2010 Campo Pequeno

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Mensagem
Autor
ManelMesquitella
Matador
Mensagens: 402
Registado: quinta set 03, 2009 4:08 am

Re: Campo Pequeno 2010

#16 Mensagem por ManelMesquitella » quinta abr 22, 2010 2:27 am

Caro Américo, estou de acordo com tudo aquilo que disse, especialmente desta parte, "mas só vibra com números à espanhola e arma-se em entendido quando faz chiu no momento da pega".
Caros membros do fórum, e será possível conseguir mudar o que se passa!!??
Um abraço a todos, esta é a mensagem do meu regresso ao Fórum Touradas...
"FRENTE DE ACÇÃO PRO TAURINA - AGIR E A ATITUDE A TER"

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#17 Mensagem por Americo » quinta mai 06, 2010 6:32 pm

Caro Manel,

A curto prazo penso que não mas a médio e longo prazo penso que seria possível e para que a acção tivesse sucesso seria necessário que as entidades directamente interessadas estivessem de acordo em mudar as coisas, o que me parece não acontece.

Os interessados seriam necessariamente o sindicato dos toureiros, os próprios cavaleiros, os empresários e os críticos.
Os primeiros, organizando sessões de esclarecimento para o público interessado, os cavaleiros, abrindo as portas dos seus tentaderos ao público jovem que passaria a acompanhar os grupos de forcados, quando eles vão treinar às suas instalações, os empresários, resistindo a convidar tantos rejoneadores, pagando a peso de ouro as suas participações e ainda por cima acedendo a que seja esse personagem a escolher o curro que lhe dá mais jeito tourear, os famigerados nhoc nhoc e por fim os críticos que deveriam deixar de se “babar” sempre que vêem um tipo de safões montado num cavalo e escrevem um ror de linhas sobre nada e quando se trata de toureio a sério, resumem uma lide cheia de bons pormenores a duas curtas linhas dactilografadas.

Neste momento, temos as praças cheias ou quase e parece até que isso seria bom para a Festa. A verdade porém é que em Portugal o público não é o mesmo de há uns anos. Os mais velhos afastaram-se, desinteressados, tendo em conta que o toureio a cavalos, salvo alguns resistentes, está a virar para as "modas" do rejoneio, mais ligeiro, em que predominam as habilidades tão do agrado de um público menos preparado e esse público são os jovens, que vão às corridas para vibrar com as pegas que serão executadas pelos seus amigos e colegas de faculdade, que pertencem a um ou dois dos grupos de forcados que vão integrar o cartel nessa tarde ou noite.

Este público jovem, entende da corrida de touros aquilo que é mais fácil de compreender: a indómita coragem de alguém que se coloca em frente a um touro e o pega pelos cornos, coisa que a maioria não consegue sequer imaginar fazer e além disso têm muito tempo para discutir o assunto nos tempos livres das aulas e ainda por cima com os próprios intervenientes.
O bom toureio a cavalo não lhes interessa, é demasiado complicado alguém aprender a arte de Marialva, se ao seu lado não tiver alguém que lhe explique os pormenores, que o faça perceber a diferença entre um toureio frontal, lento e perigoso de um festival folclórico de habilidades mais ou menos despropositadas, mas que "enchem o olho" ao incauto aprendiz de aficionado.

Para que isto mude, é portanto preciso uma alteração de mentalidades e não vejo que isso possa acontecer nos tempos mais próximos.

JoséPaulo
Banderilheiro
Mensagens: 34
Registado: quinta set 24, 2009 9:22 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#18 Mensagem por JoséPaulo » quinta mai 06, 2010 7:13 pm

Referente á corrida de dia 8

O António esteve correcto a receber o toiro com o seguro Opio
Nos curtos esteve bem com o Santarém um cavalo que é bastante complicado, só um SENHOR cavaleiro como o António Telles para tirar partido dele, não é cavalo para qualquer um.
No 2 toiro, recebeu com um cavalo que promete, nos curtos andou com o rondeno um cavalo com um bom sítio e que toureia bastante bem.
O João Salgueiro esteve bem com a Nátia mas quebrou muito a investida ao toiro, se o tivesse recebido de largo, era toiro para continuar nos curtos e obter um grande triunfo como muitas vezes aconteceu em 2007 no Campo Pequeno
É dos melhores animais que temos a tourear, neta da parte da mãe do Raio e filha do Átila
É pena que não a use mais vezes nos curtos pois entra pelo toiros como poucos, aliás vai mais para cima dos touros nos ferros compridos do que a maioria dos cavalos nos curtos

