Neste site h√° censura pura e dura, para anti-touradas!!!
Data/Hora: s√°bado nov 18, 2017 4:29 am

Os Hor√°rios s√£o TMG

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: s√°bado out 17, 2009 4:06 pm 
Desligado
Praticante

Registado: s√°bado out 17, 2009 2:54 pm
A minha preferida :)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Visita minha galeria de fotografias ou a minha pagina no facebook

MensagemEnviado: quarta out 21, 2009 9:24 pm 
Desligado
Banderilheiro

Registado: domingo jun 08, 2003 12:31 am
Belas fotografias!

MensagemEnviado: s√°bado out 24, 2009 11:22 pm 
Desligado
Praticante

Registado: terça set 15, 2009 1:44 am
Lisboa e Vila Franca, sem d√ļvida, arquitectonicamente as mais bonitas.
A primeira mais majestosa a segunda mais castiça, mas penso que ambas se destacam das restantes praças do nosso país.

MensagemEnviado: ter√ßa out 27, 2009 4:09 pm 
Desligado
Matador

Registado: quinta set 03, 2009 4:08 am
Excelentes fotografias da pra√ßa Palha Blanco de Vila Franca de Xira, concordo que em termos de arquitectura as de Lisboa e Vila franca s√£o das mais bonitas, em termos de comodidade e aficion nada como a pra√ßa de √Čvora, a de Santar√©m e Moita.

MensagemEnviado: ter√ßa nov 03, 2009 10:05 pm 
Desligado
Praticante

Registado: s√°bado out 17, 2009 2:54 pm
Obrigado pelos elogios √°s minhas fotografias :D

Confesso que acho a pra√ßa do Campo Pequeno a mais bonita mas a Palha Blanco √© a que me tr√°s mais boas recorda√ß√Ķes. Tenho uma costela Ribatejana (VFX) e j√° desde miudo que meu pai me levava l√° √°s corridas para ver o Jos√© Julio, Xibanga, Luis Miguel da Veiga, Jos√© Falc√£o, Jos√© Mestre Baptista e outros. Qualquer um deles eram os meus herois e eu tinha um especial carinho pelo Jos√© Falc√£o que era amigo de infancia do meu pai. √Č apenas por essas recorda√ß√Ķes que a Palha Blanco ser√° sempre a minha preferida ... nem que caia aos bocados. Recentemente ouvi opiniar no programa Arte & Emo√ß√£o que se devia construir uma nova pra√ßa com melhores condi√ß√Ķes (talvez do outro lado do Tejo). A ideia n√£o me agradou nada porque nesse caso qual ser√≠a o destino da Palha Blanco? :(

Visita minha galeria de fotografias ou a minha pagina no facebook

MensagemEnviado: ter√ßa nov 10, 2009 9:46 pm 
Desligado
Banderilheiro

Registado: s√°bado set 26, 2009 2:23 am
A Palha Blanco é castiça mas não é bonita. Para estacionar é um caso sério. Salva-se o restaurante Redondel onde se come muito bem.

MensagemEnviado: ter√ßa dez 08, 2009 8:22 pm 
Desligado
Praticante

Registado: s√°bado set 19, 2009 1:40 pm
Por acaso discordo... h√° restaurantes muito melhores em Vila Franca do que o Redondel.

Quanto √† falta de estacionamento para quem n√£o sabe existe um novo parque de estacionamento na proximidade da pra√ßa... mas claro que √© muito mais "in" estacionar √† porta da pra√ßa e de prefer√™ncia no local destinado √† passagem da ambul√Ęncia (como j√° vi algumas vedetas fazerem) :roll:

Mas não é por isso que a Praça deixa de ser bonita. Digo eu...

MensagemEnviado: s√°bado dez 12, 2009 5:04 pm 
Desligado
Ganadero

Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm
Citar:
Vila Franca √© a Sevilha Portuguesa; foi chamada assim, no final do s√©culo XIX, porque um dos seus filhos toureou t√£o bem, que o p√ļblico, ao saber que este era portugu√™s e n√£o espanhol, exigiu que tal cognome fosse dado ao seu ber√ßo natal.

