Antiga Praça de Touros de Cascais

Aqui pode comentar acerca de todas as Praças de Touros e Tentaderos

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Antiga Praça de Touros de Cascais

#1 Mensagem por DCP » quinta dez 10, 2009 9:45 pm

Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Antiga Praça de Touros de Cascais

#2 Mensagem por DCP » terça dez 29, 2009 7:03 pm

Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Re: Antiga Praça de Touros de Cascais

#3 Mensagem por Filipe Graciosa » sábado jul 22, 2017 3:43 pm

Independentemente de acordo entre proprietário e comerciantes
Câmara de Cascais ordena demolição da Praça de Touros a partir de Maio
26 de Abril de 2006, 15:52 - Lusa

António Capucho disse que já foi ultrapassado o prazo razoável para a chegada a um acordo

A praça de touros de Cascais pode ser demolida a partir de Maio, independentemente de o proprietário chegar a acordo com os comerciantes que ainda ali têm lojas abertas, revelou hoje o presidente da autarquia.

"Em Maio, com a passagem da feira [que se realiza em torno da praça de touros] para o recinto da Adroana, temos as condições necessárias para avançar com a ordem de demolição", disse António Capucho (PSD) aos jornalistas, à margem de uma reunião pública do executivo municipal.

A Câmara de Cascais aprovou hoje a minuta do protocolo a celebrar entre a autarquia, a construtora Teixeira Duarte, actual proprietária da praça, e a Santa Casa da Misericórdia, antiga dona do imóvel, para a elaboração do plano de pormenor da área. A minuta do protocolo foi aprovada cerca de um ano depois do executivo municipal ter dado luz verde à elaboração do plano de pormenor.

"Tivemos de dar tempo para o proprietário e os comerciantes chegarem a acordo, mas já se ultrapassou o prazo razoável para esse acordo que, sublinho, é entre particulares", justificou o presidente da Câmara. António Capucho sublinhou que "a inexistência de acordo não impede a demolição" e que a Câmara não está disponível para "esperar uma eternidade" até haver entendimento entre proprietário e cerca de dez comerciantes.

Em 1999, a Santa Casa da Misericórdia vendeu a praça de touros à construtora Teixeira Duarte, que ainda não chegou a acordo com os comerciantes sobre as indemnizações pela sua saída do local.

Depois da queda de um varandim, em Outubro de 2004, o edifício foi vedado pela autarquia por motivos de segurança fundamentados num relatório do Instituto Superior Técnico.

"Se houver um sismo de maior intensidade, a responsabilidade de um acidente é minha que não mandei demolir a praça, por isso, basta", disse António Capucho.

O autarca escusou-se, contudo, a avançar uma data para a demolição já que depois de recebida a ordem, a Teixeira Duarte terá ainda de apresentar um projecto de demolição.
O melhor do Público no email

Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.
Subscrever

Segundo Capucho, trata-se de um "projecto fácil de apresentar e aprovar, que define, por exemplo, os receptadores dos resíduos e as ruas por onde o transporte desses resíduos vai passar".

A zona ocupada actualmente pela praça de touros dará lugar a edifícios ocupados essencialmente por residências assistidas para idosos e uma área comercial "residual", adiantou o presidente da Câmara.
https://www.publico.pt/2006/04/26/local ... io-1255270
Filipe Graciosa

Responder