Página 1 de 1

Lançamento de Livro - LARGUEZA - com mundo rural e toiros!

Enviado: quinta dez 02, 2010 5:27 pm
por António Luiz Pacheco
Aos Confrades dos sites de Caça, Pesca Submarina e Toiros
aos meus amigos e companheiros da aventura da vida:

Ao fim de tantos anos, decidi escrever um romance onde se reflecte aquilo que gosto e sinto, e que em grande parte partilhamos: - O gosto pela liberdade e pela Natureza, tradição, campo, caça, aventura e exploração, a amizade sem fronteiras, memórias de família e os bons sentimentos.

O que tem a ver com a festa brava? Pois porque há descrição de corridas e até
de faenas, porque os protagonistas são ribatejanos e gente dos toiros, um deles
é cavaleiro! E o cavalo lusitano vai ser o motivo da sua ida para uma jornada épica nos EUA aonde vão levar uma éguada!

É um romance de aventuras e exploração, escrito numa perspectiva muito pessoal mas portuguesa, com o cunho ribatejano e rural que se poderia esperar. Tem uma importante componente da história real do nosso povo, recente e por isso ligada à actualidade. As personagens ficcionadas envolvem-se com as da história e com factos que aconteceram, pois tentei dar ao romance uma perspectiva de “isto podia ter acontecido!”.

Passa-se na segunda metade do século XIX, época conturbada, plena de grandes acontecimentos, quando se desenhou o que hoje vivemos! Achei, sobretudo pelo romantismo, ser a época ideal para misturar o real com o imaginado porque gostaria de nela ter vivido, assistido e feito essas coisas! E permito-me citar Eça: “A nudez crua da verdade sob o manto diáfano da fantasia.”

Está dividido em 2 volumes:

- No primeiro, de 800 páginas, explica-se e apresenta-se o que se vai passar. A acção desenrola-se no nosso Portugal rural do século XIX, parte no Ribatejo e parte em Lisboa, cosmopolita, com referências a outras regiões. Depois, passa para Goa, mais espiritual mas ainda palco de acção. Prossegue em Angola, dura e desmedida, em plena época de desbravamento e conquista. Duas terras que tanto nos marcaram quanto nós as elas. Nesta termina um ciclo e fica aberta a porta para o outro.

- No segundo, de 530 páginas, há um compasso de espera em Portugal e sobretudo no Alto Alentejo onde acontecem coisas importantes e de onde se parte para a grande aventura da migração para os EUA, que também os portugueses marcaram! É de todo ignorado e será ainda uma aventura descobrir! Termina ali e há um epílogo, onde se conta o que sucede posteriormente às personagens.

Aliás é esta uma característica deste romance, a par dos quadros e acontecimentos que se descrevem, as muitas e variadas personagens, carismáticas, com todos os tipos que se possam imaginar em ambos os sexos, cada uma com a sua própria história que se cruzam e acompanham o enredo de modo a que seja largo, vivo e sobretudo humano.

Uso sempre a linguagem que pretendo seja adequada a quem a fala, tendo em conta a época, o seu estrato e o lugar, o que acredito reforça os diálogos.

Julgo que agradará a toda a gente numa família, qualquer que seja a idade, sexo, escolaridade ou inclinação política, e, até aos que não gostem de ler… tem todos os ingredientes: Ao longo de 1360 páginas acontece aventura e exploração de novas territórios; caça e gastronomia; tauromaquia, fado; povos e costumes, tanto os nossos como exóticos; guerras, lutas e feitos; amizade e bons sentimentos, intriga, canalhice e castigo; há humor e burlesco em quadros que nos serão familiares, não podendo faltar o amor e romance que fazem também parte da vida como da história… para que entretenha ao mesmo tempo que passa uma mensagem sincera e aberta de que nós portugueses somos um grande povo, uma mistura de gentes e culturas de onde nos vem a riqueza que normalmente ignoramos de onde vem ou mesmo possuímos!

O livro estará à venda nas livrarias, porém e para sua edição me comprometi a garantir a venda, eu mesmo, de 300 volumes… e é por isso que aqui venho, apelar a todos nós que pensamos e sentimos de um mesmo modo, que gostamos das mesmas coisas, para que comprem o livro, certo de que gostarão e de que nele se vão rever, acabando por fazer parte daquele grupo de amigos de todo o tipo, raças e origens que se vai compor ao longo das 1360 páginas e viver com eles as mesmas aventuras!

Podem fazer a encomenda pelo meu e-mail: [email protected] enviando-me a vossa morada, para onde mandarei o livro à cobrança.
O custo do volume I, mais portes de envio, é de 31,20 euros.
O custo do volume II, incluindo portes, é de 29,20 euros.
Os dois custam 53,20 incluindo portes.
Cada um será assinado por mim, com uma dedicatória.

Desejando sinceramente de que gostem e se revejam nas personagens, que aliás não invento mas antes recrio ou componho a partir de tantos amigos, conhecidos, ou da tradição familiar.

António Luiz Pacheco