Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

Aqui pode comentar acerca de todas as Praças de Touros e Tentaderos

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
jctsoares
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado out 17, 2009 2:54 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#1 Mensagem por jctsoares » sábado out 17, 2009 4:06 pm

A minha preferida :)
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
João Carlos

Visita minha galeria de fotografias ou a minha pagina no facebook

Patrícia
Banderilheiro
Mensagens: 36
Registado: domingo jun 08, 2003 12:31 am
Localização: Lisboa

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#2 Mensagem por Patrícia » quarta out 21, 2009 9:24 pm

Belas fotografias!
Patrícia Costa

Espetaferros
Praticante
Mensagens: 20
Registado: terça set 15, 2009 1:44 am

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#3 Mensagem por Espetaferros » sábado out 24, 2009 11:22 pm

Lisboa e Vila Franca, sem dúvida, arquitectonicamente as mais bonitas.
A primeira mais majestosa a segunda mais castiça, mas penso que ambas se destacam das restantes praças do nosso país.
De caras e ao estribo!

ManelMesquitella
Matador
Mensagens: 402
Registado: quinta set 03, 2009 4:08 am

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#4 Mensagem por ManelMesquitella » terça out 27, 2009 4:09 pm

Excelentes fotografias da praça Palha Blanco de Vila Franca de Xira, concordo que em termos de arquitectura as de Lisboa e Vila franca são das mais bonitas, em termos de comodidade e aficion nada como a praça de Évora, a de Santarém e Moita.
"FRENTE DE ACÇÃO PRO TAURINA - AGIR E A ATITUDE A TER"

Avatar do Utilizador
jctsoares
Praticante
Mensagens: 11
Registado: sábado out 17, 2009 2:54 pm
Localização: Portimão
Contacto:

Re: Praças de Toiros Portuguesas

#5 Mensagem por jctsoares » terça nov 03, 2009 10:05 pm

Obrigado pelos elogios ás minhas fotografias :D

Confesso que acho a praça do Campo Pequeno a mais bonita mas a Palha Blanco é a que me trás mais boas recordações. Tenho uma costela Ribatejana (VFX) e já desde miudo que meu pai me levava lá ás corridas para ver o José Julio, Xibanga, Luis Miguel da Veiga, José Falcão, José Mestre Baptista e outros. Qualquer um deles eram os meus herois e eu tinha um especial carinho pelo José Falcão que era amigo de infancia do meu pai. É apenas por essas recordações que a Palha Blanco será sempre a minha preferida ... nem que caia aos bocados. Recentemente ouvi opiniar no programa Arte & Emoção que se devia construir uma nova praça com melhores condições (talvez do outro lado do Tejo). A ideia não me agradou nada porque nesse caso qual sería o destino da Palha Blanco? :(
João Carlos

Visita minha galeria de fotografias ou a minha pagina no facebook

Camara Gonçalves
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: sábado set 26, 2009 2:23 am

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#6 Mensagem por Camara Gonçalves » terça nov 10, 2009 9:46 pm

A Palha Blanco é castiça mas não é bonita. Para estacionar é um caso sério. Salva-se o restaurante Redondel onde se come muito bem.

Avatar do Utilizador
tourosetouradas
Praticante
Mensagens: 19
Registado: sábado set 19, 2009 1:40 pm
Contacto:

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#7 Mensagem por tourosetouradas » terça dez 08, 2009 8:22 pm

Por acaso discordo... há restaurantes muito melhores em Vila Franca do que o Redondel.

Quanto à falta de estacionamento para quem não sabe existe um novo parque de estacionamento na proximidade da praça... mas claro que é muito mais "in" estacionar à porta da praça e de preferência no local destinado à passagem da ambulância (como já vi algumas vedetas fazerem) :roll:

Mas não é por isso que a Praça deixa de ser bonita. Digo eu...

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#8 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 5:04 pm

Vila Franca é a Sevilha Portuguesa; foi chamada assim, no final do século XIX, porque um dos seus filhos toureou tão bem, que o público, ao saber que este era português e não espanhol, exigiu que tal cognome fosse dado ao seu berço natal.

Tem o maior orgulho nas suas tradições tauromáquicas. A Praça de Toiros Palha Blanco (1901) é um ex-libris desta terra, intimamente ligada com as lezírias, a figura nobre do campino e o fado que pelas festas tradicionais do Colete Encarnado, da centenária Feira de Outubro, ou das Festas da Cidade, das Romarias de Alcamé e do Senhor da Boa Morte, trina em cada peito vilafranquense.
Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#9 Mensagem por DCP » sábado dez 12, 2009 5:45 pm

in http://www2.cm-vfxira.pt/PageGen.aspx?W ... naId=65766
Praça de Toiros Palha Blanco

Mais de 100 Anos de História
A Praça de Toiros Palha Blanco, de Vila Franca de Xira, comemorou um século em Setembro de 2001.

Existiram, antes da actual, três praças de toiros no mesmo local, todas elas em madeira: uma sem a tradicional forma redonda, outra que já não conseguia responder às necessidades do público e, por fim, uma outra que ardeu. A praça definitiva é, então, construída em 1901, no tempo recorde de seis meses, por José Pereira Palha Blanco. Para tal reuniu uma sociedade por acções da qual fazia parte Amadeu Infante, o Conde de Cascais, Luís da Gama, Carlos José Gonçalves, Marciano Mendonça, Rodolpho Santos, entre outros. Esta praça surge com o objectivo de fazer face às despesas do Asilo Creche, uma instituição que, aquando da peste da pneumónica, acolheu muitas crianças órfãs. Mais tarde, a praça de toiros é doada à Santa Casa da Misericórdia.