Com o Zamorim esteve bem , mas exagerou nas piruetas, mas como público do Campo Pequeno cada vez é menos entendido e gosta disso de números, teve que fazer isso, um toureiraço como o João Salgueiro não precisa daqueles números e convém não esquecer que estamos a falar da catedral do toureio a cavalo

O 2 touro era um touro desinteressado e deu-lhe a lide possível, gostei do novo cavalo que veio do México, tem um bom sitio mas ainda não está adaptado ao andamento do touro de cá, o mesmo aconteceu com o Rondeno o ano passado, mas quando isso acontecer vai ser um cavalo bastante importante na quadra de João Salgueiro e de seu filho

O Leonardo Hernandez, sinceramente não gostei, não aprecio aquele tipo de toureio um cavaleiro que toureia tantas vezes não pode ser agarrado tantas vezes como foi, partiu para o touro sem ele estar em sorte e isso não se admite, mas pelo menos é de louvar que aceite tourear outros sem ser as tourinhas ao contrário de outros seu colegas espanhóis que querem um triunfo fácil, banal

Quando escrevi depois de ter vindo da corrida, acabei por gravar no computador o que escrevi

Gostaria que não voltassem a apagar as mensagens

Em virtude do que o senhor master_lopez escreveu tendo sido apagado, penso que tinha dito qualquer coisa assim "mas os entendidos apreciam bastante o toureio do pablo eu gosto bastante ou só vocês é que percebem disto "penso que era qualquer coisa assim que tinha dito ficado indignado por eu ter dito que não apreciava aquele tipo de toureio de circo com touros parados, e gostava era de os ver com ganadarias duras mas penso que cada tem a sua opinião e não há mais nada a dizer

Quanto ao Senhor Manuel Paiva que tinha tentado entrar mais na parte pessoal, mas enganou-se na pessoa em questão, penso tinha dito qualquer coisa assim" é pena Sr José Paulo que nos anos que andou lá a penar nas arenas, não tenho mostrado toda a sua maestria, mas ainda vai a tempo se bem que já não tenha os excelentes cavalinhos que o paizinho tinha comprado já excepcionalmente bem arranjados ao sr Vítor Ribeiro"

Sr Manuel Paiva deve estar enganado em relação á pessoa que com está a falar, e também está em relação aos cavalos, os cavalos que se está a referir saíram do Sr Vítor Ribeiro em poldros, fizeram-se toureiros no Sabugo, O Átila hoje já com 35 anos, foi vendido ao Senhor Alfredo Conde que o trocou por um carro, mais tarde foi comprado o Perdigoto, e Quem os arranjou foi o Senhor Alfredo Conde, Quanto ao andar lá muitos anos a penar como referiu não foram assim tantos foram só 13 anos, a penar andam alguns há alguns anos que têm andar com cavalos com narizes partidos cheios de serretas e Gamarras e com a barriga dos cavalos em sangue, esses cavalos nunca precisaram disso e tourearam ganadarias muito duras, Quanto ao já não lá andar, só lá anda quem têm muito dinheiro como foi o caso do Paulo Caetano e do Rui Salvador, que o senhor João Caetano e o Senhor José salvador gastaram fortunas com eles, ou quem tem nomes de Dinastia e são constantemente ajudados pela critica taurina, a maioria comprada prejudicando quase sempre os outros toureiros que a maioria das vezes andam melhores que eles e toureiam com mais verdade, se a maioria conhecesse a corrupção que existe nos touros se calhar não falavam tanto da do futebol, só digo que gostava de ver as pessoas que defende, penar com os touros com que o Átila e o Perdigoto e os outros cavalos penaram como diz, esses cavalos tourearam de verdade entrando pelos touros a dentro, por isso é que ainda são lembrados ao fim destes anos todos, se calhar os cavalos de quem está a defender daqui a uns anos caiem no esquecimento para quem aprecia verdadeiramente o toureio a cavalo, é pena que só andem nessas ganadarias tipo tourinhas, Quanto a novos cavalos posso-lhe dizer que estão lá tão bons ou melhores que os cavalos que referiu, a maioria filhos do Hurquil e do Átila como é o caso da égua Nátia de João Salgueiro e de João Salgueiro da Costa