Tem o maior orgulho nas suas tradi√ß√Ķes taurom√°quicas. A Pra√ßa de Toiros Palha Blanco (1901) √© um ex-libris desta terra, intimamente ligada com as lez√≠rias, a figura nobre do campino e o fado que pelas festas tradicionais do Colete Encarnado, da centen√°ria Feira de Outubro, ou das Festas da Cidade, das Romarias de Alcam√© e do Senhor da Boa Morte, trina em cada peito vilafranquense.

Imagem

MensagemEnviado: s√°bado dez 12, 2009 5:45 pm 
Desligado
Ganadero

in http://www2.cm-vfxira.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=65766

Citar:
Praça de Toiros Palha Blanco

Mais de 100 Anos de História
A Praça de Toiros Palha Blanco, de Vila Franca de Xira, comemorou um século em Setembro de 2001.

Existiram, antes da actual, tr√™s pra√ßas de toiros no mesmo local, todas elas em madeira: uma sem a tradicional forma redonda, outra que j√° n√£o conseguia responder √†s necessidades do p√ļblico e, por fim, uma outra que ardeu. A pra√ßa definitiva √©, ent√£o, constru√≠da em 1901, no tempo recorde de seis meses, por Jos√© Pereira Palha Blanco. Para tal reuniu uma sociedade por ac√ß√Ķes da qual fazia parte Amadeu Infante, o Conde de Cascais, Lu√≠s da Gama, Carlos Jos√© Gon√ßalves, Marciano Mendon√ßa, Rodolpho Santos, entre outros. Esta pra√ßa surge com o objectivo de fazer face √†s despesas do Asilo Creche, uma institui√ß√£o que, aquando da peste da pneum√≥nica, acolheu muitas crian√ßas √≥rf√£s. Mais tarde, a pra√ßa de toiros √© doada √† Santa Casa da Miseric√≥rdia.

Inaugurada, a 30 de Setembro de 1901, a corrida desse dia contou com a presença de 12 toiros das ganadarias Palha Blanco, Luiz Patrício, Comendador Paulino da Cunha e Silva, Marquês de Castelo Melhor, António Vicente Santos e Eduardo Marques.

Uma grande tourada, em Julho de 1905, transformou a praça num expoente máximo de prestígio. O rei D. Carlos honrou a corrida com a sua presença. Mais tarde e após a morte de José Pereira Palha Blanco, em 1937, a praça passou a possuir, na sua denominação, o nome do seu fundador.

Este ex-libris da cidade de Vila Franca de Xira serviu de palco a v√°rios eventos e corridas de benefic√™ncia organizadas por outras vilas, como Benavente, Salvaterra de Magos e Alenquer, com o fim de angariar fundos para colectividades: bandas de m√ļsica, corpora√ß√Ķes de bombeiros, entre outras. Nessa altura os aficionados vinham de todo lado, apinhando comboios que tinham como finalidade transportar este p√ļblico espec√≠fico e cujo hor√°rio chegava a ser anunciado no pr√≥prio cartel. Realizavam-se, inclusive, interc√Ęmbios por barco (n√£o existia a Ponte Marechal Carmona) para possibilitar a vinda de mais pessoas aos espect√°culos que marcam a hist√≥ria deste taur√≥dromo. √Čpocas de ouro em que o fado e o teatro eram os √ļnicos espect√°culos de entretenimento para a noite. Durante o dia, as corridas de toiros eram a forma de lazer eleita por todos.

Durante muitos anos decorreram ali in√ļmeros e diversos espect√°culos, para al√©m das corridas, novilhadas e garraiadas: pe√ßas c√≥micas, actua√ß√Ķes de Am√°lia Rodrigues, paradas da Mocidade Portuguesa, cortejos carnavalescos, saraus de gin√°stica, bailes, combates de boxe e concursos de bandas musicais. Serviu, ainda, de esplanada para visionamento de filmes projectados num grande √©cran ali montado e foi o local escolhido para a concentra√ß√£o de gado cavalar mobilizado para a II Guerra Mundial.

