Selos Tauromáquicos

Se não conseguir enquadrar o tópico que quer lançar, use esta secção

Moderadores: ForumTouradas.com, Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Selos Tauromáquicos

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » segunda dez 07, 2009 4:00 pm

Caros Forenses,

Este tópico foi criado para fazermos um levantamento de todos os selos tauromáquicos existentes ;)

Venho informar a Comunidade do Fórum Touradas que o Cavalo Lusitano teve finalmente direito a selos em sua honra, em anexo vai a notícia publicada no Portal Equestre Cavalonet - http://cavalonet.com/pt/noticias/noticias2.php?id=1171

Imagens do selo:
Cavalonet-Selo-Lusitano-4.jpg
Cavalonet-Selo-Lusitano-4.jpg (19.3 KiB) Visto 7445 vezes
Notícia do Portal Equestre Cavalonet Escreveu:Puro Sangue Lusitano ilustra novos Selos dos Correios
09/06/2009
A emissão recorda versatilidade da Raça Lusitana
Imagem
O Puro Sangue Lusitano é um dos cavalos mais apreciados em todo o mundo, quer para lazer, quer para actividades desportivas. As suas qualidades têm vindo a ser reconhecidas desde há cerca de cinco mil anos. Gregos e Romanos já lhe reconheciam o mérito como melhor cavalo de sela do mundo.

Com estes factos em mente, os CTT dedicam ao Puro Sangue Lusitano a sua mais recente emissão filatélica.

A emissão compreende cinco selos e um bloco filatélico em que aparecem espelhadas várias das actividades em que o Lusitano é utilizado. Dois selos de 32 cêntimos, ambos com emissões de 330 mil exemplares, mostram a sua utilização no ensino equestre e como precioso ajudante no trabalho. O Lusitano como preferido para o toureio a cavalo é recordado no selo de 57 cêntimos, que terá tiragem de 200 mil exemplares. O selo de 68 cêntimos, com 230 reproduções impressas, mostra o gabarito do Lusitano na Alta Escola. A atrelagem de competição, que aparece no selo de 80 cêntimos, é apenas uma das modalidades em que o Puro Sangue Lusitano é um dos favoritos dos desportistas. O selo terá uma tiragem de 200 mil exemplares.

O bloco filatélico, com o valor de 2,50 euros e 60 mil exemplares, reproduz uma fotografia da coudelaria de Alter-Real e inclui um selo com um dos cavalos da Coudelaria Nacional.

A colecção tem desenho gráfico de José Brandão, do Atelier B2, sobre fotografias de Aurélio Grilo/, Mark Wentein e Pedro Bettencourt.

Seleccionado como cavalo de caça e de combate ao longo dos tempos, a versatilidade, docilidade, agilidade e coragem do Puro Sangue Lusitano permitem-lhe hoje competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre, confrontando-se com os melhores especialistas.

Nos últimos séculos o Lusitano destacou-se por ser o cavalo por excelência para a Arte Equestre e para o Toureio mas, para além de ser o cavalo que mais prazer dá montar, continua a surpreender pela sua natural aptidão para os Obstáculos, Ensino e Atrelagem de Competição onde aliás já alcançou, por duas vezes, o título de Campeão do Mundo. Também na Equitação de Trabalho se distingue ao obter os mais importantes títulos internacionais.

Actualmente, é muito procurado como montada de desporto e de lazer, mas também como reprodutor, pelas suas invulgares qualidades de carácter e de antiguidade genética. O pequeníssimo efectivo de cerca de quatro mil éguas reprodutoras confere a esta raça uma rareza única.

O maior número de animais concentra-se em Portugal, Brasil, França e Espanha, estando os restantes dispersos um pouco por todo o mundo, com maior incidência no México, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda, Suécia, Suíça, Canadá, Austrália, Colômbia, África do Sul e Estados Unidos da América.

A emissão inclui uma colecção de cinco bilhetes postais com valor de 44 cêntimos, sobrescritos de primeiro dia (55 e 74 cêntimos) e uma pagela, com o valor de 70 cêntimos, cuja capa tem desenho gráfico de Túlio Coelho, do Atelier Acácio Santos, sobre uma fotografia de Pedro Bettencourt.

Estes selos vêem como consequência do Concurso "Aqui há Selo" realizado há 2 anos que tinha 419 selos a concurso, em que o selo do Cavalo Lusitano ficou em 11º lugar, finalmente os CTT deram continuidade à proposta.
http://cavalonet.com/pt/noticias/noticias2.php?id=956
Cumprimentos
Filipe Graciosa

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Re: Selos Tauromáquicos

#2 Mensagem por Filipe Graciosa » segunda dez 07, 2009 4:09 pm

Centenário da Praça de Touros do Campo Pequeno
Selo impresso a offset pela INCM a partir de original em gouache, 1992

Imagem Imagem Imagem
campo_pequeno_selo.jpg
campo_pequeno_selo.jpg (8.26 KiB) Visto 7438 vezes
In: http://maludablog.umnomundo.eu/?p=604

Cumprimentos
Filipe Graciosa

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Re: Selos Tauromáquicos

#3 Mensagem por Filipe Graciosa » segunda dez 07, 2009 4:23 pm

Postal máximo de tourada com marca do dia de Santarém de 28/02/2007 (1º dia de emissão) sobre selo comemorativo de Correios de 0,61€ (taxa para Europa até 20gr)
pmsantarem20070228tourabn0.jpg
pmsantarem20070228tourabn0.jpg (280.55 KiB) Visto 7444 vezes
Cumprimentos
Filipe Graciosa

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Matador
Mensagens: 471
Registado: domingo jun 01, 2003 10:15 am
Contacto:

Re: Selos Tauromáquicos

#4 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta dez 09, 2009 12:44 pm

Caros Forenses,

Encontrei este também da colecção do centenário da praça de touros do Campo Pequeno, alguém sabe se existem mais?
campo_pequeno_selo2.jpg
campo_pequeno_selo2.jpg (19.96 KiB) Visto 7438 vezes
Cumprimentos
Filipe Graciosa

Responder