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#19 Mensagem por Americo » quinta mai 06, 2010 9:51 pm

O que para mim é preocupante é que apareçam nestes fóruns uns personagens que quando a conversa lhes não agrada, "disparam" para a esquerda e para a direita sem olhar a quem.
É muito natural que muitos de nós, sendo portugueses, conhecedores do verdadeiro toureio a cavalo, tomemos posição em relação a tudo aquilo que não corresponde ao que conhecemos como o "verdadeiro" toureio a cavalo, aquele que não se compadesse com rodriguinhos, ladeios a despropósito, habilidades várias, mas que não é frontal, não dá distâncias nem vantagens.
Quem não concorda connosco está no seu direito e pode e deve justificar a sua opção, mas não deve nem pode, tentar impingir-nos a sua razão como única.
O nosso público é muito jovem, não percebe nada de cavalos e não tem quem o ensine a ver e a distinguir o verdadeiro toureio à portuguesa do toureio praticado em Espanha e já por muitos cavaleiros em Portugal, que se aperceberam que é muito mais fácil "dar bailarico" do que tourear com verdade. É portanto natural, que sem informação, esse público jovem adira mais facilmente ao mais vistoso, em detrimento do mais verdadeiro e do mais sério.
Cabe-nos a nós tentar inverter as posições expondo as nossas razões o melhor que pudermos e soubermos. É sempre muito complicado explicar o que é difícil o que não é básico, literal ou primário, mas dá muito mais prazer quando conseguimos.

JoséPaulo
Banderilheiro
Mensagens: 34
Registado: quinta set 24, 2009 9:22 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#20 Mensagem por JoséPaulo » quinta mai 06, 2010 10:15 pm

Têm razão a maioria das pessoas percebem pouco disto, mas não têm aquilo culpa daquilo que ouvem ou lêem, a maioria das vezes as crónicas que se fazem das corridas não correspondem à aquilo que realmente se passa na arena a maioria muitas vezes nem os críticos nem sabem para eles, quanto mais ensinar ou educar alguém taurinamente falando muitas vezes de quem são partidários, realçando e elogiando coisas banais mas como é de certos cavaleiros têm que falar, muita das vezes ocultando o que realmente se passou de verdade na arena, ainda por exemplo no Domingo em Vila Franca numa corrida em que assisti vi o João Salgueiro Da Costa a andar em grande nível no último touro da tarde, andou com a Nátia do inicio ao fim e colocou ferros com grande valor, com um touro sério, ferros de praça a praça, a entrar pelo touro dentro, a pisar terrenos de verdade, colocando 4 bastantes bons, mas a maioria da crítica taurina dos sites taurinos, a maioria amadores, não falou disso e até ignorou isso, mas também não se pode pedir mais a quem não sabe.

master_lopez
Praticante
Mensagens: 19
Registado: quinta set 24, 2009 11:36 am

Re: Campo Pequeno 2010

#21 Mensagem por master_lopez » sexta mai 07, 2010 2:18 am

Cheguei a pouco do Campo Pequeno, mas apesar da hora tardia ainda aqui venho deixar uns pontos chave da corrida.
Como já eu sabia de ante mão os toiros presentes foram uma autentica miséria. Não transmitem emoção, e a festa assim fica a perder, foi de uma ganadaria espanhola mas não é isso que esta em questão pois cá em Portugal também temos encastes destes!! É com grande pena minha que mesmo assim eu não consigo deixar de ir ver uma corrida, assim como também que as principais figuras EXIJAM estas para tourear, e os empresários pouco podem fazer pois as praças realmente enchem com este tipo de espectáculo.

Quanto a toureio, Pablo sem duvida o grande triunfador, distancias, temple, brega muitos pormenores com a máxima qualidade, nada mais a dizer, era mesmo bom ver este Pablo com uns Pinto Barreiros, Pegoras, António Silva, Infante da Câmara, Grave.... e mais umas poucas dentro deste género! tenho a certeza que continuava a ser ele o triunfador!

