Página 1 de 1

Praça de Toiros da Moita

Enviado: quinta dez 10, 2009 7:53 pm
por DCP
Imagem
Imagem

Re: Praça de Toiros da Moita

Enviado: quinta dez 10, 2009 8:44 pm
por DCP
Imagem

Re: Praça de Toiros da Moita

Enviado: quinta dez 10, 2009 8:46 pm
por DCP
Imagem

Re: Praça de Toiros da Moita

Enviado: sábado dez 12, 2009 3:31 pm
por DCP
Imagem
Imagem

Re: Praça de Toiros da Moita

Enviado: sábado dez 12, 2009 6:25 pm
por DCP
Na dependência económica de Lisboa, a Moita experimentava também a influência cultural da capital, nutrindo igualmente uma grande simpatia pelos festejos com touros, até final do século XVIII praticamente circunscritos ao protagonismo de nobres e de clero.

Na sequência da vitória liberal (1834), os festejos com touros conhecem uma implantação mais alargada e, mercê da concorrência popular, sobrevem a configuração do espectáculo tauromáquico moderno.

Na Moita, em 1837, os festeiros da Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem realizavam duas corridas de touros. Passadas três décadas, o desenvolvimento da «aficion» local permitirá perspectivar a exploração económica do espectáculo com touros, edificando-se para o efeito a Praça de Touros Nª. Sr.ª da Boa Viagem, em 1872, também designada, por vezes, como Praça da Caldeira.

Em 1947, a velha praça de touros conclui a sua função na história da tauromaquia moitense. De 1872 a 1947, foram cumpridos 75 anos ao serviço da festa brava, interrompidos pela vistoria que detectou carências ao nível das condições de segurança.

Sem praça de touros que estimulasse festeiros não se realizaram as Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem em 1948 e 1949.

Sendo uma circunstância insustentável para os moitenses, tem início um movimento para a construção da nova praça de touros, constituindo-se a Sociedade Moitense de Tauromaquia, proprietária da actual praça de touros, que tomou a denominação de Daniel do Nascimento. A inauguração da Daniel do Nascimento ocorreu em 16 de Julho de 1950 e contou com a presença dos ministros da Educação e da Economia, subsecretários de Estado do Comércio e Indústria e da Agricultura, governador-civil, entre outras individualidades.

Ao longo destes anos, a Moita tem consolidado uma posição cimeira no panorama tauromáquico, detendo actualmente aquela que é conhecida como a mais importante feira taurina de Portugal, que se realiza em Setembro, aquando das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

De salientar, ainda, na forma de festejo popular, as tradicionais largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, na Moita, na Praia do Rosário e também, embora com menor expressão, em Sarilhos Pequenos, em Alhos Vedros e na Barra Cheia.
Imagem

Praça de Toiros da Moita do Ribatejo

Enviado: quarta dez 30, 2009 9:42 pm
por FestaBravanoRibatejo
A Praça de Toiros "Daniel do Nascimento" na Moita do Ribatejo foi construída em 1950 é uma das Praças mais emblemáticas do Ribatejo,aonde já teve o prazer de receber o "toureio" ao mais alto nível,caso mais recente Diego Ventura,onde também já aconteceram momentos que ficam na memória, quem não se lembra em Setembro de 2001, quando o toureiro Pedrito de Portugal matou um touro na arena.
Moita.jpg
Moita.jpg (82.76 KiB) Visto 9773 vezes
Blog "Festa Brava no Ribatejo" apresenta uma reportagem da Praça de Toiros "Daniel do Nascimento" na Moita do Ribatejo.
http://festabravanoribatejo.blogspot.co ... e%20Toiros