Feira Nacional do Cavalo 2009

Comente as Festas Populares nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
ManelMesquitella
Matador
Mensagens: 402
Registado: quinta set 03, 2009 4:08 am

Feira Nacional do Cavalo 2009

#1 Mensagem por ManelMesquitella » terça out 27, 2009 9:27 pm

XXXIV Feira Nacional do Cavalo e XI Feira Internacional do Cavalo Lusitano

Aqui se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual, se transaccionam na Golegã, os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo. A Golegã há muito que passou a ser a Capital do Cavalo. O dia de S. Martinho, de feira que foi, passou ao mais belo e único espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito entre nós. Ralies, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, são alguns dos mais belos espectáculos que na Golegã se realizam na sua apresentação do mais belo animal do mundo que é o cavalo. E para complemento da festa justificando o adágio popular que, "Pelo S. Martinho prova o Vinho", não faltarão a água-pé e as sempre apetecidas castanhas assadas.

Se está registado no facebook confirme a sua presença na "Feira de S.Martinho 2009" em http://www.facebook.com/home.php?filter ... 73&index=1
"FRENTE DE ACÇÃO PRO TAURINA - AGIR E A ATITUDE A TER"

Avatar do Utilizador
DCP
Ganadero
Mensagens: 920
Registado: quinta set 10, 2009 4:45 pm

Re: Feira Nacional do Cavalo 2009

#2 Mensagem por DCP » quarta nov 11, 2009 8:41 pm

Lenda de São Martinho - O porquê do "Verão" de São Martinho

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
"Não há grandeza onde não há verdade"

Americo
Novilheiro
Mensagens: 75
Registado: domingo set 27, 2009 1:53 pm

Re: Feira Nacional do Cavalo 2009

#3 Mensagem por Americo » terça nov 17, 2009 2:36 am

A Feira do Cavalo é certamente um grande evento, uma oportunidade de mostrarmos ao Mundo o extraordinário animal que é o cavalo Lusitano, mas será que todos os profissionais e coudeleiros têm as mesmas oportunidades?
Os grandes criadores puderam mais uma vez mostrar os seus produtos, os altifalantes não se cansaram de proferir os nomes das grandes coudelarias, durante os diversos concursos e provas, um sucesso portanto, pelo menos no que diz respeito à publicidade feita.
Há contudo um ponto em que esta Feira falhou redondamente. Nos meus quase 50 anos de Feira, nunca assisti a um tão grande prejuízo para aqueles que levaram os seus cavalos à Golegã com o fim de os poderem mostrar condignamente, mas que não pertencem às grandes casas coudeleiras.
Excepção feita a uma apresentação diária, numa espécie de venda pública, em que cavalos e cavaleiros se acotovelavam no picadeiro central, acabando por não mostrar nada a ninguém, o tempo foi passado num rol excessivo de provas, de espectáculos e de concursos, impedindo que os equitadores pudessem mostrar o seu trabalho, até porque logo a seguir ao fim dos eventos que referi, o picadeiro central era imediatamente e zelozamente encerrado, excepção feita ao dia de S. Martinho e a uma mísera meia hora na 5ª feira.
Estes cavaleiros pagaram uma pequena fortuna para ir à Golegã, alguns levaram 4 ou 5 cavalos, foram obrigados a pagar um seguro, tiveram que levar um cocheiro, tiveram despesas de dormida e alimentação e a organização da feira impediu-os de poder mostrar o fruto de anos de trabalho.
A feira tem de ser democratizada, dignificada a todos os níveis. As oportunidades têm que ser dadas a todos aqueles que têm qualidade. Tem que deixar de ser um local de culto da personalidade de apenas alguns eleitos.

Responder