Tiago carreiras, não acusou nenhum nervosismo embora a sua alternativa lhe pudesse trazer um pouco os nervos ao de cima... assim não aconteceu também porque ele confia nas suas capacidades, e percebeu rapidamente que estes animais não fazem mal nenhum, andou no primeiro praticamente toda a lide com o quirino, e abusou dos ladeios mas isso não apagou a sua grande actuação!

Joaquim Bastinhas andou ao seu estilo eu não gosto... para dizer a verdade detesto e muitas das coisas que ele faz dentro de praça essas sim podem ser apelidadas de circo!

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#22 Mensagem por Americo » domingo mai 09, 2010 11:19 am

"era mesmo bom ver este pablo com uns pinto barreiros, pegoras, antónio silva, infante da câmara, grave.... e mais umas poucas dentro deste género! tenho a certeza que continuava a ser ele o triunfador!"

Caro Master Lopez,
Eu não tenho a certeza, e tenho a certeza de que o Pablo também não tem a certeza, caso contrário não exigia as ganadarias que exige.
Sabe do que é que eu tenho pena? Tenho pena que os aficionados portugueses não sejam os mesmos do hóquei em patins. Disso é que eu tenho pena. Não compreendo como pode um Povo com as tradições taurinas que tem, entregue os pontos a uma forma "menor" de tourear a cavalo.
Se considerar o esquema abaixo, em que o traço vertical é o touro e o traço oblíquo o cavalo, posso garantir-lhe ser esta a posição em que os rejoneadores, Pablo incluído e também muitos cavaleiros portugueses, se colocam frente ao touro.

Nestas circunstâncias nem se vai de frente nem se dá vantagem e tudo não passa de um engano, tanto para o touro como para o público. Preste atenção a estes pormenores porque a diferença, a grande diferença está aqui.
Voltando e fazendo outro esquema em que o traço vertical de cima representa o touro e o de baixo o cavalo, temos outra situação de engano em que parecendo que vai de frente, o cavalo vai noutra pista, não havendo por isso qualquer vantagem para o touro e o ir de frente, também é muito relativo
--|

-|
Isto para não falar, que raramente os rejoneadores deixam que o touro arranque primeiro, o que lhe tira toda e qualquer vantagem também.

Caro Master Lopez,

Acabo de ver no site tauromania, as partes mais importantes de duas lides, uma do Carreiras com o Quirino e outra do Pablo com um cavalo baio e quero dizer-lhe que aquilo para mim é cansativo. Não vejo preparação das sortes, vejo sim um cavalo a "afogar" o touro, andando à sua volta, retirando-lhe capacidades.
Este toureio de proximidade, pode entusiasmar muita gente, certamente que sim, mas a verdade é que o touro não consegue em momento nenhum utilizar a sua velocidade.
Como sabe, o touro não é um atleta, não é treinado todos os dias, como o cavalo, para ser lidado. Limita-se a pastar durante 4 ou 5 anos até ao dia em que vai à praça mostrar a sua valia. Posto isto, não me parece leal que um cavaleiro entre na praça para exibir as suas qualidades e as dos seus cavalos, "tapando" literalmente o touro.
Esta é a minha opinião.

JoséPaulo
Banderilheiro
Mensagens: 34
Registado: quinta set 24, 2009 9:22 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#23 Mensagem por JoséPaulo » domingo mai 09, 2010 10:22 pm

Pois, Senhor Américo também vi isso no site tauromania, aquilo para mim não é toureio, pode ser muitas coisas toureio não é, andar ás voltas não deixam os touros respirar, cravam os ferros com touros parados, isso não é nada de nada
Americo Escreveu:"era mesmo bom ver este pablo com uns pinto barreiros, pegoras, antónio silva, infante da câmara, grave.... e mais umas poucas dentro deste género! tenho a certeza que continuava a ser ele o triunfador!"
Caro Master Lopez, eu não tenho a certeza, e tenho a certeza de que o Pablo também não tem a certeza, caso contrário não exigia as ganadarias que exige.
Sabe do que é que eu tenho pena? Tenho pena que os aficionados portugueses não sejam os mesmos do hóquei em patins. Disso é que eu tenho pena. Não compreendo como pode um Povo com as tradições taurinas que tem, entregue os pontos a uma forma "menor" de tourear a cavalo.
Se considerar o esquema abaixo, em que o traço vertical é o touro e o traço oblíquo o cavalo, posso garantir-lhe ser esta a posição em que os rejoneadores, Pablo incluído e também muitos cavaleiros portugueses, se colocam frente ao touro.

