2009-06-05 Despedida de Luis Francisco Esplá em Las Ventas

Aqui pode comentar as várias corridas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

2009-06-05 Despedida de Luis Francisco Esplá em Las Ventas

#1 Mensagem por DCP » sexta out 09, 2009 2:31 pm

Despedida de Luis Francisco Esplá en Las Ventas (05-06-2009)
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
Maestranza
Banderilheiro
Mensagens: 27
Registado: quinta set 24, 2009 12:00 am
Localização: Estoril

Re: Luis Francisco Esplá

#2 Mensagem por Maestranza » sexta out 09, 2009 3:04 pm

Um pequeno testemunho:

Este ano, por motivos profissionais, estava em Madrid durante os meses de Maio e Junho. Para um amante do toureio a pé isso significou estar presente nas corridas mais importantes do ciclo isidril e da feira do aniversário.
Nesta tarde de despedida do Luis Francisco Esplá o tempo não estava nada propício, uma vez que corria um vento fortíssimo e havia muitas nuvens negras no céu a fazer adivinhar uma chuvada daquelas.
Os outros toureiros do cartel eram Morante de la Puebla - que voltava a Madrid depois daquele recital de toureio a capote a 21 de Maio - e o francês Sebastien Castella que estava a atravessar um grande momento. A ganaderia era a de Victoriano del Rio que dava garantias.
No dia da corrida estava com uma sensação que alguma coisa de grande poderia acontecer nesta corrida e assim fui para a praça com uma ilusão muito grande.
O primeiro grande momento da corrida aconteceu ao terminar o passeíllo quando a praça inteira se pôs de pé para ovacionar Luis Francisco Esplá, um dos toureiros predilectos de Madrid, que fazia a sua despedida.
Saem os 3 primeiros touros e nada de relevante acontece muito por culpa do forte vento que se fazia sentir, caindo assim um desânimo geral nas bancadas.
Mas ao 4º toro, como se de um milage tratasse, o vento forte deixou de soprar, e salta para a arena um toiro de bandeira, de nome Beato, com 620 Kg. Todas as características de que deve ser possuidor um toiro bravo estavam contempladas naquele animal.
E a verdade é que Luis Francisco Esplá não deixou fugir a oportunidade e o "milagre" produziu-se, tendo então toureado de uma maneira fabulosa pegando uns naturales cadentes e templados. Um cronista afirmava que Esplá tinha toreado "como los angéles"...
Falo em "milagre" porque ninguém que estava na praça acreditava que Luis Francisco Esplá pudesse tourear ainda assim.
É de facto emocionante fazer parte de uma assistência de 24.000 pessoas e vibrar com a obra de arte que o artista está a produzir. Foram os "olés" mais sentidos que dei desde que me tornei aficionado.
Neste dia senti a grandiosidade da Plaza de Las Ventas.
"Creo que los toros es la fiesta más culta que hay en el mundo" - Frederico García Lorca

ManelMesquitella
Matador
Mensagens: 402
Registado: quinta set 03, 2009 4:08 am

Re: 2009-06-05 Despedida de Luis Francisco Esplá em Las Ventas

#3 Mensagem por ManelMesquitella » segunda out 12, 2009 12:24 am

Excelente video.
"FRENTE DE ACÇÃO PRO TAURINA - AGIR E A ATITUDE A TER"

Responder