia tendem a ser mais atractivos de apreciar 1 sua actuação, como é o caso dos Telles.

Que Dios reparta suerte
João Honrado

Avatar do Utilizador
|miura|
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça set 16, 2003 12:33 am
Localização: Fronteira-Alto Alentejo/Portugal

#54 Mensagem por |miura| » sábado set 27, 2003 8:28 pm

Já agora gostava de saber a diferença entre cavaleiros e rejoneadores, na medida em que para mim sempre foi a mesma coisa, o João Honrado disse que havia que distinguir, mas eu não percebi a diferença... Será nos trajes que utilizam? ou será porque um é espanhol e outro é português?
Gostava que me esclarecessem.... também acho o puto Brito Pais uma bomba, tinha-me esquecido de referir, quanto aos Telles, aprecio muito a forma como montam, mas não me cativam muito... é uma coisa que não consigo explicar, já o Rui Salvador me diz muito mais... Obrigado
Eu estou aqui, para sevir naquilo que posso este fórum, espero que a minha participação seja coerente na demostração dos meus conhecimento para quem gosta da festa brava, e para quem quer saber algo mais. Obrigado

jmgh
Aficionado
Mensagens: 6
Registado: quinta set 25, 2003 12:33 am

rejoneador/cavaleiro

#55 Mensagem por jmgh » terça set 30, 2003 10:01 pm

Acaba por ser bastante simples se pensares no assunto Filipe. Ora aparte dos trajes (corto ou campero em Espanha e casaca e tricórnio em Portugal), há que ter em conta o facto de lá os touros saírem desembolados (afeitados e não em pontas como se diz muitas vezes erroneamente) enquanto que cá é raríssimo saírem toiros nesse estado. Depois também temos o facto importantíssimo de lá se matar o toiro no final da lide e cá não, de em Espanha se utilizarem rosas (outro tipo de banderilha em forma de flor), coisa que por Portugal não me lembro de algum vez ter visto. E haver também 1 numero de sortes relacionadas as lides camperas, como seja a sorte notabilizada pelo Maestro Buendia (especialmente na corrida de rejones em Sevilla) que consiste na espera do toiro a porta dos curros e leva-lo embebido na garupa do cavalo com o auxilio de uma vara de madeira, cujo nome agora não me ocorre), enquanto que por cá, também não me ocorre alguma vez ter visto tal numa corrida de toiros. De facto, o toureio a cavalo evoluiu enormemente em Espanha, enquanto que por cá tendeu a estabilizar ou a pelo menos não evoluir grandemente. Isto, conjugado com o facto de as diferenças entre os 2 países no que toca a toureio apeado serem tão enormemente gritantes, ajudou a colocar a fasquia da diferença tauromáquica entre Portugal e Espanha, ainda mais alta e a favor de "nuestros hermanos"!

Que Dios reparta suerte
João Honrado

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#56 Mensagem por D__Sebastiao » quarta out 01, 2003 12:58 am

Folgo em ver este tema particular a ser debatido para se esbaterem certas dúvidas que muitas vezes persistem.
O toureio a cavalo em Espanha, atendendo ao seu contexto legislativo, tem vindo - no meu entender - a igualar e mesmo a ultrapassar em diversos aspectos os níveis qualitativos comparativos com o que se pratica em Portugal.
O ponto fulcral para tal acontecer e cada vez se distanciar mais, é o facto dos toiros em Espanha saírem desembolados o que a meu ver traz um brutal acréscimo e mais valias em termos qualitativos técnicos, de emoção e artísticos à realização das várias sortes.
O que tem segurado de certo modo os níveis do Toureio a cavalo em Portugal é a enorme qualidade de diversos toreros, assim como a enraizada tradição aliada à realização da respectiva pega por parte dos Grupos de Forcados Amadores, que quer se queira quer não está inteiramente interligada com o sucesso das corridas a cavalo em Portugal.
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade?

#57 Mensagem por DCP » quinta set 10, 2009 5:21 pm

Independentemente dos cornos dos toiros e da roupa dos toureiros, a grande diferença entre Portugal e Espanha encontra-se nos rojões de castigo, que poderão ser equiparados aos nossos ferros compridos, apenas porque são colocados de saída.
Os rojões de castigo espanhóis são verdadeiras facas que fazem o toiro sangrar em abundância, parando-o para o resto da lide. Em Espanha dir-se-ia que servem para suavizar a investida do toiro, exactamente como a sorte de varas nos toiros para a lide apeada.
Por esse motivo os toureiros espanhóis, ou rejoneadores, efectuam "malabarismos" extraordinários em cima dos cavalos, que nada têm que ver com o toureio a cavalo, mas que chegam muito ao público. Em Portugal, com os toiros mais "inteiros", a execução dessas habilidades é muito mais difícil.
"Não há grandeza onde não há verdade"

Paula M
Mensagens: 1
Registado: quinta set 24, 2009 8:23 am

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#58 Mensagem por Paula M » quinta set 24, 2009 9:02 am

O melhor... João Moura, mas logo seguido pela familía Telles, Luis Rouxinol :wink: e Joaquim Bastinhas :D .
A familia Tellles esta em grande forma, uma das melhores corridas a que assisti, e não tem sido poucas, foi sem dúvida nenhuma a que reuniu a família toda no Campo Pequeno há 2/3 anos, e o toureiro a cavalo esta lhes no sangue.
Qualquer um deles toureira muito bem.

varaurdiales
Mensagens: 3
Registado: quinta set 24, 2009 10:23 am

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#59 Mensagem por varaurdiales » quinta set 24, 2009 10:30 am

Pablo Hermoso de Mendoza

Manuel Paiva
Praticante
Mensagens: 13
Registado: quinta set 24, 2009 10:14 am

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#60 Mensagem por Manuel Paiva » sexta set 25, 2009 11:10 am

Hoje e desde Há 30 anos Mestre João Moura. Depois sem dúvida Moura jr..

Responder