Nestas circunstâncias nem se vai de frente nem se dá vantagem e tudo não passa de um engano, tanto para o touro como para o público. Preste atenção a estes pormenores porque a diferença, a grande diferença está aqui.
Voltando e fazendo outro esquema em que o traço vertical de cima representa o touro e o de baixo o cavalo, temos outra situação de engano em que parecendo que vai de frente, o cavalo vai noutra pista, não havendo por isso qualquer vantagem para o touro e o ir de frente, também é muito relativo
--|

-|
Isto para não falar, que raramente os rejoneadores deixam que o touro arranque primeiro, o que lhe tira toda e qualquer vantagem também.
Penso que o Pablo não está para isso, não se está para chatear, toureia touros sempre de ganadarias com o mesmo tipo de encaste, com o mesmo andamento, os cavalos já estão mecanizados naquele tipo de touro, não está para ter touros a apertar com os cavalos para ele chegar a casa e ter os cavalos todos desregulados, Mas pelos no Campo Pequeno devia tourear outro tipo de touro, tal como faz o Leonardo Hernandez, mas o senhores do Campo Pequeno são pouco exigentes, querem é a praça cheia em todas as corridas, e o espectáculo assim ralam-se desde que a praça esteja cheia ou quase cheia para eles chega, por isso é que o Campo Pequeno está como está, O Senhor Pablo Hermoso pede esse tipo de touros e não tem ninguém com coragem que lhe diga não, "Meu Amigo você vem a Lisboa com os Toiros que eu quiser, tenho estes toiros para si, Vaz Monteiro, Fernandes Castro, Grave, Veiga Teixeira, escolha uma destas ganadarias, se não fica em casa, e conversamos para o ano, não se esqueça que estamos a falar da Catedral do Toureio a cavalo tem haver toiros de verdade "não estou a ver o Senhor Rui Bento a Fazer isto, Las Ventas por exemplo não cedeu a Pablo, nem a Ponce, mostraram que quem manda são eles, só uma pessoa do género do saudoso Senhor Manuel Dos Santos para levantar a Praça de Touros Campo Pequeno / Centro de Lazer

master_lopez
Praticante
Mensagens: 19
Registado: quinta set 24, 2009 11:36 am

Re: Campo Pequeno 2010

#24 Mensagem por master_lopez » segunda mai 10, 2010 9:44 am

Americo Escreveu:"era mesmo bom ver este pablo com uns pinto barreiros, pegoras, antónio silva, infante da câmara, grave.... e mais umas poucas dentro deste género! tenho a certeza que continuava a ser ele o triunfador!"
Caro Master Lopez, eu não tenho a certeza, e tenho a certeza de que o Pablo também não tem a certeza, caso contrário não exigia as ganadarias que exige.
Sabe do que é que eu tenho pena? Tenho pena que os aficionados portugueses não sejam os mesmos do hóquei em patins. Disso é que eu tenho pena. Não compreendo como pode um Povo com as tradições taurinas que tem, entregue os pontos a uma forma "menor" de tourear a cavalo.
Se considerar o esquema abaixo, em que o traço vertical é o touro e o traço oblíquo o cavalo, posso garantir-lhe ser esta a posição em que os rejoneadores, Pablo incluído e também muitos cavaleiros portugueses, se colocam frente ao touro.

