2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Fantastic
Praticante
Mensagens: 17
Registado: segunda mai 10, 2010 4:23 pm

2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#1 Mensagem por Fantastic » domingo jun 06, 2010 10:10 pm

Foi uma noite animada.
De touros, vimos 2 (com a nota de 2 e 4 em bravura) e 4 novilhos (continuo a recusar-me a chamar de touros, animais adolescentes de 3 anos de idade) - Ganadaria de Brito Paes.
É pena que um ganadero não queira dignificar um espectáculo televisionado. Pensava que uma corrida televisionada fosse dignificada com animais de apresentação séria, com idade, com peso e terapio.
Do cartel constava Joaquim Bastinhas, que praticou um toureio de simpliciodade e sempre a aliviar.
Luís Rouxinol, foi igual a si próprio, merecendo uma nota não muito alta, porque ficavam por cravar os ferros, que tanto fazem as pessoas levantarem-se a aplaudir - cravagem em linha recta e ao estribo.
Brito Paes, teve nota meritória no último da noite.

Quanto aos forcados, destaca-se a valorosa pega do 2º novilho da corrida, pelos Académicos de Elvas.
A Cascais falta quase tudo. Não basta querer ser.... tem de ser.
Ao grupo da terra, destaca-se a última pega, imerecidamente recebedora do prémio da melhor pega da noite.
Quanto ao Director Nuno Nery - uma nota positiva, porque teve a coragem de mandar recolher um touro de enorme fraqueza nos quartos traseiros, e que os comentadores da TV (os tais que sabem de Touros) apregoavam não perceber o motivo de tal recolha...
Já não teve o mesmo mérito ao considerar pegado um novilho, pelo grupo da terra, quando o forcado esteve mais que fora, e foi colocado à boa maneira dos agarradores, mas que nada tem a ver com um grupo de forcados. Deveria ter, Nuno Nery, ter tido a CORAGEM, porque o sabe fazer, de mandar repetir a pega a tal novilho.
Uma palavra também para o veterinário... Será que o sr. não conseguia ver animais de fraca visão? Uma corrida de touros deverá ser sempre com animais em pleno uso das faculdades.... não se deve facilitar a vida nem a empresários nem a ganaderos...
Acrescentamos ainda que a mesma corrida foi abrilhantada pelas bandas de música da Sociedade União Montoitense (1ª parte) e Sociedade Filarmónica Municipal Redondense na 2º parte.
FINALMENTE uma palavra para a organização - haja seriedade e o publico volta aos touros.... mas não assim.

ManelMesquitella
Matador
Mensagens: 402
Registado: quinta set 03, 2009 4:08 am

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#2 Mensagem por ManelMesquitella » domingo jun 06, 2010 10:46 pm

Concordo consigo a 100%, espectáculos assim em nada dignificam e honram a nossa querida e amada festa!
"FRENTE DE ACÇÃO PRO TAURINA - AGIR E A ATITUDE A TER"

Antonio Martins
Mensagens: 1
Registado: domingo jun 06, 2010 8:53 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#3 Mensagem por Antonio Martins » segunda jun 07, 2010 8:27 am

Concordo, e acrescento que os "novilhos" saíram muito distraídos, tirando alguma vida a corrida.

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#4 Mensagem por Americo » segunda jun 07, 2010 1:16 pm

Caros colegas do Fórum,

A corrida foi uma anedota, como anedotas são a maioria das corridas televisionadas.
Por isso e esperando que os administradores do Fórum não levem a mal vou contar uma anedota que tem a ver com Redondo:
Diz-se que a maioria da população Mundial é Alentejana porque quase todos nascemos muito perto do Redondo. Os outros? Bem, os outros nasceram de cesariana.
Se acharem que a história é imprópria, façam o favor de a tirar.

joaomfgomes
Praticante
Mensagens: 15
Registado: terça jan 05, 2010 9:19 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#5 Mensagem por joaomfgomes » segunda jun 07, 2010 4:11 pm

Olá,

É triste mas é verdade, sobressaíram inúmeros pontos negativos nesta corrida. Ficam aqui alguns.

