Associação Amigos da Festa Brava do Pinhal Novo

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Associação Amigos da Festa Brava do Pinhal Novo

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta out 28, 2009 2:47 am

Caros Forenses,

Nas minhas pesquisas encontrei uma entrevista de uma Associação que ainda não está nesta secção do Fórum, a Associação Amigos da Festa Brava do Pinhal Novo:
Associação Amigos da Festa Brava do Pinhal Novo em entrevista
Imagem
Texto: Isabel de Almeida
Fotos: Miguel Garcia

No passado domingo, 20 de Janeiro de 2008, na sede do Grupo Desportivo da herdade de Rio Frio, decorreu o almoço convívio organizado pela Associação Amigos da Festa Brava do Pinhal Novo. Tivemos então oportunidade de entrevistar Carlos Queirós Marta – Presidente da Associação, e Sandro David Mendes Patraquim – Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Pinhal Novo.

Zona Rural: Em que ano foi fundada a vossa Associação?
Carlos Marta: Foi fundada em 16 de Março de 2006. A estreia do grupo de forcados ocorreu em 25 de Junho de 2006.

Z.R: Onde ocorreu a Corrida de Estreia do Grupo?
Sandro Patraquim: A estreia do Grupo decorreu numa Corrida de Touros no Pinhal Novo. O Cartel era composto pelos Toureiros Rui Salvador, Gilberto Filipe e Manuel Lupi. Os touros eram da Ganadaria Herdade de Camarate.

Z.R.: Quanto elementos tem actualmente o Grupo de Forcados Amadores do Pinhal Novo?
S.P.: Tem vinte elementos.

Z.R.: Quais as suas idades?
S.P.: O mais novo elemento tem 16 anos e o mais velho tem 42 anos.

Z.R.: No Pinhal Novo há uma forte ligação ao mundo do touro?
C.M.: Algumas pessoas têm ligação ao mundo dos touros. Uma das nossas ideias é incutir o gosto pela festa brava. Existe uma história da tauromaquia ligada ao Pinhal Novo.

Z.R.: Através de que iniciativas divulgam as vossas actividades?
C.M.: Através destes convívios, através da corrida de touros que organizamos no Pinhal Novo, e também através de iniciativas conjuntas por exemplo com a Junta de Freguesia do Pinhal Novo, ou a participação na Feira do Cavalo.

Z.R.: Onde se encontram e convivem os membros do Grupo de Forcados Amadores do Pinhal Novo?
S.P.: o grupo convive às quartas-feiras no Motoclube do Pinhal Novo porque ainda não temos sede.

Z.R.: A Sede é um objectivo?
C.M.: É um objectivo, embora difícil de cumprir, muito embora não se encontre na primeira linha de objectivos para este ano.

Z.R.: Que iniciativas têm em mente para este ano?
C.M.: A organização da corrida do Pinhal Novo. Ajudar o grupo nas iniciativas que vai ter, nas participações em várias corridas. Um dos principais objectivos é criar um seguro para os Forcados, como experiência dos últimos dois anos de actividade do grupo de Forcados, em que ocorreram lesões graves. É também nosso objectivo entrar para a Associação de Forcados como grupo associado. Já estamos em observação e este ano queríamos entrar mesmo.

Z.R.: Já têm corridas agendadas para este ano, ou ainda é precoce?
S.P.: A corrida do Pinhal Novo. No ano passado estabeleci uma meta a mim mesmo, entre 6 a 8 corridas, e fizemos 10, o que ultrapassou as expectativas. Isso quer dizer que o grupo de trabalho entre Forcados e Associação se está a entender bem. Este ano sou mais exigente, acho que o grupo tem capacidade para fazer 15 corridas. Temos de ir crescendo ano a ano e não podemos dar o passo maior do que a perna.

Z.R.: De onde surgiu a ideia deste almoço?
S.P.: Este almoço é um agradecimento a todas as pessoas que estiveram ligadas à corrida do Pinhal Novo. Convidámos todos os que participaram. Convidámos também pessoas ligadas ao mundo da Tauromaquia, Grupo de Forcados de Cascais, Grupo de Forcados de Safara. Vários Forcados do país e antigos Forcados aqui da terra também.

Z.R.: A escolha da Herdade de Rio Frio para este evento não foi por acaso, pois não?
C.M.: Não, não foi por acaso. Foi porque Rio Frio pertence à freguesia do Pinhal Novo. Pela sua história e pelo seu presente, também tem muito a ver com o mundo taurino.
S.P.: Também estão ligados a este local grandes figuras do mundo dos Touros, como o Engenheiro José Lupi e Manuel Lupi.

Z.R.: Alguma mensagem ou nota final que queiram deixar?
C.M.: Queremos deixar um agradecimento a todos quantos ajudaram o Grupo de Forcados durante a sua vida e a todos os que ajudaram na organização deste almoço, com as ofertas que fizeram. O nosso agradecimento à Direcção do Grupo Desportivo de Rio Frio, que cedeu o espaço.
In: http://jornalzonarural.blogspot.com/200 ... va-do.html

Agradeço que a Associação comece a divulgar as suas actividades neste tópico.

Cumprimentos
Filipe Graciosa

Responder