Nestas circunstâncias nem se vai de frente nem se dá vantagem e tudo não passa de um engano, tanto para o touro como para o público. Preste atenção a estes pormenores porque a diferença, a grande diferença está aqui.
Voltando e fazendo outro esquema em que o traço vertical de cima representa o touro e o de baixo o cavalo, temos outra situação de engano em que parecendo que vai de frente, o cavalo vai noutra pista, não havendo por isso qualquer vantagem para o touro e o ir de frente, também é muito relativo
--|

-|
Isto para não falar, que raramente os rejoneadores deixam que o touro arranque primeiro, o que lhe tira toda e qualquer vantagem também.
Sabe porque irá ser difícil de haver entendimento quanto as nossas maneiras de ver uma corrida?
estive no campo pequeno com máxima atenção a tudo e a todos, e agora deparo-me aqui no exemplo dos traços da-do lá em cima por si em que afirma que os rejoneadores não se põem de frente inclusive o pablo, e é aqui que eu não compreendo se eu o vi sempre de frente nesta corrida e até bem me lembro perfeitamente de como estava com o cavalo todo atravessado e assim que partia abria o quarteio uma barbaridade! Quanto as ganadarias estou perfeitamente de acordo consigo por isso não vou ver Pablo a Coruche, mas mantenho o que disse em cima não basta os empresários dizerem que só têm tais toiros porque a haver esse braço de ferro será ganho por eles pois não estavam para vir para Portugal! de saudar Leonardo Hernandez neste aspecto e já agora ter um pouco mais de sorte nas suas lides por cá!

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#25 Mensagem por Americo » segunda mai 10, 2010 8:35 pm

(...)"e é aqui que eu não compreendo se eu o vi sempre de frente nesta corrida"(...).
É aqui que não estamos de acordo e o vídeo do tauromania também não, porque o que se vê para além de um comprido em que vai de frente, as outras imagens mostram um Pablo a andar à volta do touro e na sequência e sem citar, sempre em andamento circular, crava com uma ligeira batida ao piton contrário.
Isto meu caro Master Lopez é o que eu vejo no vídeo e é o estilo do Pablo.
Não tem nada a ver com o cite de largo, de frente, a dar vantagem sempre que possível e cravar ao estribo. São estas as regras, é aqui que há perigo, é aqui que o público perde o sorriso e que muitos contêm a respiração, mesmo aquele que não percebe nada de toureio. Ora, como se pode ver no vídeo, durante a lide de Pablo, há muitos sorrisos entre o público, que em momento algum sente o perigo e outro sim se deleita com o bailado magnificamente executado pelo rejoneador.

vmm92
Mensagens: 2
Registado: sábado abr 17, 2010 10:04 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#26 Mensagem por vmm92 » segunda mai 10, 2010 9:29 pm

Esta foi, sem dúvida, uma grande corrida. Todos os cavaleiros e forcados estão de parabéns.
O Tiago Carreiras tem-se revelado um grande cavaleiro tauromáquico, um cavaleiro promessa que ainda nos vai surpreender muito como fez ontem à noite na praça do Campo Pequeno.
Quem esteve muitíssimo bem, como sempre, foi o rejonador Pablo Hernandez este é, sem dúvida alguma, o melhor cavaleiro tauromáquico do mundo. É uma lição de equitação e classe.
Quanto aos forcados ambos os grupos estiveram muito bem, apesar dos toiros não terem ajudado muito, tendo sido a penúltima a melhor pega da noite, uma grande pega. :D

O que é que acharam da corrida e das prestações dos cavaleiros e forcados? :?: :?:

Peço desculpa por não ter mudado logo para aqui, mas não consegui.
Obrigado.

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#27 Mensagem por Americo » quarta mai 12, 2010 6:12 pm

"Pablo Hernandez este é, sem dúvida alguma, o melhor cavaleiro tauromáquico do mundo.
Caro vmm92, não sei se 92 é o ano do seu nascimento. Se for, ainda bem para si, é sinal que é ainda muito novo. Mas ser muito novo significa apenas ser isso mesmo. Não querendo ser impertinente, nem querendo entrar em conflito, quero apenas dizer-lhe que a classificação de melhor cavaleiro tauromáquico do Mundo é no mínimo subjectiva. Subjectiva porque o melhor para si, pode não ser e neste caso não é mesmo, o melhor para mim.
Se ler as crónicas referentes a esta corrida saídas na esmagadora maioria dos sites, poderá ler mais ou menos o seguinte:"Os touros comportaram-se como verdadeiras tourinhas", "os touros não foram dignos da praça do Campo Pequeno", "os touros foram uma exigência do rejoneador navarro".
O touro meu caro, tal como a equipa contrária num jogo de futebol, é o elemento que atrapalha, se esse elemento não tiver qualidade, o triunfo será sempre relativo e não basta que um público entusiasta aplauda tudo com fervor para que o triunfo seja uma realidade.