Inaugurada, a 30 de Setembro de 1901, a corrida desse dia contou com a presença de 12 toiros das ganadarias Palha Blanco, Luiz Patrício, Comendador Paulino da Cunha e Silva, Marquês de Castelo Melhor, António Vicente Santos e Eduardo Marques.

Uma grande tourada, em Julho de 1905, transformou a praça num expoente máximo de prestígio. O rei D. Carlos honrou a corrida com a sua presença. Mais tarde e após a morte de José Pereira Palha Blanco, em 1937, a praça passou a possuir, na sua denominação, o nome do seu fundador.

Este ex-libris da cidade de Vila Franca de Xira serviu de palco a vários eventos e corridas de beneficência organizadas por outras vilas, como Benavente, Salvaterra de Magos e Alenquer, com o fim de angariar fundos para colectividades: bandas de música, corporações de bombeiros, entre outras. Nessa altura os aficionados vinham de todo lado, apinhando comboios que tinham como finalidade transportar este público específico e cujo horário chegava a ser anunciado no próprio cartel. Realizavam-se, inclusive, intercâmbios por barco (não existia a Ponte Marechal Carmona) para possibilitar a vinda de mais pessoas aos espectáculos que marcam a história deste tauródromo. Épocas de ouro em que o fado e o teatro eram os únicos espectáculos de entretenimento para a noite. Durante o dia, as corridas de toiros eram a forma de lazer eleita por todos.

Durante muitos anos decorreram ali inúmeros e diversos espectáculos, para além das corridas, novilhadas e garraiadas: peças cómicas, actuações de Amália Rodrigues, paradas da Mocidade Portuguesa, cortejos carnavalescos, saraus de ginástica, bailes, combates de boxe e concursos de bandas musicais. Serviu, ainda, de esplanada para visionamento de filmes projectados num grande écran ali montado e foi o local escolhido para a concentração de gado cavalar mobilizado para a II Guerra Mundial.

Uma Praça Singular
Esta é, de facto, uma praça de características singulares pelo facto de ser a única do país onde se deram quatro corridas de toiros de morte (em 1925, 1927, 1966 e 1967) e pela primeira vez, na Península Ibérica, se realizaram nove corridas seguidas. As corridas de toiros de morte traduziram-se em grandes êxitos, contudo, os toureiros portugueses não escaparam à prisão. É também uma das poucas do país onde, até à data, não faleceu ninguém. Foram ali concedidas cinco alternativas a cavaleiros.

Considerada uma das praças com maior cartel, por lá passaram as principais figuras do toureio a pé e a cavalo, forcados e famosas ganadarias, que acabaram por fazer jus à designação de “Sevilha Portuguesa”, atribuída à cidade de Vila Franca de Xira. Conta-se que a origem deste termo deve-se à brilhante actuação de José Ribeiro Tomé, num Festival do Coliseu dos Recreios de Lisboa, onde o julgaram ser de Sevilha. Tomando conhecimento da sua naturalidade, passaram a dar o referido nome a Vila Franca de Xira. Cerca de 290 espadas, toureiros a pé e novilheiros, 260 toureiros a cavalo, mais ou menos 210 ganadarias, 520 bandarilheiros e 950 forcados passaram pela arena da Palha Blanco. Muitas personalidades de países como Espanha e México passaram por esta praça. Do toureio a pé, Domingo Ortega, Pepe Luis Vázquez, Conchita Citrón, Diamantino Viseu, Parrita, Carlos Arruza, os mexicanos Gregório Garcia, Luís Freg, Procuna e do toureio a cavalo: D. Luís de Rego, D. Rui da Câmara, D. Francisco Mascarenhas, Simão da Veiga (filho), os Domecq, António Luís Lopes, Morgado Covas, Rufino Pereira da Costa, Alberto Luís Lopes. Bandarilheiros como José Ribeiro Tomé, Mateus Falcão, Francisco Frois, Francisco Rocha, João Frois, Francisco Pontes e Vital Mendes, fizeram brilhantes actuações e, também, os forcados de Vila Franca, Évora, Montemor-o-Novo, relembram os mais idosos do Concelho.

A Praça de Toiros Palha Blanco, uma prova irrefutável de que Vila Franca de Xira foi, é, e será sempre uma Cidade Taurina de mérito nacional e internacionalmente reconhecido.

CONTACTOS
Largo 5 de Outubro
Morada de contacto:
Stª Casa da Misericórdia de VFX
Rua Gomes Freire, nº 13
2600–150 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 287 300
Fax: 263 287 309
Email: scmvfxira@iol.pt
Lotação: 4.069 pessoas

Empresa Concessionária da Praça de Toiros
Tauroleve - Sociedade Tauromáquica Letra da Neta, Ldª
Rua Serpa Pinto, nº 100 - 1º andar/ sala 2
2600–262 Vila Franca de Xira
Telefone: 263 278 475
Fax: 263 278 475
E-mail: tauroleve@gmail.com
Imagem Imagem
Imagem Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#10 Mensagem por DCP » terça dez 29, 2009 7:01 pm

Imagem
"Não há grandeza onde não há verdade"

Camara Gonçalves
Banderilheiro
Mensagens: 47
Registado: sábado set 26, 2009 2:23 am

Re: Praça de Touros Palha Blanco - Vila Franca de Xira

#11 Mensagem por Camara Gonçalves » terça mar 16, 2010 8:56 pm

Praça velha, incómoda e sem estacionamento.

Responder