Praça de Touros de Alcácer do Sal

Aqui pode comentar acerca de todas as Praças de Touros e Tentaderos

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Praça de Touros de Alcácer do Sal

#1 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 6:37 pm

A praça de touros de Alcácer é palco de vários espectáculos tauromáquicos e de grandes corridas de touros. Foi também ali o cenário de um dos génios do toureio equestre, João Branco Núncio, filho da terra, a quem o nome da praça presta homenagem.

Mandada construir em 1922, pelo criador Joaquim Mendes Núncio Júnior, a obra em alvenaria tinha capacidade para cinco mil espectadores. Substituiu uma frágil praça em madeira, edificado dois anos antes por um pequeno grupo de agricultores, que acabou por ruir.
Na década de 50 é feito o levantamento do alçado superior da praça, a inclusão de galerias e camarotes cobertos e a adaptação do piso térreo para onze moradias que acolhessem famílias. A utilização deste espaço para a construção de casas particulares atribui-lhe um cunho social que não é comum nestes edifícios.

Em 1974, João Branco Núncio concede a doação do espaço à Santa Casa da Misericórdia, tornando-se aquele o prédio urbano com maiores proveitos para a instituição.

Há duas corridas de touros que têm lugar cativo, uma em Junho, na altura da feira da Pimel e outra em inícios de Outubro, na Feira Nova de Alcácer. Está classificada como praça de primeira categoria.

A lotação actual é de 4500 lugares mas na praça não existe qualquer lugar com o número 13. Supersticioso, João Branco Núncio nunca o permitiu.
Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Responder