master_lopez
Praticante
Mensagens: 19
Registado: quinta set 24, 2009 11:36 am

Re: Campo Pequeno 2010

#28 Mensagem por master_lopez » quinta mai 13, 2010 3:24 am

Caro Américo,
Mais uma vez vou repetir um pouco aquilo que já referi a traz.
Tem toda a razão, quando afirma que os touros atrapalham e estes rejoneadores exigem os tais "tourinhas".. quanto ao melhor do mundo tem razão também quando diz que cada um tem o seu! Eu não tenho um que possa afirmar ser o nº 1.. mas por certo que pablo ou ventura com as suas quadras actuais estão bem a frente de todos os outros nessa questão, apenas faltando ver como se comportam com toiros sérios que eles não querem! A meu ver têm capacidade para fazer grandes lides e se afirmarem então sem nenhuma restrição os melhores! Também penso e não sei qual a razão para pensar isso, de que se estes toureassem os tais touros duros e fizessem uma lide espectacular o senhor ainda não iria dar o braço a torcer, metendo mais uns truques que nos escapam a vista! Gostava imenso que os portugueses fossem os melhores na arte do toureo a cavalo, mas....

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#29 Mensagem por Americo » quinta mai 13, 2010 7:30 pm

Caro Master-Lopez,
Você não me conhece e só por isso é que diz que mesmo que eles provassem ser capazes de dar espectáculo a tourear ganadarias duras, eu não daria o braço a torcer.
Está muito enganado. Posso parecer fundamentalista e até um nacionalista ferrenho, mas isso não corresponde à verdade. O que me custa, é ler em sites e revistas autênticos hinos de louvor aos rejoneadores, quando todos sabemos que eles fazem o que fazem porque exigem os famosos nhoc nhoc.
Eles que venham tourear os Grave, os Veiga Teixeira e outros que tal e, se com os seus melhores cavalos, conseguirem vencer os "melhores" cavaleiros portugueses, eu serei o primeiro a dar razão a quem os endeusa, mas terá de ser mesmo com os melhores e não com 2ªs figuras.
Por aquilo que tenho visto, toureando verdadeiros touros e alterando com os melhores cavaleiros (Teles, Salgueiro, Rouxinol, Ribeiro), eles teriam de se empregar e não acredito que conseguissem nem 1/3 do brilho que conseguem com as "tourinhas".
Mas meu caro, eles não vão querer fazer isso e eu lamento que os nossos melhores cavaleiros aceitem integrar cartéis em que, à partida, já estão em desvantagem.

tfelicio
Praticante
Mensagens: 14
Registado: terça mai 04, 2010 11:33 pm

Re: Campo Pequeno 2010

#30 Mensagem por tfelicio » quinta jun 03, 2010 11:52 pm

Boa caros aficionados

Algum de vós foi ao campo pequeno ver a corrida dos 30 anos de alternativa do Paulo Caetano?

Foi a 1ª vez que fui ao campo pequeno e gostei bastante da praça, uma acústica muito boa e um conforto fora do normal.
Mas sendo sincero não me senti no meu ambiente, ir aos toiros no Campo Pequeno nada tem a ver com ir à Moita, Montijo, Alcochete, etc... Ontem reparei melhor que lá aplaude-se por tudo e por nada, não há um bocadinho de exigência que seja principalmente para com os cavaleiros, assobios só mesmo para os bandarilheiros.

Mas o que mais me desiludiu foi o curro apresentado. Para começar nenhum dos animais apresentava os 4 anos cumpridos, mas isso até dou de borla, agora a falta de apresentação e de trapio foi de partir o coração. Novilhos daqueles não podem sair em praças de 1ª, muito menos naquela que é intitulada como a número 1.. uma tristeza, quando pensamos que não pode piorar eis que o empresário Rui Bento consegue ainda surpreender pela negativa.

Dêem a vossa opinião, Saudações a todos

Responder