Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

Aqui pode comentar as actuações dos cavaleiros portugueses ou estrangeiros

Moderadores: ForumTouradas.com, Patrícia

Mensagem
Autor
Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#61 Mensagem por Americo » segunda set 28, 2009 7:53 pm

Penso que há muita confusão nas cabeças das pessoas. Essa confusão é natural porque desde há muitos anos se tem vindo a perder a noção do que é tourear à portuguesa. Há até aqui um participante, penso que o Miura, que pergunta quais as diferenças entre os rejoneadores e cavaleiros e, diz ele, não consegue ver diferença nenhuma a não ser no traje.
Foi este conhecimento que se perdeu nestes últimos anos e não é de estranhar, pois que desde há muitos anos que têm proliferado cavaleiros que imitam o toureio que se faz em Espanha e lhe misturam o ar aportuguesado, vestindo a casaca e já nem essa obedece às regras, pois que na maioria dos casos e ao invés de ser bordada, lhe cravam uns galões muito dourados, que mais parecem as vestes de generais da América Central dos séculos XVIII e XIX.
Se esse toureio que hoje se pratica nas nossas praças fosse coisa muito complicada, certamente não existiriam tantos seguidores dessa arte e que até crianças e jovens de tenra idade conseguem executar.
Há no entanto alguns cavaleiros que não prescindem da arte de Marialva e outros há até que lhe imprimiram um cunho de maior perigosidade, pois não abdicando das regras fundamentais, consentem muito mais, em virtude da velocidade mais reduzida com que geralmente enfrentam os touros. No entanto a esmagadora maioria dos críticos portugueses não valoriza esta atitude, nem a recomenda àqueles que ainda muito jovens, pretendem singrar na carreira. Preferem, isso sim, louvar os bailados dos outros, empolando a dificuldade do toureio de proximidade, que apesar de espectacular, tira ao touro toda a vantagem.
Para se poder avaliar qual é o melhor, será preciso que se conjuguem vários factores: Críticos conhecedores, que ensinem numa primeira fase a apreciar o verdadeiro toureio à portuguesa e que tenham coragem para separar as águas; Um público conhecedor das regras dos dois tipos de toureio; Cartéis que permitam essa competição de estilos diferentes.
Só assim se poderá dizer com convicção qual o melhor toureiro.
Reparem que não me referi aqui a quem compete a escolha dos curros de touros, se ao empresário, se a um cavaleiro que os imponha já que, estando convencido da superioridade dos cavaleiros que lidam à portuguesa, é-me perfeitamente indiferente.

lusitano
Banderilheiro
Mensagens: 49
Registado: quarta set 23, 2009 7:21 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#62 Mensagem por lusitano » sábado out 31, 2009 1:50 am

Mas quais os críticos conhecedores???
Onde estão eles???
Indiquem-me um!!!!
Só unzinho!
Só conheci um que escrevia com piada embora sem saber muito do cavalo:o Solilóquio... De resto são apenas partidários deste ou daquele cavaleiro. João Queirós era contra as gamarras mas agora que o António Telles toureia com gamarra já não fala no assunto....

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#63 Mensagem por Americo » domingo nov 01, 2009 12:36 am

É exactamente por não haver críticos conhecedores que eu disse que para se poder dizer quem é o melhor cavaleiro, teriam que aparecer críticos conhecedores.
Essa das gamarras fixas é verdade e quanto a mim até escandaloso. O Senhor Queiroz, que há uns anos desvalorizava sistematicamente um cavaleiro por ele por vezes conduzir os cavalos com as duas mãos, mas note-se que isso só se verificava quando o touro corria a escassos centímetros da garupa do cavalo, hoje finge que não vê a gamarra usada no Santarém. Depois, há também um semanáro para quem só dois ou três cavaleiros existem. Esta é a nossa crítica, juízes que julgam em causa própria, que só conseguem ver um lado, que estão amarrados aos seus ídolos como os simples aficionados que, esses sim, por não terem responsabilidades informativas podem e são partidários dos cavaleiros que preferem. Mas que eu saiba, poucos são aqueles que se revoltam contra esse provincianismo.