- Dando o benefício da dúvida em relação à bravura, não posso deixar de condenar a apresentação dos novilhos corridos, pensava que esta corrida supostamente enchia de orgulho o ganadero contratado, mas vejo que não.

- Se os grupos de forcados convidados não me despertavam grande expectativa, isso mesmo se veio a verificar no momento das pegas; neste aspecto houve um pouco de tudo, pegas razoáveis, erros técnicos, pegas aceites mas não consumadas, houve também um júri que se prestou a comentar para a tv cada uma das pegas, acho que tal facto só expôs (ainda mais) ao ridículo a escolha da pega vencedora… 5 minutos depois de ouvir um dos júris criticar (e bem) alguns aspectos da última pega da noite ver esta mesma ser premiada injustamente como a melhor da noite espelha bem o quão verdadeira é a festa brava em Portugal.

- A qualidade dos comentários (os comentadores como aficionados são outros que deveriam sentir orgulho em comentar de forma correcta e ensinar algo às pessoas, mas não, não demonstram nem brio profissional nem brio aficionado), a qualidade e timing das entrevistas e a qualidade das imagens fazem desta a pior transmissão de uma tourada que alguma vez vi.
Imagem
.
ILHA TERCEIRA
a ilha mais taurina do mundo...

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#6 Mensagem por Americo » terça jun 08, 2010 1:53 am

Bem, vejo que se começa a falar verdade entre os que aqui escrevem, em vez do que se passava no Fórum anterior, em que os "desalinhados" eram recebidos com sete pedras na mão e acusados de serem os maus da fita por se insurgirem contra a "verdade instituída".
Há muito tempo que venho dizendo que a nossa Festa está doente e ela está doente por muitas e variadas razões, a primeira das quais é a nossa festa ter "donos". "Donos" a todos os níveis: Ao nível de certas figuras, ao nível de certos empresários, ao nível de certos críticos.
No que diz respeito a certas figuras, é evidente o facto de certos cavaleiros passarem temporadas seguidas a tourear corridas com cartéis por si escolhidos, geralmente confortáveis e constituídos por outros cavaleiros que não os "apertam", com curros de touros obedientes e com um exército de críticos também eles obedientes que os idolatram.
Nada disto teria importância se a verdade fosse dita e essas figuras colocadas no lugar que verdadeiramente ocupam.
Amanhã continua

joaomfgomes
Praticante
Mensagens: 15
Registado: terça jan 05, 2010 9:19 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#7 Mensagem por joaomfgomes » terça jun 08, 2010 10:55 am

As coisas chegam a um ponto que eu já nem falo naqueles que andam na festa brava com o intuito de encher a carteira e enganar tudo e todos.

O que me faz mais confusão são as pessoas que frequentam as praças, não me choca que as pessoas saibam pouco (nem eu próprio o sei), choca-me sim o facto de não se interessarem por saber mais e aceitarem tudo que lhes fazem entrar pelos olhos.

Em relação à festa brava uma das coisas que mais me fascina e que acho que mais deve fascinar todos é o conhecimento, é o querer saber mais, é reparar nos pequenos pormenores, é o chegar a uma terra desconhecida e perguntar logo a um desconhecido onde é que se situa a praça de toiros, é o trocar impressões com pessoas há 50/ 60/ 70 … anos aficionadas, é ouvir um termo qualquer que desconheço e pesquisar com o intuito de o conhecer melhor, é estar aqui e poder trocar ideias e aprender com todos vocês… etc.

Não me entra na cabeça, como é possível uma pessoa pagar 20 ou 30 euros e sentar-se numa praça a olhar para um espectáculo tão bonito e não o tentar compreender.

Falo por mim, e na realidade da minha terra, os Açores (ilha Terceira), juro que foi sentado na praça de Angra do Heroísmo que ouvi os comentários mais estúpidos e ignorantes em relação aos toiros.
Imagem
.
ILHA TERCEIRA
a ilha mais taurina do mundo...

