Página 1 de 1

Praça de Toiros de Caldas da Rainha

Enviado: quinta dez 10, 2009 10:11 pm
por DCP
Imagem

Re: Praça de Toiros de Caldas da Rainha

Enviado: sábado dez 12, 2009 4:00 pm
por DCP
«As Caldas, terra de "ganaderos", gosta de touradas como o Ribatejo. A tradição das esperas de touros, com amazonas ensaiando coragem, campinos de vara larga e bichos tresmalhados, mantém-se ainda nas Caldas vila que é uma saudade do Marialva.
Assisti, num dos últimos domingos, na praça de touros da povoação, a uma corrida de amadores, corrida que não devia ter agradado muito aos críticos tauromáquicos mas que, sem dúvida agradou a todos os que procuram raça, nestes espectáculos.
O grupo de forcados do Ribatejo, onde há médicos, advogados e lavradores, mereceu o que já não era possível conceder-lhe: uma página de Fialho. A alegria saudável do forcado António de Abreu, alegria silvestre, alegria de mata viva e de pedregoso regato, comunicou-se a toda a praça e pôs arrogância e bravura na tarde de sol, na tarde campina. Há a registar, nesta corrida, as boas pegas do grupo de forcados do Ribatejo, duas ou três sortes felizes do cavaleiro Falé e alguns ditos cravados na praça, como bandarilhas, pelo Sr. Alberto Maia, "raisonneur" da tourada.
Assistiram à corrida algumas espanholas de cartaz de feira pobre, espanholas de leque de papel com véu e alta "peineta". Pela ingenuidade dos trajes e pelo vidrado das expressões pareciam de barro das Caldas, últimos modelos, como das Caldas parecia um certo bicho que se cansou de dizer que "sim" enquanto permaneceu no redondel.»
António Ferro
Caldas da Rainha, Quinta do Sandre - 27-8-1924
(in "Diário de Notícias" de 3 de Setembro de 1924)

Re: Praça de Toiros de Caldas da Rainha

Enviado: sábado dez 12, 2009 5:51 pm
por DCP
Edificada por iniciativa popular e inaugurada em 13 de Junho de 1883 com capacidade para 4000 espectadores, esta praça ofereceu momentos sublimes à tauromaquia portuguesa.

As gentes de então enchiam a praça das Caldas da Rainha para saborearem um “quite”, ovacionar um “natural” e delirar com uma “estocada a receber”.

Hoje perdeu-se um pouco a tradição do toureio a pé devido à evolução que têm tido os toiros em Portugal, no entanto, todos os anos tem havido toureio apeado, tendo em 2008 havido dois espectáculos, neles entrado os mais promissores novilheiros portugueses da actualidade, Gonçalo Montoya, Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura.

A praça das Caldas da Rainha teve enorme tradição, após 1974 com um virar generalizado do curso da festa de toiros em Portugal, começou a ter um período menos favorável o que em meados dos anos 80 levou os seus proprietários a encararem a hipótese de arrendar a praça, o actual empresário realizou nesse período alguns espectáculos pontuais, tendo assumido os destinos da praça de toiros em finais de 80 início de 90. A praça de toiros das Caldas da Rainha que fazia com sucesso um espectáculo por ano, voltou a ser uma inequívoca referência no panorama taurino nacional e internacional, tendo nela passado nos últimos anos as mais prestigiadas figuras mundiais do toureio equestre e os melhores e mais internacionais matadores portugueses.

De uma corrida passaram-se a organizar entre 3 e cinco, tendo havido anos com 6 espectáculos e também alguns musicais em que se destaca o espectáculo Amália de Felipe la Féria, dando à cidade e à praça de toiros uma enorme projecção.

Actualmente e com as novas exigências da IGAC, a praça de toiros foi alvo de uma intervenção no sentido de cumprir com as novas regras, passando a ter uma lotação para aproximadamente 3.250 espectadores.
Imagem

Re: Praça de Toiros de Caldas da Rainha

Enviado: sábado dez 12, 2009 6:07 pm
por DCP
Caldas487441042.jpg
Caldas487441042.jpg (41.2 KiB) Visto 8578 vezes

Re: Praça de Toiros de Caldas da Rainha

Enviado: domingo dez 13, 2009 7:17 pm
por Filipe Graciosa
Tourada nas Caldas em 1905
Tourada nas Caldas 1905.jpg
Tourada nas Caldas 1905.jpg (40.42 KiB) Visto 8578 vezes