Uma Praça Singular
Esta √©, de facto, uma pra√ßa de caracter√≠sticas singulares pelo facto de ser a √ļnica do pa√≠s onde se deram quatro corridas de toiros de morte (em 1925, 1927, 1966 e 1967) e pela primeira vez, na Pen√≠nsula Ib√©rica, se realizaram nove corridas seguidas. As corridas de toiros de morte traduziram-se em grandes √™xitos, contudo, os toureiros portugueses n√£o escaparam √† pris√£o. √Č tamb√©m uma das poucas do pa√≠s onde, at√© √† data, n√£o faleceu ningu√©m. Foram ali concedidas cinco alternativas a cavaleiros.

Considerada uma das pra√ßas com maior cartel, por l√° passaram as principais figuras do toureio a p√© e a cavalo, forcados e famosas ganadarias, que acabaram por fazer jus √† designa√ß√£o de ‚ÄúSevilha Portuguesa‚ÄĚ, atribu√≠da √† cidade de Vila Franca de Xira. Conta-se que a origem deste termo deve-se √† brilhante actua√ß√£o de Jos√© Ribeiro Tom√©, num Festival do Coliseu dos Recreios de Lisboa, onde o julgaram ser de Sevilha. Tomando conhecimento da sua naturalidade, passaram a dar o referido nome a Vila Franca de Xira. Cerca de 290 espadas, toureiros a p√© e novilheiros, 260 toureiros a cavalo, mais ou menos 210 ganadarias, 520 bandarilheiros e 950 forcados passaram pela arena da Palha Blanco. Muitas personalidades de pa√≠ses como Espanha e M√©xico passaram por esta pra√ßa. Do toureio a p√©, Domingo Ortega, Pepe Luis V√°zquez, Conchita Citr√≥n, Diamantino Viseu, Parrita, Carlos Arruza, os mexicanos Greg√≥rio Garcia, Lu√≠s Freg, Procuna e do toureio a cavalo: D. Lu√≠s de Rego, D. Rui da C√Ęmara, D. Francisco Mascarenhas, Sim√£o da Veiga (filho), os Domecq, Ant√≥nio Lu√≠s Lopes, Morgado Covas, Rufino Pereira da Costa, Alberto Lu√≠s Lopes. Bandarilheiros como Jos√© Ribeiro Tom√©, Mateus Falc√£o, Francisco Frois, Francisco Rocha, Jo√£o Frois, Francisco Pontes e Vital Mendes, fizeram brilhantes actua√ß√Ķes e, tamb√©m, os forcados de Vila Franca, √Čvora, Montemor-o-Novo, relembram os mais idosos do Concelho.

A Praça de Toiros Palha Blanco, uma prova irrefutável de que Vila Franca de Xira foi, é, e será sempre uma Cidade Taurina de mérito nacional e internacionalmente reconhecido.

CONTACTOS
Largo 5 de Outubro
Morada de contacto:
Stª Casa da Misericórdia de VFX
Rua Gomes Freire, n¬ļ 13
2600‚Äď150 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 287 300
Fax: 263 287 309
Email: scmvfxira@iol.pt
Lotação: 4.069 pessoas

Empresa Concessionária da Praça de Toiros
Tauroleve - Sociedade Tauromáquica Letra da Neta, Ldª
Rua Serpa Pinto, n¬ļ 100 - 1¬ļ andar/ sala 2
2600‚Äď262 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 278 475
Fax: 263 278 475
E-mail: tauroleve@gmail.com

Imagem Imagem
Imagem Imagem

MensagemEnviado: ter√ßa dez 29, 2009 7:01 pm 
Desligado
Ganadero

Imagem

MensagemEnviado: ter√ßa mar 16, 2010 8:56 pm 
Desligado
Banderilheiro

Registado: s√°bado set 26, 2009 2:23 am
Praça velha, incómoda e sem estacionamento.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 11 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Toureio Sol e Sombra Touro Bravo Cavalonet