lusitano
Banderilheiro
Mensagens: 49
Registado: quarta set 23, 2009 7:21 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#64 Mensagem por lusitano » terça nov 03, 2009 1:13 am

Pois é meu caro Américo a critica anda pelas ruas da amargura.Podem ter as suas preferencias mas serem mais imparciais. O caso do Santarem é flagrante. o Sr Queiros era contra as gamarras agora nem fala nelas. O António anda com velocidade a mais mas disso nem se fala.Temple só no toureio a pé. No Redondo na penultima corrida o triunfador foi de longe o Carreiras no ultimo toiro mas o Olé dá como o triunfador o Marcos Bastinhas que andou fatal... Por isso e apenas com estes dois exemplos se vê como anda a critica.
Mas há mais: o que move o Sr. Queirós contra o Campo Pequeno? Se tem gente, se conquista corrida a corrida mais aficionados porque lhe chama Centro de Lazer com escarnio e maldizer? Que inveja tem ele da gestão do Campo Pequeno? Porque se todos fossem aficionaos e entendidos veriam os erros nas cronicas que escreve em que só ele conseguiu ver aquilo que escreveu...Mais ninguém!! Telles triunfam em todo o lado mesmo que andem depressa, por fora e sem comprometer.´Não se percebe...

Espetaferros
Praticante
Mensagens: 20
Registado: terça set 15, 2009 1:44 am

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#65 Mensagem por Espetaferros » terça nov 03, 2009 3:13 pm

A mim parece-me que a "implicancia" do senhor Queiroz com o Campo Pequeno vem dos anos anteriores, em que, sinceramente, parece-me que tinha razão de ser. Sistemáticamente eram apresentadas corridas sem trapio e carteis de 6 cavaleiros, sem inovação alguma. Este ano parece-me diferente. Tais críticas já não têem fundamento. Mesmo Queiroz já admitiu na revista que este ano a configuração da temporada estava muito melhor. Chamar "centro de lazer" ao Campo Pequeno tem, agora, mais a ver com a facilidade com que se triunfa nesta praça. E de facto é verdade. será talvez a praça mais fácil de triunfar do país. As pessoas já vão em "modo automático" de bater palmas e à procura de triunfos. Daí o "centro de lazer". As pessoas vão em modo "triunfalista" e não em modo "crítico".
Relativmente aos cavaleiros parece-me que dizer que os Ribeiro Telles não arriscam não é justo. Pelo menos o António Ribeiro Telles, no que aos ferros diz respeito, parece-me ser dos cavaleiros que neste momento mais arrisca. Neste momento, só vejo (e etou a cingir-me ao momento do ferro) João Salgueiro a arriscar mais que António Ribeiro Telles.
O joão Júnior e o Manue Bastos, parece-me que são um pouco mais "aliviados", mas de facto, parece-me que o António é dos poucos cavaleoros que neste momento levam "medo" às bancadas. Rui Salvador está "a pé" e Vitor Ribeiro está tambem num momento "menos bom".
De caras e ao estribo!

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#66 Mensagem por Americo » quarta nov 04, 2009 1:46 am