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#8 Mensagem por Americo » terça jun 08, 2010 12:11 pm

Caro João Gomes,
No ano passado, durante as Sanjuaninas, segui através da internet as duas corridas em que entrou o Vítor Ribeiro e fiquei surpreendido com a qualidade dos comentários que os comentadores foram tecendo ao longo das corridas.
Não me lembro dos seus nomes mas estavam ali a cumprir a função pedagógica de ensinar a ver uma corrida de touros à Portuguesa e não, como fazem os comentadores do continente, que eu sei, sabem de touros, mas pensam que é escondendo os erros que se chamam pessoas para a Festa. Se reparar, nos comentários da RTP e da TVI, se as coisas não correm bem, a culpa é sempre dos touros.
Nesta ultima corrida gostei de ver os comentários à pegas, feitos por antigos cabos de bons grupos e só não percebi como votaram a pega que ganhou, já que Simão Comenda, a comentou na perfeição, minutos antes.

joaomfgomes
Praticante
Mensagens: 15
Registado: terça jan 05, 2010 9:19 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#9 Mensagem por joaomfgomes » terça jun 08, 2010 4:22 pm

Sei perfeitamente quem são os comentadores, um deles foi meu professor de educação física inclusive. Nesse caso estamos a falar de transmissões quase amadoras, e as pessoas escolhidas para comentar não estão claramente qualificadas para tal, por ter assistido ao vivo na praça às touradas não assisti às transmissões, mas contaram-me que chegou ao ponto dos comentadores confessarem que não se lembravam do termo correcto utilizado para explicar o que determinado artista fazia na arena.

Pelo facto do projecto dessas transmissões serem um projecto muito recente e feito à base do amadorismo esses deviam talvez ser encaixados no grupo de aficionados comuns, ou seja, deveriam ter o gosto de aprender, para como aficionados darem o seu testemunho positivo quando fossem convidados a participar como comentadores.

Espero sinceramente é que tal facto não seja motivo para deixares de acompanhar via internet as corridas da feira de São João deste ano, é que estão mesmo ai à porta.


:D
Imagem
.
ILHA TERCEIRA
a ilha mais taurina do mundo...

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#10 Mensagem por Americo » terça jun 08, 2010 10:01 pm

Caro João Gomes,
Eu prefiro um aficionado que não utilize os termos e os "lugares comuns" da tauromaquia, mas que conheça as regras e critique quem as infringe, do que dois "profissionais" que passam a noite a dizer uma "mão cheia" de nada, dizendo que está tudo bem e pensando que assim trazem público para a Festa.
O toureio à portuguesa, não se compadece com compadrios, nem com desculpas de circunstância, as coisas são bem ou mal feitas.
Qualquer comentador televisivo fala em ir de frente, sem cuidar de verificar se o cavalo e o touro vão na mesma pista. Para eles tudo é “ir de frente” porque de facto o cavaleiro se coloca com o cavalo a olhar para o touro. Qualquer comentador televisivo fala em ferros ao estribo, quando na maioria das vezes os ferros são cravados a cilhas mais do que passadas. Qualquer comentador televisivo se “baba” a falar “quiebros” e quase nada diz quando um cavaleiro “carrega a sorte”, sorte verdadeiramente complicada, enquanto a primeira, para além de mecanizada, se limita a tirar o touro do seu percurso natural. Nenhum comentador televisivo se insurge pelo facto de um cavaleiro iniciar a lide de curtos com um ferro de violino.
Na minha opinião, estes ferros (quiebros, violinos e ferros de palmo) só são admissíveis, no final das lides, como um bónus ao público e é preciso que a lide tenha corrido muito bem. Fazer deles a base das lides, por muito que isso doa a muita gente, não é o verdadeiro toureio à portuguesa.

joaomfgomes
Praticante
Mensagens: 15
Registado: terça jan 05, 2010 9:19 pm

Re: 2010-06-05 Corrida TV no Coliseu de Redondo

#11 Mensagem por joaomfgomes » quarta jun 09, 2010 12:06 am

Concordo consigo na íntegra.

Pegando na corrida que motivou este tópico assim de repente não me lembro de um único momento que me tivesse feito vibrar de verdade. Acho que isso diz tudo.
Imagem
.
ILHA TERCEIRA
a ilha mais taurina do mundo...

Responder