2003 Programa do VI Congresso das Cidades Taurinas

Comente as Feiras Taurinas nacionais e estrangeiras

Moderador: ForumTouradas.com

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

2003 Programa do VI Congresso das Cidades Taurinas

#1 Mensagem por Kabulas » quarta out 01, 2003 11:15 pm

O VI Congresso Mundial de Cidades Taurinas, vai-se realizar em Santarém de 23 a 26 de Outubro. A diversidade de temas e o nível superior de muitos dos oradores permitem-nos antever um conjunto de palestras do mais alto nível e perspectivar o interesse da maioria do público aficionado pelo seu seguimento e posterior debate. A aposta da Comissão Executiva e Organização deste VI Congresso parece, à partida, ganha. Resta que consigam dar destaque e publicitar a sua realização, criando e potenciando as sinergias existentes entre organização, comunicação social, tertúlias e clubes taurinos e demais agentes envolvidos no processo tauromáquico português, com a participação de intelectuais de gabarito e profissionais das várias áreas, para que o sucesso seja efectivo.

No segundo dia do Congresso têm início as palestras. Dentro do tema "Cidades com Futuro", discutir-se-ão dois temas. O primeiro é "Identidade e Desenvolvimento" terá como oradores o Professor Moisés Espírito Santo, o antropólogo francês Frédéric Saumade, o magistrado António Cluny e a investigadora francesa Annie Maillis, e terá a vereadora Idília Moniz a moderar. Mais tarde será debatido o tema "Actividades e Profissões" que conta com as intervenções de Luís Capucha (sociólogo), Joaquim Grave (veterinário) e Luís Ramos (médico), sendo moderador Francisco Morgado.

É tarde, muda o tema geral: "Cidades com Sentido" e a primeira palestra versará sobre "Luzes e Sombra", com moderação do arquitecto Tomás Taveira e com "pon?ncias" a cargo de Fernando Vi?as (editor), César Palácios (pintor), Eva Camacho, Karmeel Díaz e Fernando Pinto, todos arquitectos. Mais tarde e antes do termo dos trabalhos, novo painel, subordinado ao tema "Sons e Silêncios" e que conta com as participações de Carlos Alberto Moniz (músico), Paco del Pozo (cantor) e Maria José Garcia (escritora espanhola), com a moderação a cargo de Armando Fernandes (investigador).

Ainda na sexta-feira, dia 24, e pelas 21 horas, terá lugar uma mesa redonda cujo tema é "As Cidades e os Seus Toureiros" moderado pelo matador de toiros Vítor Mendes e pelo comentarista da TVE e RNE Fernando Fernandez Roman e que tem asseguradas as presenças de Nuno Megre (forcado), Rui Salvador (cavaleiro), Conchita Cintron (cavaleira), Luís Francisco Esplá (matador de toiros), Victorino Martin (ganadeiro e veterinário) e Ricardo Chibanga (matador de toiros). Uma mesa redonda que promete um debate aceso.

A sessão matinal de sábado mantém o segundo tema de fundo do dia anterior e a primeira palestra subordinar-se-á ao tema "Cheiros e Sabores", a cargo de Dominique Fournier (professor universitário), Alfredo Saramago (gastrónomo e professor universitário) e o gastrónomo espanhol Ismael Hevia. Segue-se o tema "Cidades com Festa" e o painel tem um tema bem interessante: "Razão e Emoção". Será moderador Vítor Escudero e oradores os professores universitários Conceição Lopes e José Pedro Serra e o notório e escritor espanhol Juan José Suarez. Este será o painel de encerramento dos trabalhos científicos do Congresso.

Noutras áreas há a destacar o jantar no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém no dia 23 a partir das 20 horas, o jantar na Casa da Alcáçova na sexta-feira dia 24, a visita ao Centro Histórico de Santarém no dia 25 a que se seguem a novilhada (16h30) na Monumental Celestino Graça e a visita ao Museu dos Forcados Amadores de Santarém e, no dia 26, último dia do Congresso, pelas 9h30 a Assembleia Geral da Confederação, a conferência de imprensa pelas 11h30 e a jornada gastronómica na Quinta da Ribeirinha. Pelas 14h30 terá lugar um passeio turístico por Óbidos, Nazaré e Fátima e pelas 17h a segunda novilhada na Monumental Celestino Graça.
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Avatar do Utilizador
D__Sebastiao
Novilheiro
Mensagens: 94
Registado: sexta jun 06, 2003 12:11 pm
Contacto:

#2 Mensagem por D__Sebastiao » quinta out 02, 2003 12:25 am

Esse debate parece-me bastante interessante, atendendo ao elementos que vão participar nele.
Suerte Maestro!

Avatar do Utilizador
Kabulas
Forcado
Mensagens: 113
Registado: sexta jun 06, 2003 12:43 pm
Localização: Santarém

#3 Mensagem por Kabulas » domingo out 19, 2003 2:04 am

Programa

23 de Outubro
19h00 - Recepção aos congressistas

24 de Outubro
09:30 - Tema: "Cidades com futuro"
Painel: "Identidade e desenvolvimento"
11h15 - Painel "Actividades e Profissões"
15h00 - Tema: "Cidades com sentidos"
17h45 - Painel "Sons e Silêncios"
21h00 - Mesa Redonda - "As cidades e os seus Toureiros" local: casa do Brasil

25 de Outubro
09h30 - Tema: "Cidades com sentidos"
Painel "Cheiros e Sabores"
11h00 - Tema: "Cidades com Festa"
Painel "Razão e Emoção"

26 de Outubro
09h30 - Assembleia geral da confederação mundial das cidades taurinas
Imagem

"o toiro é um animal doméstico" by maestro Vitorino de Almeida

Responder