Caro Espetaferros, o público de Lisboa é um público esquisito, eu diria até que na sua grande maioria, o público de Lisboa não percebe patavina de touros, cavalos, lides e estilos. Mas não é por isso que é esquisito. É esquisito porque não percebendo nada do que vê, julga-se muito entendido, como se o simples facto de ser da capital, lhe conferisse essa qualidade especial de perceber de touros.
Infelizmente este problema não existe apenas em Lisboa e começa a ser embaraçoso para quem gosta de apreciar uma boa lide, ver o que se passa nas nossas praças.
A generalidade do público não reage entusiasticamente ao que de melhor se passa dentro da arena. Pelo contrário, o que tenho observado nos últimos anos, é que reage positivamente ao pormenor espalhafatoso e de mau gosto, ao ferro a cilhas passadas rematado com o característico largar de rédeas por parte do cavaleiro em direcção a um sector do público e a subsequente paragem em ares de triunfo, ao ferro à meia volta, mesmo que o touro não mereça tal desconsideração.
É triste ver-se um cavaleiro ir a passo para o touro, dar-lhe toda a vantagem, cravar ao estribo e ficar ali parado à espera que o touro carregue sobre o cavalo paras depois rematar a sorte e depois ver que naquela mole de gente, há meia centena de pessoas que se levanta a aplaudir, enquanto a maioria aplaude, mas sem o entusiasmo que a ocasião merece. Mais triste ainda, é ouvir os comentários desse e de outros ferros iguais, ao Domingo, na RTP2, não lhes dando importância e vitoriando uma trapalhada qualquer feita por um outro que cravou tudo a cilhas passadas.
Se observar a ignorância do público é triste, observar a má fé dos comentários televisivos é revoltante, ainda mais porque há um par de anos esses ferros eram comentados como o que de melhor se fazia.
O público era o mesmo e reage assim porque ao longo dos anos foi perdendo as referências do que é de facto verdadeiro e correcto, mas o que dizer do comentador? Porque reage ele de forma premeditada desvalorizando agora o que há anos dizia ser o óptimo?
E porque será que paralelamente a estes comentários, esse cavaleiro passa de quase 50 corridas por temporada, para umas míseras 20 e a maioria das quais com ganadarias intragáveis?
Não é estranho isto?
Desculpem lá o desabafo e já agora, o Vítor não está num momento menos bom, está é a ser cilindrado, querem ver se ele acaba como o pai a arranjar cavalos para os outros.
Tem lógica ou não?

lusitano
Banderilheiro
Mensagens: 49
Registado: quarta set 23, 2009 7:21 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#67 Mensagem por lusitano » quinta nov 05, 2009 12:20 am

Concordo que o Antonio é dos que mais arrisca.E já tem mais de 40 anos!!! Triste é ver os mais novos a aliviarem em demasiado. Vi o Carreiras bem a arriscar. Vi o Duarte Pinto muito bem.Vi um Lupi irregular mas com vontade. O Salgueiro da Costa deu bons indicios que esperemos que tenham continuidade.
Mas a verdade é que ainda são os mais velhos a por a carne no assador. Por isso algo de mau se passa neste reino do Toureio a Cavalo.
Os senhores empresários deveriam optar por fazer os primeiros carteis da temporada com os jovens. Se estivessem bem repetiam e alternavam com os consagrados. Se não triunfassem então deixem-nos rodar na provincia e nas desmontaveis até que possam vir mostrar que valem alguma coisa.

Espetaferros
Praticante
Mensagens: 20
Registado: terça set 15, 2009 1:44 am

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#68 Mensagem por Espetaferros » quinta nov 05, 2009 6:02 pm

Dos novos, arriscar verdadeiramente ainda só vi dois: Salgueiro da Costa e Francisco Palha (embora ainda não se tenha encontrado é dos que se vê a arriscar verdadeiramente). Dos outros, talvez se possa incluír Brito Paes e Lupi como cavaleiros de algum risco.
Quanto ao Vitor Ribeiro, não sei se o querem "aniquilar" ou não, não estou por dentro dessas "tricas". Mas Américo, digo-lhe uma coisa, eu sou um grande apreciador do toureio que ele tenta praticar e gosto muito dele como cavaleiro, mas de facto, com total imparcialidade e pena minha, verifico que não está no seu momento. Há que reonhecer as coisas para se poder evoluír e ultrapassar as situações. Não se está sempre "em alta", por mais que gostássemos. O Vítor está claramente uns furos abaixo daquilo que foi há 3 ou 4 temporadas. É inegável. Mas espero que recupere rapidamente, até porque me parece ter cavalos para "vir para cima".
De caras e ao estribo!

