Página 1 de 1

I Fórum Nacional da Cultura Taurina - Programação

Enviado: terça mar 08, 2016 1:34 am
por GTSector 1
Imagem

Sábado tem início o I Fórum Nacional da Cultura Taurina
O I Fórum Nacional da Cultura Taurina vai ser realizado no Campo Pequeno, em Lisboa, a partir do dia 12 deste mês, para dar a conhecer a arte e projetar o seu futuro, anunciou o GT Sector 1.
O fórum, composto por aulas, conferências e mesas redondas vai decorrer durante cinco sábados, até ao dia 16 de abril, por iniciativa do Grupo Tauromáquico Sector 1, que cumpre em Maio, 84 anos de existência.

"Apesar de ser dirigido a aficionados, é um evento aberto para o grande público que desconhece a festa. Queremos dar a conhecer o que é a tauromaquia, para além do que se passa numa praça de toiros", explicou a presidente do Grupo Tauromáquico Sector 1, Patrícia Sardinha, em declarações à agência Lusa.
Além da captação de "novos públicos" para a festa brava, o Fórum tem também como objetivo "lançar bases" para o futuro da tauromaquia em Portugal.
"A maioria dos temas a debater é a pensar no futuro. Queremos analisar os pontos em que estamos a falhar, o que podemos melhorar e lançar, acima de tudo, uma defesa forte da festa, com argumentos válidos e consistentes", disse.
O Grupo Tauromáquico Sector 1, fundado a 01 de maio de 1932, pretende ainda, através do evento, "dar formação" aos participantes e "fomentar o pensamento e a discussão" da tauromaquia portuguesa, facultando uma compreensão "mais aprofundada" da cultura taurina, nas suas componentes histórica e técnica.
Os promotores querem também debater os desafios que esta expressão artística enfrenta nos dias de hoje. A "Tauromaquia e a sua relação às outras artes", "A promoção da tauromaquia no século XXI", "As preocupações de bem-estar animal na tauromaquia" ou a "História da tauromaquia portuguesa" são alguns dos temas que vão ser abordados durante o fórum.
As inscrições podem ser realizadas através do email [email protected] . O Fórum terá o custo de 25€ para sócios do Grupo Tauromáquico Sector 1 e para menores de 23 anos, e de 35€ para não sócios. O pagamento é efectuado no primeiro dia de inscrição, aquando do registo.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 12 de Março de 2016
10:00 Recepção/Formalização das Inscrições;
10:30 Sessão de Abertura
11:00 Conferência: História dos Toiros de Morte em Portugal - Prof. Dr. Luís Capucha
12:30 Conferência: Gerir as Touradas como marca cultural no século XXI e o activismo taurino – Hélder Milheiro (Federação Protoiro)

Dia 19 de Março de 2016
10:30 Conferência: História da Tauromaquia em Portugal – Coronel José Henriques

Dia 2 de Abril de 2016
10:30 Conferência: Termografia e sua aplicabilidade no Toiro de Lide – Carolina Ferraz
11:30 Mesa Redonda: As Crianças e a Tauromaquia (participantes a anunciar)
14:30 Mesa Redonda: Qual o próximo passo na evolução da Pega? – Peu Torres, Diogo Sepúlveda, Vasco Pinto e mais um participante. Moderador: José Cáceres
16:00 Mesa Redonda: Como promover a Tauromaquia no século XXI? - Paulo Pessoa Carvalho, Hélder Milheiro, António Sousa Duarte, mais um participante – Moderador: Miguel Soares

Dia 9 de Abril de 2016
11:00 Mesa Redonda: Estratégias para revitalizar o Toureio a Pé em Portugal – matador Vítor Mendes, Ricardo Levesinho e mais dois participantes
12:30 Conferência: O Médico Veterinário e o Bem-estar Animal: sua importância no espectáculo taurino – Dr. Jorge Moreira da Silva
14:30 Conferência: Os sentidos do Toiro de Lide – Profª Drª Luísa Mendes Jorge
16:00 Mesa Redonda: Que toiro se está a criar para o futuro? - António Veiga Teixeira, João Ribeiro Telles, Calejo Pires, mais um participante - Moderador Miguel Ortega

Dia 16 de Abril de 2016
11:00 Mesa Redonda: Em que sentido está a evoluir o Toureio a Cavalo? – António Telles, Filipe Gonçalves, Duarte Pinto, mais um participante – Moderador: Cor. José Henriques
12:30 Conferência: Impacto económico da Tauromaquia: O caso das Capeias Arraianas – Filipa Pucariço
14:00 Mesa Redonda: A Tauromaquia como inspiração para as outras artes - Pedro Cabrita Reis (artista plástico), Alexandre Pomar (crítico de arte), Maria Alzira Seixo (especialista em literatura portuguesa), Alice Vieira (escritora) e Henrique Cayatte (designer) - Moderador Elísio Summavielle (director do CCB)
16:00 Encerramento do Fórum

http://gtsector1.blogspot.pt/2016/03/i- ... urina.html