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#69 Mensagem por Americo » sexta nov 06, 2009 1:51 am

Tem toda a razão Espetaferros, ele este ano esteve uns furos abaixo, mas isso para mim é naturalíssimo. Quem não estaria?
Que cavaleiro não iria abaixo, se nas praças onde naturalmente tem triunfado ano após ano e tem cartel, for simplesmente posto de lado? Reguengos, Montemor e Beja, são três delas.
Que cavaleiro não iria abaixo, se não tendo fortuna pessoal, vivendo exclusivamente da sua profissão e sobretudo sendo honesto com o público, dando sempre tudo o que pode, sente que pode estar em risco a manutenção da sua quadra de cavalos?
Um toureiro é um homem como os outros, incentiva-o o valor que os outros lhe dão ao contratá-lo e naturalmente esmorece quando vê que da parte dos outros a indiferença.
Tem toda a razão quando diz que não se pode estar sempre no topo. Seria até anormal que isso não acontecesse, mas o que eu vi ao longo de todos os anos que tenho de aficionado, é a preocupação dos empresários e da crítica em proteger aqueles que por um motivo ou por outro baixam o seu nível exibicional. Aconteceu com o João Moura nos anos 90, com o António Telles depois de perder o Gabarito, com o João Salgueiro depois de perder o Herói. Andaram anos e anos a fio em baixo de forma e não foi por isso que deixaram de ter corridas e de ser acarinhados.
Não se compreende portanto esta atitude, tratando-se de alguém que, ainda por cima, não baixou o nível por andar à procura de cavalos, mas sim, porque se decidiu que ele é incómodo, que é preciso dar evidência ao sangue novo das famílias que tradicionalmente dominam o panorama da nossa tauromaquia e que ele é o obstáculo.
Tudo estaria bem, se esse sangue novo e mesmo o sangue velho o conseguissem bater dentro da praça, mas isso é coisa que raramente acontece, mas mesmo muito raramente.
Se o que se está a passar com ele se passasse comigo, há muito que tinha feito as malas e zarpava daqui para fora com armas e bagagem.

lusitano
Banderilheiro
Mensagens: 49
Registado: quarta set 23, 2009 7:21 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#70 Mensagem por lusitano » sexta nov 06, 2009 7:17 pm

Concordo com o Americo.
Veremos se as empresas sabem reconhecer o mérito e o valor. Beja mudou de mãos pode ser que sim.Reguengos e Montemor é que são os mesmos mas com certeza que irão dar oportunidades ao Vitor. Quem espera sempre alcança!

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#71 Mensagem por Americo » segunda nov 09, 2009 11:16 pm

Eu não sei Lusitano, se se trata apenas do reconhecimento do mérito. Gostaria que fosse assim.
Para mim é inexplicável que um indivíduo seja pura e simplesmente banido dos cartéis de certas praças, quando lá triunfa sistematicamente ou pelo menos com muita frequência. Admito que, para refrescar cartéis, não vá lá tantas vezes, mas pura e simplesmente ser ignorado, parece-me muito estranho.
Considero, que para haver evolução há que criar condições para a competição pura e dura e isso só pode acontecer se, por exemplo, não se formarem os tão em moda cartéis familiares. Por muito ternurento que isso possa parecer, por muito respeito que isso possa demonstrar por uma família ou por uma facção, a verdade é que entre pais e filhos ou tios primos e sobrinhos, a competição que é desejável para que haja evolução, não existe. Pode sair mais barato e cómodo para o empresário, mas retira verdade ao espectáculo.
É assim que vejo o problema.

lusitano
Banderilheiro
Mensagens: 49
Registado: quarta set 23, 2009 7:21 pm

Re: Qual o melhor toureiro a cavalo da actualidade 2003?

#72 Mensagem por lusitano » terça nov 10, 2009 12:36 am

Concordo.Mas quem espera sempre alcança embora esta fase seja mais de quem espera desespera. Melhores dias virão. Atéporque dos novos e de dinastia só vejo um quevai aos toiros e pode ombrear sem rodeios com as Figuras. Não vou aqui dizer quem é porque senão ainda corro o risco também o começam a deixar para tras porque ja este ano incomodou alguns...E não o quero prejudicar e por vezes as verdades não são bem aceites na nossa tauromaquia

Responder